Categoria: Gestão de Tecnologias de Informação
 
35 Site(s) nesta categoria           21 a 30 de 35

  Breve resumo dos principios da Computação em nuvem.
  Incluído em: 23/08/2010
  A concisão é característica central da informação de qualidade, sendo o resumo o principal recurso para sua atribuição à informação organizacional. O resumo proporciona aos pesquisadores rápida compreensão da informação, melhora os níveis de acesso e utilização dos acervos de informações corporativas. A pesquisa avaliou a capacidade de softwares para geração automática de resumos (softwares resumidores) em selecionar as unidades de texto que expressem as idéias centrais em informações textuais extensas. Geraram-se, a partir desses, resumos para um artigo amplamente conhecido; estes, em conjunto com o resumo original do autor, foram avaliados por 20 pesquisadores, profundos conhecedores do texto. Observou-se que o autor humano apresenta qualidade superior, porém o nível de qualidade dos resumos gerados pelas novas gerações de softwares summarizers permite considerá-los como ferramentas importantes aos centros de informações organizacionais que necessitam agregar valor às suas coleções de informações.
  Incluído em: 17/08/2009
  O presente trabalho tem como objetivo analisar as conseqüências do surgimento e utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), nos dias de hoje e num futuro próximo. Questionamos quais seriam os efeitos mais profundos e alterações irreversíveis ocasionadas pela incorporação desse tipo de tecnologia. Para tanto, identificamos os processos dominantes em nossa atual realidade, cada vez mais baseados na lógica das redes, que se tornaram o modo principal de organização das atividades humanas. Também as influências sociais, econômicas e culturais são questões fundamentais a serem pautadas quando estudamos elementos com tamanha penetração e com estreita relação com as formas de poder. Por fim, discutimos o acesso às NTIC, que, ao mesmo tempo que conectam indivíduos de todas as partes do mundo, fazem daqueles já excluídos do acesso às tecnologias pessoas ainda mais desconectadas. Um dos objetivos é entender como essa exclusão se dá, neste espaço cada vez menos físico.
  Incluído em: 11/10/2009
  Tecnologias e sistemas de informação é a área científica de enquadramento para aqueles que se interessam, académica ou profissionalmente, pela adopção e exploração de tecnologias da informação no contexto das organizações ou da sociedade. É uma área que emergiu como consequência da importância que as TI tem vindo a assumir nas actividades humanas que envolvem alguma forma de processamento de informação. Dada a sua forte interligação com outras áreas, as suas fronteiras são de difícil delimitação. As actividades dos profissionais de TSI e as suas necessidades de conhecimento são usadas neste artigo como critério para definir o âmbito da área científica. Assim, após uma caracterização das actividades profissionais de TSI, são apresentados os grandes grupos que constituem o corpo de conhecimento da área e são apresentados os principais métodos de I&D usados na produção de novo conhecimento cientificamente válido.
  Incluído em: 02/05/2011
  Autor comenta programa desenvolvido para demonstrar a fragilidade das informações transmitidas em redes wireless abertas. O programa Firesheep consegue captar informações não protegidas em redes wireless abertas, evidenciando a vulnerabilidade de redes abertas além da fragilidade da segurança de sites que requerem login e senha para serem acessados.
  Incluído em: 03/11/2010
  Então, por que não juntar a TV e internet e permitir, aos usuários, receber em seus televisores todos os canais e programas da TV, além dos sites que diariamente visita, incluindo seus vídeos favoritos, músicas e fotografias? Em uma parceria inédita com Sony, Intel e Logitech, o Google anunciou, durante o evento Google I/O, a Google TV.
  Incluído em: 25/05/2010
  Diante da importância da informação para as organizações contemporâneas, a interpretação organizacional é considerada um elemento chave no alcance de diferenciais competitivos, visto que permite a criação de sentido dos sinais e eventos do ambiente externo, e subsidia os gestores no processo de formação de estratégias e de tomada de decisões. Este estudo objetiva identificar o modo de interpretação organizacional das empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) alocadas na Incubadora Tecnológica de Campina Grande (ITCG). Foram utilizadas as seguintes variáveis: características da monitoração; processo de interpretação; estratégia e tomada de decisões, a partir de modelo teórico específico. Em relação aos procedimentos metodológicos, fezse uma pesquisa descritiva, na qual foram realizadas entrevistas estruturadas, baseadas nas variáveis do modelo. Os resultados apontam que as empresas de TIC incubadas na ITCG estão enquadradas no modo de visão não direcionada, já que a modalidade de interpretação organizacional apresentou a maior média global, bem como o maior número de indicadores favoráveis, dentre os modos de interpretação analisados. Dessa maneira, presume-se que o vínculo dessas empresas com a incubadora contribuiu para que elas fossem enquadradas na modalidade de visão não direcionada.
