Categoria: Teoria da comunicação
Sub-categorias
Comunicação organizacional
 
3 Site(s) nesta categoria           1 a 3 de 3

  Este artigo se pauta numa pesquisa documental e bibliográfica de obras que abordam o processo comunicacional no âmbito do ciberespaço e do ambiente Web, pretendendo mostrar a construção de um conhecimento particular que anuncia a necessidade da afirmação de uma nova disciplina, a Webcomunicação. Esta demanda é afirmada mediante a configuração deste particular processo de comunicação como objeto de estudo, manifestado em obras de autores fundamentais, na maturação de linhas de pesquisa em programas de pós-graduação, de seções e grupos de pesquisa em associações científicas da área e de artigos em revistas científicas na área de comunicação e afins.
  Incluído em: 05/03/2009
  O objetivo deste texto é verificar o que se entendia por “teoria da comunicação” durante dos anos 1960 e 1980, tomando como objeto parte da bibliografia disponível sob esse título no período. O estudo indica algumas características desses “anos de formação”:(a) Há divergências a respeito do nome “teoria da comunicação”, intercambiado com outros em alguns casos; (b) Ambivalência no conteúdo apresentado: não há consenso sobre as os saberes agrupados sob esse nome; (c) As abordagens são temáticas, sem divisão entre “escolas” ou “teorias”; (d) No entanto, nota-se também a busca dessas direções epistemológicas, apoiadas nas demandas do ensino universitário. Nas considerações finais, mostra-se um paralelo entre os problemas desses “anos de formação” e questões atuais do campo.
  Incluído em: 22/11/2010
  O homem, na comunicação, utiliza-se de sinais devidamente organizados, emitindo-os a uma outra pessoa. A palavra falada, a palavra escrita, os desenhos, os sinais de trânsito são alguns exemplos de comunicação, em que alguém transmite uma mensagem a outra pessoa. A mensagem é emitida a partir de diversos códigos de comunicação (palavras, gestos, desenhos, sinais de trânsito...). Qualquer mensagem precisa de um meio transmissor, o qual chamamos de canal de comunicação e refere-se a um contexto, a uma situação.
  Incluído em: 13/10/2010
1 a 3 de 3

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.