Categoria: Preservação Digital
 
52 Site(s) nesta categoria           31 a 40 de 52

  As imagens digitais sofreram um aumento exponencial de seu número em nossa contemporaneidade e não se tem a disposição um sistema específico para a descrição e recuperação de imagens que contemple a lógica de descrição da  Biblioteconomia e queobedeçam as normas de autorias e de utilização de imagens. A ausência de um padrão de descrição ocasiona uma dificuldade no processo de busca, de acesso e de recuperação de recursos informacionais, no caso recursos  imagéticos, interferindo no seu uso e reuso. Busca na disciplina de catalogação e nas regras internacionais para a descrição bibliográfica, orientações para a  construção de formas de representação para a imagem digital. O estudo é  descritivo‐exploratório. A metodologia orienta‐se pela pesquisa documental  e empírica. Como resultado, apresenta os elementos importantes para a construção futura de um esquema de descrição de imagens digitais, que contemple a lógica descritiva já definida na área para os recursos informacionais tradicionais.  
  Incluído em: 26/03/2011
  Um grupo de investigadores norte-americanos, da Universidade de Florida, descobriu um material capaz de armazenar entre mil e um milhão de vezes mais dados do que as atuais memórias disponíveis (USB, discos externos, etc.). Esta capacidade não tem precedentes e em muito pouco poderemos estar a falar de chips de memória de um Exabyte (mil milhões de Giga). A equipe trabalha com exóticos materiais capazes de armazenar quantidades de informação incalculáveis, através de uns cristais bastante particulares – com o nome de ammonium dihydrogen phosphate ou ADP.
  Incluído em: 14/04/2010
  A difusão e o acesso à informação têm sido temas centrais no novo paradigma dos estudos em arquivística. A conservação e preservação de documentos digitais, nas suas diversas formas, são um desafio central para o profissional/gestor da informação. Novas preocupações emergem: o perigo de perda de base de dados, a complexidade legislativa, entre outras. Em Portugal as instituições públicas e privadas têm vindo a implementar novos procedimentos, não apenas no sentido de facilitarem os seus serviços mas também com o intuito de aumentarem a rentabilização institucional, procedendo a uma abordagem sistémica e integrada dos sistemas de informação.
  Incluído em: 02/06/2013
  Apresenta resultados obtidos em pesquisa de mestrado da autora que comparou as tecnologias do microfilme e do digital como instrumentos para preservação de estoques informacionais. O corpus da pesquisa foi formado pelo acervo de três instituições da Região Metropolitana do Recife, a saber: SUDENE, Memorial da Justiça e FUNDAJ. O objetivo proposto pela investigação foi analisar se a tecnologia aplicada garantiu a longevidade, qualidade no armazenamento, velocidade na distribuição e acesso. Adota como referencial teórico o conceito utilizado por Buckland que observa o fenômeno informacional como coisa. No método, adota a análise documental e a análise comparativa das tecnologias. Conclui-se que a tecnologia digital tem a eficiência necessária para preservar a informação para as futuras gerações.
  Incluído em: 13/04/2012
  Esta comunicação tem como principal objectivo dar a conhecer os projectos que têm vindo a ser desenvolvidos pelo Arquivo Municipal de Ponte de Lima, desde 2005, no que se refere à digitalização de documentos e à recente implementação de um repositório digital capaz de gerir e armazenar objectos digitais, preservando-os e mantendo-os acessíveis.. Em plena Sociedade da Informação, os profissionais da informação têm hoje como principais desafios a gestão e a preservação da informação gerada ou mantida em ambiental digital, devendo, por essa razão, assumir um novo posicionamento enquanto gestores de informação produzida e usada em qualquer contexto orgânico produtor de fluxo informacional. Neste contexto, é fundamental a intervenção precoce dos seus profissionais na concepção e implementação de sistemas de informação de forma a assegurar que todos os objectos digitais com valor secundário, produzidos por um sistema, sejam preservados como autênticos, fidedignos, inteligíveis e utilizáveis.
  Incluído em: 13/06/2013
  No atual contexto de evoluções tecnológicas, a digitalização de acervos bibliográficos surge como uma alternativa de preservação e facilidade no acesso à informação. Tratando-se de obras raras, devido ao seu valor histórico cultural, devem ser analisadas e medidas todas as variáveis ligadas a sua digitalização, pensando em sua conservação e divulgação, em todas as etapas do processo.
  Incluído em: 18/09/2012
  O crescimento na disponibilização da informação e o aumento do uso das tecnologias vêm permitindo a propagação de documentos em diferentes formatos no ambiente digital. O estudo em foco tem como objetivo apresentar considerações sobre a preservação de documentos em formato digital no âmbito das novas tecnologias. Verificou-se a possibilidade de criação de técnicas e políticas voltadas para a preservação do documento digital, observando também os custos e a necessidade da constante atualização das tecnologias. As considerações apontam que é imprescindível atentar para a criação de tecnologias voltadas para a preservação dos documentos disponibilizados em formato digital para que seja garantida a sociedade acesso futuro aos mesmos.
  Incluído em: 08/05/2012
  Este artigo busca elencar e problematizar pontos fundamentais para uma análise ontológica e estética da imagem digital. O enfoque da reflexão estará no seguinte paradoxo: a ciência da computação e a linguagem binária, protagonistas da virtualização das imagens e da construção de um rico espaço imaterial e imersivo, propiciam também, graças à disseminação de câmeras nos mais variados hardwares, a multiplicação de registros de renovado realismo, com destaque para os vídeos captados por anônimos, que costumam ser tomados como provas factuais precisas e donos de um estatuto de revelação da verdade.
  Incluído em: 04/06/2013
  This report is for anyone with responsibility for collections of sound or moving image content and an interest in preservation of that content. New content is born digital, analogue audio and video need digitization to survive and film requires digitization for access. Consequently, digital preservation will be relevant over time to all these areas. The report concentrates on digitization, encoding, file formats and wrappers, use of compression, obsolescence and what to do about the particular digital preservation problems of sound and moving images.
  Incluído em: 01/05/2013
  A temática da preservação digital emerge da própria dominância do meio eletrônico e de sua transversalidade nas práticas cotidianas e em todas as dimensões da vida. Atualmente, e diferente das demais políticas de preservação da memória, a ênfase é colocada nas tecnologias de suporte e nas suas possiblidades de reprodução indiferenciada. Duas vertentes de preservação estão em debate, a que remete ao uso das tecnologias digitais para preservar e disseminar conteúdos originariamente contidos em suportes materiais, portanto tratados como documentos, e a segunda que se reporta à profusa produção de informação digital elaborada em sistemas informatizados, em computadores pessoais ou dispositivos móveis, que será irrecuperável no futuro diante da própria obsolescência tecnológica dos meios em que a informação foi gerada. Nos dois enfoques, ressalta-se o papel das instituições públicas e privadas assegurando a preservação da memória em meios digitais, em um contexto de apropriação dispersa dos conteúdos localmente produzidos e de redefinição dos padrões, valores e ordenamentos socioculturais que no passado vinculavam memória e identidade. Observamos que os usos possíveis de informações depositadas em bases de dados de instituições de memória extrapolam as perspectivas de sua utilização restrita como documentos pertencentes ao passado, já que podem dar margem a novas interpretações e, por vezes, redirecionar processos no longo prazo.
  Incluído em: 12/05/2014
31 a 40 de 52 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.