  Incluído em: 16/06/2013
  Os mesmos objetos e ideias podem ser classificados de formas diferentes em função de necessidades de sistematização para recuperação da informação. O objetivo geral é analisar classificações do conhecimento, buscando identificar a existência, ou não, de padrões de organização e representação do universo da ciência e tecnologia. O objetivo específico é identificar semelhanças e diferenças das classificações quanto à estrutura hierárquica e quanto a nomeações de grandes áreas e áreas do conhecimento. O trabalho apoiou-se nas abordagens teóricas de classificações bibliográficas e de análise de assuntos, de análise de domínio e de interdisciplinaridade. A metodologia de coleta e de tratamento dos dados privilegiou o aspecto de abrangência geográfica, tanto internacional quanto nacional, assim como os diferentes propósitos de construção e o uso das classificações. Os resultados revelaram a existência de padrão epistemológico das classificações do conhecimento na definição de grandes áreas e na ordenação de áreas nos campos clássicos das ciências exatas e naturais, mas apresentaram diversificações quanto à agregação e à nomeação das ciências humanas, sociais e humanidades. Foram também identificados artifícios de ordem prática na representação das áreas interdisciplinares e gerais. Conclui-se que uma investigação de natureza exploratória, descritiva e qualitativa traz subsídios teóricos e práticos relevantes para a área de organização e representação no contexto da Ciência da Informação e para a identificação de lacunas, semelhanças e diferenças de representação de uma mesma área do conhecimento, o que pode contribuir para atualização e adequação de classificações do universo do conhecimento em ciência e tecnologia, em âmbito nacional e internacional.
  Incluído em: 04/04/2014
  O problema que resume o objeto da investigação coloca-se pelas seguintes indagações: (i) Como se materializa a identidade informacional difundida pela Organização Mundial do Comércio (OMC) através da informação disponibilizada em seu website? (ii) É possível apreender, desse cenário semiótico, o sentido que essa instituição pretende provocar a partir da organização desta informação e dos signos que ela traz? Para enfrentar essas questões, buscamos, entre as teorias da significação, uma concepção fundamentada na dialética materialista. A análise do discurso foi empregada como instrumento de investigação e as concepções de Mikhail Bakhtin como guia para o nosso olhar. Demonstra-se que os signos difundidos pela OMC materializam a imagem de uma instituição que se apresenta como única defensora do caminho ideal para a prosperidade da humanidade, encobrindo e desqualificando outras perspectivas contrárias ao ideário liberal. A palavra, fenômeno ideológico que forma e deforma o signo, revela ser um sensível indicador das relações sociais.
  Incluído em: 10/12/2012
  Apresentamos algumas reflexões acerca da necessidade de conhecimento de novas ferramentas utilizadas no tratamento da informação, na perspectiva do ensino da representação descritiva, além de mostrarmos os metadados como elementos facilitadores da catalogação descritiva, e de como vem sendo realizado o ensino de catalogação no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará – Campus Fortaleza – e suas implicações. Como metodologia, realizamos primeiramente um levantamento bibliográfico sobre o tema, através do qual foi possível ter acesso aos trabalhos de teóricos como Arellano, Assumpção, Lancaster, dentre outros. Empreendemos um estudo da proposta do novo código de catalogação denominado Descrição de Recursos e Acesso (RDA), feita pelo Joint Steering Committee for Revision of AACR (JSC AACR), responsável pela revisão do AACR, pois, apesar de ainda estar em processo de elaboração, deve substituir o AACR em breve, de modo que alertamos quanto à necessidade de conhecimento dessa ferramenta por parte de professores de catalogação e bibliotecários.
  Incluído em: 04/04/2014
21 a 30 de 35 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.