Categoria: Gestão de Tecnologias de Informação
 
35 Site(s) nesta categoria           11 a 20 de 35

  Trabalho resultante de pesquisa acadêmica para tese de doutorado, trata da identificação dos impactos ocasionados pela Tecnologia da Informação (TI) às rotinas e competências de geração, comunicação e uso de publicações científicas em uma comunidade de Ciência e Tecnologia (C&T). Também foram considerados os aspectos referentes à produtividade técnico-literária e visibilidade institucional. A pesquisa foi desenvolvida através de estudo de caso, e, para a coleta de dados de campo, foram utilizados um questionário eletrônico auto-administrado e entrevistas semi-estruturadas. O correio eletrônico foi utilizado como principal meio de comunicação com os participantes da pesquisa, e o comportamento de resposta via E-mail também foi observado. As conclusões indicaram que a comunidade assumiu e legitimou a comunicação eletrônica mediada por computadores. Percebem a TI como um diferencial de autonomia, otimização de processos, economia de tempo e ampliação da visibilidade institucional. As alterações significativas foram identificadas nos processos e fluxos de comunicação internos e externos, na relação com pares e colégios invisíveis, na quantidade de trabalho real e na produtividade. Também reconhecem os benefícios do acesso remoto às bases de dados bibliográficas referenciais, e, principalmente, as de textos completos.
  Incluído em: 04/04/2014
  Este artigo tem como objetivo analisar a utilização de sistemas de informação enquanto instrumento para a tomada de decisão no exercício da gerência. Apresenta resultados da pesquisa realizada com os coordenadores e gerentes das unidades funcionais do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Baseada em pesquisa descritiva, a análise dos dados revela que o modelo de gerência fundamentado em unidades funcionais é um passo importante para a reorganização institucional. Demonstra que os sistemas de informação são instrumentos importantes para o exercício da gerência. Aponta subsídios para o desenvolvimento de sistemas de informação, bem como para sua automação.
  Incluído em: 08/03/2009
  O objetivo deste trabalho é apresentar um framework que permita entender o complexo e ambíguo fenômeno do "Governo-eletrônico" (eGovernment) e seus diferentes modelos. Adicionalmente, serão discutidas as principais dificuldades de se fazer o verdadeiro "Governo-eletrônico" e as maneiras de superá-las. De fato, há algum tempo a utilização das ICT, especialmente "de forma inovadora", nas Administrações Públicas tem sido categorizada sob a etiqueta de "Governo-eletrônico" (eGovernment), dando então a impressão (se não a ilusão) de um autêntico salto de qualidade (em eficiência e eficácia) no exercício da função de governo por parte das diferentes entidades públicas. Na realidade, na maioria dos casos, e na melhor das hipóteses, o que aconteceu e continua acontecendo é somente uma potencialização no fornecimento e no aproveitamento dos serviços públicos, mas ainda não um verdadeiro melhoramento das atividades de governo.
  Incluído em: 09/05/2009
  Destaca a importância de ferramentas tecnológicas (FT) que possibilitem o acesso à informação, por parte dos usuários, com efetividade, eficiência e satisfação, isto é, com usabilidade. Compreendendo por efetividade a exatidão e a integralidade com que o usuário consegue alcançar os objetivos iniciais de interação; por eficiência, a quantidade de esforço e de recursos necessários para se chegar a um determinado objetivo; e por satisfação, o nível de conforto que o usuário sente ao utilizar a interface e a sua aceitação como maneira de alcançar seus objetivos. Para os usuários das FT, a finalidade última do sistema é auxiliá-los na realização de seus objetivos. Conhecendo bem os usuários, os projetistas estão em condições de definir melhor todos os aspectos do sistema, por exemplo, quais informações devem constar e de que maneira apresentá-las na interface das FT.
  Incluído em: 15/06/2007
  O presente artigo tem como objetivo apresentar o uso de um Sistema de Gerenciamento de Armazéns (Warehouse Management System – WMS) em operações logísticas, especificamente, armazenagem. O campo de estudo é a administração da Tecnologia da Informação, com ênfase no uso estratégico da referida tecnologia. O método é de natureza qualitativa, consistindo em uma revisão bibliográfica sobre o assunto e uma pesquisa de campo realizada através de dois estudos de caso. Pôde-se observar que o WMS permite agilizar as operações e controlar com mais acurácia a entrada e a expedição das mercadorias. Diante disso, conclui-se que, apesar de um investimento inicial considerado alto para pequenas empresas, ele é amortizado devido aos benefícios obtidos, tais como a redução de custo e de desperdícios.
