Categoria: Gestão de Tecnologias de Informação
 
35 Site(s) nesta categoria           31 a 35 de 35

  O presente trabalho analisa os resultados de um estudo a respeito de práticas de gestão da informação (GI) e de tecnologia da informação (TI) em organizações e do impacto de tais práticas sobre o desempenho organizacional. As práticas de GI dizem respeito ao sensoriamento, coleta, organização, processamento e manutenção da informação, enquanto as práticas de TI se referem ao uso dessas ferramentas para apoio operacional, apoio a processos de negócio, apoio à inovação e apoio gerencial. Os dados coletados para o presente estudo foram obtidos mediante a aplicação de um questionário distribuído pela Internet. As respostas dos 152 profissionais que participaram do estudo demonstraram, dentre outros aspectos que, a despeito de serem menos visíveis do que as práticas de TI, as práticas de GI são mais fortemente correlacionadas com o desempenho organizacional do que as práticas de TI.
  Incluído em: 21/01/2013
  Nesta fase da modernidade, a informação é determinante para a inovação da ciência e da tecnologia na chamada sociedade do conhecimento. A globalização tem agregado à informação uma diversidade de fatores, que facilitam a geração, a disseminação e o uso de conteúdos. No entanto, com as crises das metanarrativas, as ciências empíricas, como a Arquivologia, têm sido conduzidas a repensar seus fundamentos, desvelando as contradições com que a informação se configura diante dos domínios do mundo sistêmico sobre o mundo vivido. Este trabalho busca entender a perspectiva dual da informação, no contexto da teoria da sociedade habermasiana, dimensionada pelo mundo sistêmico e pelo mundo vivido. Trata-se de uma pesquisa teórica, subsidiada pelo método hermenêutico e pela abordagem qualitativa. Situando a discussão na Arquivologia, discute a missão dos arquivos como célula do mundo vivido e, ao mesmo tempo, sua condição como mecanismo de controle/poder sistêmico. Destaca a contribuição teórica de Habermas para redimensionar o estudo da informação em arquivo, chamando a atenção para a responsabilidade social intrínseca do arquivo como esfera pública, difusor cultural e espaço de ações educativas, muito além de sua condição burocratizante, instituída pela própria mecanicidade dos interesses administrativos da racionalidade instrumental.
  Incluído em: 04/04/2014
  Os estudos de usuários se fazem necessários nos diversos contextos informacionais para se conhecer, efetivamente, aqueles que fazem parte de tais contextos. Assim considerando, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho descritivo que tem como objetivo analisar as buscas de informação pelos candidatos à seleção do Curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) visando o suprimento de suas necessidades no que se refere a participação na seleção. O grupo estudado é composto de uma amostra de 24 candidatos que responderam a um questionário via e-mail. A análise dos dados mostra que os candidatos procedem de áreas do conhecimento diferentes à Ciência da informação, objetivam qualificar-se, tendo em vista as exigências do mercado de trabalho. Conclui-se que e que as buscas de informação acontecem em canais formais, informais e eletrônicos, diversificados, exercendo a internet um papel preponderante nesse sentido. Conclui-se que os candidatos se posicionam de formas passíveis de interpretações diferenciadas e coletivas, reflexos das suas práticas e vivências cotidianas. A busca pelo Curso de mestrado, como forma de qualificação, supera o entendimento dos candidatos sobre a Ciência da informação.
  Incluído em: 04/04/2014
  Mídias como fenômenos contemporâneos de informação e comunicação são pouco exploradas no âmbito da Ciência da Informação (CI). O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre o papel das mídias como ambientes de tramitação da informação que provocam mudanças no eco-sistema da criação de mensagens, de informação e de conhecimento socialmente compartilhado. Aponta-se que a contextualização das situações informacionais nos ambientes das mídias facilita o acesso à informação e à produção do conhecimento no seu aproveitamento estratégico para compreender possibilidades de mediação mais eficazes: meta a ser alcançada pela sociedade e por uma Ciência da Informação empreendedora, que conta com as estratégias e metodologias apropriadas para a criação de meta-campos transversais de novos conhecimentos para a solução de problemas causados pelas intersecções e fricções sociais entre ciência, tecnologias e conhecimento, o que significa uma contribuição efetiva da CI na utilização otimizada das potencialidades das mídias.
  Incluído em: 28/04/2014
  O objetivo deste artigo é identificar as contribuições dos Sistemas de Informação (SI) para as práticas de gestão ambiental, bem como as oportunidades e desafios na relação entre ambos. Para tanto, foram realizados dois estudos de caso com empresas brasileiras certificadas ISO 14001, através da condução de entrevistas, análise documental e observação direta. Como resultados,apresentam-se a identificação das principais contribuições dos sistemas de informação para as práticas de gestão ambiental nos casos estudados, a verificação de que um estágio mais avançado em relação aos SI é um fator que implica numa contribuição mais efetiva, além da constatação de desafios e oportunidades nessa relação. A principal contribuição desta pesquisa consiste na apresentação de um framework que identifica o apoio dos sistemas de informação às práticas ambientais.
  Incluído em: 25/04/2014
31 a 35 de 35

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.