Categoria: Metadados
 
101 Site(s) nesta categoria           81 a 90 de 101

  A gestão do conhecimento tem se desenvolvido no ambiente das organizações empresariais e tem suas pesquisas e aplicações voltadas para a perspectiva do conhecimento organizacional. No entanto, existem outros contextos nos quais a gestão do conhecimento pode ser estudada, como, por exemplo, o contexto acadêmico, voltado para a perspectiva do conhecimento científico. independentemente do contexto em que se inserem, os processos de comunicação constituem uma questão fundamental a ser levada em consideração em estudos sobre gestão do conhecimento. Esta pesquisa se propôs a investigar a relação, em nível conceitual, entre a gestão do conhecimento e os processos de comunicação científica, tendo em vista as peculiaridades do contexto e do conhecimento científico. Mais especificamente, referiu-se a uma proposta teórica de construção de um modelo conceitual de gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico, tendo por base os processos de comunicação científica.
  Incluído em: 21/05/2010
  A tecnologia da informação tem possibilitado o desenvolvimento de aplicações e metodologias de tratamento descritivo, como é o caso dos padrões de metadados, permitindo novas abordagens práticas para a organização da informação, principalmente em meio eletrônico. A adoção de padrão de metadados propicia a interoperabilidade entre aplicações e o compartilhamento de dados entre sistemas. Baseado nesse pressuposto, foi realizado um estudo da correspondência entre o padrão Dublin Core e o Formato MARC 21, visando fornecer subsídios para o desenvolvimento de ferramentas de conversão de dados oriundos da catalogação. A maximização de esforços na integração e intercâmbio de dados, bem como a sistematização das relações entre esses padrões, propiciam o reuso de conjuntos de metadados na mesma organização.
  Incluído em: 25/08/2009
  A tecnologia da informação tem possibilitado o desenvolvimento de aplicações e metodologias de tratamento descritivo, como é o caso dos padrões de metadados, permitindo novas abordagens práticas para a organização da informação, principalmente em meio eletrônico. A adoção de padrão de metadados propicia a interoperabilidade entre aplicações e o compartilhamento de dados entre sistemas. Baseado nesse pressuposto, foi realizado um estudo da correspondência entre o padrão Dublin Core e o Formato MARC 21, visando fornecer subsídios para o desenvolvimento de ferramentas de conversão de dados oriundos da catalogação. A maximização de esforços na integração e intercâmbio de dados, bem como a sistematização das relações entre esses padrões, propiciam o reuso de conjuntos de metadados na mesma organização.
  Incluído em: 03/11/2010
  A utilização de dados multimídia está se tornando cada vez mais comum, resultando na demanda de pesquisas em aspectos inerentes a busca baseada em conteúdo. Essas pesquisas se fazem necessárias tendo em vista a grande quantidade de informações a serem analisadas, e outros fatores que influenciam diretamente na sua recuperação,como sua forma de armazenamento. O uso de metadados possibilita que tais dados sejam descritos de acordo com suas características, auxiliando assim sua identificação. Porém, cada usuário pode criar seus próprios metadados, descrevendo as características que achar relevantes para cada objeto. Situações como essa dificultam a pesquisa e recuperação de dados, pois como não são definidos parâmetros no momento da criação dos metadados, características de dados similares podem ser descritas de formas distintas. Como forma de resolver esse problema são utilizadas ferramentas de Indexação e Recuperação, para gerenciar a forma como os metadados são organizados, e padrões para a descrição uniforme dos metadados. Este trabalho apresenta a especificação de um Padrão de Metadados para objetos multimídia para um Modelo de Indexação e Recuperação Objetos Multimídia, baseado nos padrões Dublin Core e MPEG-7. O Padrão descrito nesse trabalho visa favorecer a otimização da manipulaçã de objetos multimídia, devido ao fato de estar associado a um modelo de indexação e recuperação e fornecer um modelo simples e objetivo para criação e gerenciamento desses objetos, e ainda, permitir a interoperabilidade entre sistemas que o utilizem
  Incluído em: 01/06/2011
  As comunidades científicas têm desenvolvido padrões de metadados a fim de que sua produção científica possa ser disseminada através de documentos eletrônicos. A pesquisa visou a detectar e pesquisar os principais recursos dos padrões utilizados e desenvolvidos por estas comunidades (comunidade médica, comunidade arquivística, comunidade geoespacial e comunidade de bibliotecas eletrônicas) para representar e disseminar o acesso a seus acervos. Concluiu que as comunidades científicas, de modo geral, apesar de despenderem esforços para padronizar seus dados por meio do desenvolvimento de metadados, acabam por gerar retrabalho e ausência de padronização, na medida que não existe consenso na utilização de um dado padrão em uma mesma comunidade.