  Incluído em: 08/04/2013
  O Processo de gestão da tecnologia, principalmente as inovadoras, é complexo e envolve uma série de atores e instituições. Este trabalho apresenta a problemática relacionada às questões institucionais, na área de software e suas influências sobre o desenvolvimento de um modelo de gestão de tal atividade econômica. A discussão relaciona as questões teóricas apresentadas com o estudo de caso da atividade de software da região metropolitana da Grande Vitória/ES. Com base nos argumentos da Nova Economia Institucional e da teoria neo-schumpeteriana, este trabalho mostra que o desenvolvimento desta atividade apresenta-se extremamente incerto e altamente relacionado com a questão local.
  Incluído em: 19/09/2012
  Este artigo tem como objetivo discutir o uso de websites de unidades de informação como ferramentas de comunicação capazes de melhorar o relacionamento dessas organizações com os seus diversos públicos, levando em conta o potencial tecnológico e comunicacional da web. O estudo destaca que os gestores das unidades de informação devem se preocupar com os websites e torná-los capazes de desempenhar diversas funções, pois representam a unidade de informação na web. Ressalta que o uso do website como ferramenta de comunicação para o relacionamento com os diversos públicos pode ser analisado pelo seu desempenho da função de comunicação. Por meio dos websites, essa comunicação deve ocorrer em duas vias, tanto da unidade de informação em direção aos seus públicos, como desses públicos para a unidade de informação. São apresentados resultados obtidos em pesquisas com o uso de esquema classificatório das funções desempenhadas pelos websites de unidades de informação para verificar o desempenho específico da função de comunicação. A maior parte dos resultados das pesquisas mostrou que o potencial da web não estava sendo explorado em sua totalidade e evidenciou que a comunicação era realizada de forma assimétrica, pois os websites demonstraram o uso de comunicação desbalanceada.
  Incluído em: 21/11/2008
  Os sistemas de informação atendem apenas parcialmente às necessidades de seus usuários nas organizações das quais fazem parte, pois não conseguem alcançar plenamente os objetivos propostos a cada nova iteração entre organização e sistema. Esta insatisfação é chamada de gap semântico. As abordagens tradicionais para os sistemas de informação, especialmente as relacionadas ao design ou concepção, fundamentam-se em rígidos pressupostos técnicos que não consideram plenamente os fatores sociais ou psicológicos presentes na organização da qual este novo sistema fará parte. São abordagens que usualmente resultam em soluções rígidas, para contextos que requerem tratamento flexível, por serem parte da subjetividade humana e visão de mundo diferenciada em um contexto organizacional. Este trabalho propõe um modelo flexível para interpretação do gap semântico que considera a dinamicidade da informação, o pensamento sistêmico, o ciclo motivacional das necessidades humanas e os aspectos hermenêuticos na construção do conhecimento, para compreensão e interpretação de questões relevantes durante o ciclo de vida dos sistemas de informações. Conseqüentemente, o modelo contribui para a compreensão e redução do gap ou lacuna entre as necessidades organizacionais e a solução provida aos usuários e clientes dos sistemas de informação organizacionais
  Incluído em: 19/11/2009
  Relato das atividades desenvolvidas durante o estágio curricular do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina. Discorre sobre as mudanças ocorridas nas bibliotecas universitárias decorrentes da nova demanda de usuários e das novas tecnologias. Ressalta a importância do desenvolvimento de novos produtos e serviços na Biblioteca Universitária para satisfação dos usuários off campus. Contextualiza o setor de referência inserido na biblioteca universitária. Enfatiza a importância do Programa de Capacitação do Usuário. Demonstra o desenvolvimento de uma ferramenta colaborativa com base na tecnologia wiki, para servir como apoio ao Programa de Capacitação de Usuário. Conclui que o profissional bibliotecário deve assumir cada vez mais seu papel de educador para o uso dos recursos informacionais.
  Incluído em: 20/11/2008
  Cada vez mais os métodos ágeis têm despertado o interesse da comunidade de Engenharia de Software como uma alternativa para o processo de desenvolvimento de sistemas de uma maneira mais rápida, eficiente e que atenda as reais necessidades dos clientes. Existem no mercado vários métodos disponíveis que utilizam a abordagem ágil e que, por seguirem os princípios ágeis, apresentam uma série de atividades semelhantes no seu processo de desenvolvimento. Este artigo apresenta uma comparação entre os processos propostos pelos métodos ágeis XP, Scrum, FDD e ASD, de forma a auxiliar a equipe de desenvolvimento na escolha do método que melhor se adapte a suas expectativas.
  Incluído em: 27/04/2009
11 a 20 de 35 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.