  Incluído em: 01/06/2011
  O Metadata Encoding & Transmission Standard (METS) é um XML Schema elaborado sob o patrocínio da Digital Library Federation e mantido pela Biblioteca do Congresso Norte Americano. Ele permite a criação de uma rica estrutura capaz de registrar, não apenas os múltiplos tipos de metadados usados para descrever o acervo de uma biblioteca digital, como também, os próprios objetos digitais, seja para gerenciá-los, seja para permitir o intercâmbio entre diferentes instituições. Este artigo apresenta os problemas motivadores da sua criação e sua origem histórica no projeto Making of America II. Descreve a finalidade de cada um dos elementos XML que formam o vocabulário desse padrão e ilustra o emprego de alguns deles com exemplos codificados em XML, o que requer um conhecimento básico desta linguagem para melhor compreensão. Expressa sua relação com o modelo Open Archival Information System como um significativo exemplo de sua aplicação e, por fim, aborda outros padrões criados com propósitos semelhantes.
  Incluído em: 27/10/2008
  This paper describes a technique for embedding document metadata, and potentially other semantic references inline in word processing documents, which the authors have implemented with the help of a software development team. Several assumptions underly the approach; It must be available across computing platforms and work with both Microsoft Word (because of its user base) and OpenOffice.org (because of its free availability). Further the application needs to be acceptable to and usable by users, so the initial implementation covers only small number of features, which will only be extended after user-testing. Within these constraints the system provides a mechanism for encoding not only simple metadata, but for inferring hierarchical relationships between metadata elements from a "flat" word processing file. The paper includes links to open source code implementing the techniques as part of a broader suite of tools for academic writing. This addresses tools and software, semantic web and data curation, integrating curation into research workflows and will provide a platform for integrating work on ontologies, vocabularies and folksonomies into word processing tools.
  Incluído em: 13/06/2009
  Uma das novas tecnologias de educação disponíveis atualmente no Brasil é a educação através da TV Digital, que vai permitir acesso a 98% da população brasileira. Este artigo apresenta um estudo sobre a viabilidade da utilização de metadados para agregar informações à programação tradicional, impulsionando o aprendizado da população. Para isso, efetuou-se um estudo dos padrões de metadados utilizados em TV Digital, além do desenvolvimento e implementação de um estudo de caso de uma campanha sobre saúde, especificamente na prevenção da Dengue. Adicionalmente, o artigo propõe cenários integrando Educação com TV Digital
  Incluído em: 01/10/2012
  O valor desta informação, em todos os níveis de uma empresa, é inegável como diferencial competitivo em um contexto em que a decisão sustentada pela informação precisa e no momento correto pode representar a própria sobrevivência da corporação. Na revisão de literatura identificou-se a inexistência de metodologias para a construção de um mapa de informação organizacional. Assim, apresenta-se uma proposta de método para a construção deste mapa, baseando-se em conceitos de arquitetura da informação, de metadados e na identificação entre categorias de informação e processos de negócio de uma empresa. Metadados são apresentados não somente para produzir o mapeamento das informações, mas também para agregar contexto à informação da qual a organização depende para a condução de suas operações e também no processo de tomada de decisão. Um estudo de caso foi desenvolvido para evidenciar a efetividade do mapeamento das informações organizacionais.
  Incluído em: 26/10/2010
  Os avanços tecnológicos provenientes da evolução da Internet proporcionaram um crescimento exorbitante das informações contidas na Web, dificultando o acesso e recuperação destas. Muitas se localizam em uma camada profunda da Web, na qual mecanismos de busca Web não conseguem chegar. É o caso das informações contidas nos bancos de dados e sistemas de bibliotecas, cuja recuperação de registros e documentos digitais somente podem ser encontrados através de suas próprias interfaces de busca. A proposta de uma Web Semântica, idealizada por Tim Berners-Lee no ano de 2001, surgiu como uma alternativa ao caos da Internet, ao passo que possibilitaria a interpretação das informações por máquinas, permitindo, assim, maior qualidade nas buscas e resultados mais relevantes. Para tanto, desenvolveram-se diversas tecnologias e mecanismos inteligentes, estruturados em metadados, padrões, linguagens, ontologias e agentes de busca. Objetiva-se identificar as contribuições que a Web Semântica pode oferecer à área de Ciência da Informação e, sobretudo à modelagem e arquitetura de metadados em catálogos online de bibliotecas, baseando-se nos conceitos contidos nos FRBR, um modelo conceitual desenvolvido para a representação do universo bibliográfico cuja estrutura se baseia na modelagem entidade-relacionamento. A proposta central será estudar diversas arquiteturas de metadados semântica, além de analisar o modelo FRBR e o desenvolvimento de uma ontologia baseada em seu vocabulário e conceitos.
  Incluído em: 07/10/2012
81 a 90 de 101 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.