Categoria: Metadados
 
101 Site(s) nesta categoria           71 a 80 de 101

  Artigo de revisão que aborda recursos digitais, tais como os Metadados, informando a sua definição, os seu tipos e funções e a sua importância devido ao aumento da utilização da Internet. Os relaciona também as Linguagens controladas.
  Incluído em: 23/08/2010
  Metadados são elementos fundamentais em um sistema de gestão eletrônica de documentos, pois agregam interpretações e informações que facilitam a organização e a localização de peças documentais. Neste artigo, apresenta-se um modelo de metadados que será utilizado no desenvolvimento de um software para gestão eletrônica de documentos arquivísticos. Este modelo foi concebido a partir de uma análise de diferentes normas e padrões que estabelecem metadados importantes para a gestão de documentos de arquivo, buscando-se associar diferentes referências em um núcleo básico de metadados que contemplem as principais funções arquivísticas de forma integrada.
  Incluído em: 31/05/2012
  As comunidades científicas têm desenvolvido padrões de metadados a fim de que sua produção científica possa ser disseminada através de documentos eletrônicos. A pesquisa visou a detectar e pesquisar os principais recursos dos padrões utilizados e desenvolvidos por estas comunidades (comunidade médica, comunidade arquivística, comunidade geoespacial e comunidade de bibliotecas eletrônicas) para representar e disseminar o acesso a seus acervos. Concluiu que as comunidades científicas, de modo geral, apesar de despenderem esforços para padronizar seus dados por meio do desenvolvimento de metadados, acabam por gerar retrabalho e ausência de padronização, na medida que não existe consenso na utilização de um dado padrão em uma mesma comunidade.
  Incluído em: 19/09/2012
  Nas últimas décadas, com a automatização dos sistemas de informação e com o advento das bibliotecas digitais, normas, padrões e técnicas da biblioteconomia têm sido amplamente discutidos, analisados, reavaliados e reestruturados. Dentre esses se incluem os instrumentos normativos destinados à representação descritiva, como o Formato de Catalogação Legível por Computador – MARC -, o Código de Catalogação Anglo-Americano – AACR - e a Norma Internacional de Descrição Bibliográfica – ISBD -, que têm se constituído em objetos de estudos teóricos, visando-se ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos padrões de metadados para bibliotecas digitais. Objetiva analisar o padrão brasileiro de metadados para teses e dissertações, o MTDBR, utilizado no projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, patrocinado e dirigido pelo Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica – IBICT -, utilizando a metodologia de modelagem de dados, de acordo com as Exigências Funcionais para Descrição Bibliográfica – FRBR -, proposta por um grupo de estudos específico da Federação Internacional das Associações de Bibliotecas – IFLA -, baseada no modelo entidaderelacionamento - MER. Esta metodologia foi aplicada inicialmente ao ISBD(G) e os resultados foram apresentados no relatório final do FRBR. Deste trabalho, a mesma metodologia foi a base de dois estudos realizados por Tom Delsey, da Biblioteca Nacional do Canadá, sendo aplicada ao MARC e ao AACR. Sua aplicação nesta tese será a primeira iniciativa no Brasil de aplicação da metodologia do FRBR de modelagem de dados ao padrão do MTD-BR.
  Incluído em: 08/09/2008
  Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de padrão de metadados para objetos de aprendizagem de museus de ciências e tecnologia. Os museus estão entre os espaços educacionais que contribuem para o crescimento de novas fontes eletrônicas de informações voltadas para a aprendizagem. De modo a disponibilizar tais informações ao público internauta e possibilitar também a troca entre instituições, estão sendo implantados em museus ao redor do mundo padrões de metadados. A maioria dos padrões já desenvolvidos não tem como principal preocupação a criação de metadados para a aprendizagem. Como o objetivo deste trabalho é promover a aprendizagem através das informações disponíveis nos museus, este artigo irá apresentar uma proposta de um padrão de metadados para descrever os objetos de aprendizagem de museus. O padrão denomina-se paDrão de metAdados para objeTos de Aprendizagem de Museus de Ciências e Tecnologia - DATA/MCT e está sendo atualmente validado no Museu Zoobotânico Agusto Ruschi.
  Incluído em: 28/05/2008
  As bibliotecas digitais, como ambientes propícios para a recuperação de informações, têm na utilização de metadados a padronização das formas de representação e a possibilidade de garantia de interoperabilidade entre sistemas, favorecendo a integridade e a acessibilidade dos recursos informacionais de forma eficiente pelo usuário final. Com base na literatura disponível, aponta-se o uso de metadados na construção de bibliotecas digitais como elementos-chave na consolidação da Web Semântica. Destacam-se a representação e a descrição de forma e de conteúdo dos recursos informacionais como foco na busca por iniciativas para a construção de padrões de representação e descrição de recursos que se utilizam de tecnologias subjacentes à Web Semântica.
  Incluído em: 01/04/2008
  Com base em amostra de textos publicados na atual década, analisa-se oimpacto dos metadados na representação descritiva, especialmente nas atividadesde catalogação. Explora-se o conceito de representação, procurando situá-lo noâmbito da ciência da informação. A representação do conhecimento é ilustradacomo uma seqüência de etapas que se utilizam de linguagens documentárias oumetalinguagens. Descreve-se a ruptura paradigmática característica darepresentação de documentos eletrônicos. Considera-se a necessidade deintegração entre as práticas bibliotecárias e as novas tecnologias, em função de seatender às necessidades de recuperação da informação
  Incluído em: 10/10/2009
  Com base em amostra de textos publicados na atual década, analisa-se o impacto dos metadados na representação descritiva, especialmente nas atividades de catalogação. Explora-se o conceito de representação, procurando situá-lo no âmbito da ciência da informação. A representação do conhecimento é ilustrada como uma seqüência de etapas que se utilizam de linguagens documentárias ou metalinguagens. Descreve-se a ruptura paradigmática característica da representação de documentos eletrônicos. Considera-se a necessidade de integração entre as práticas bibliotecárias e as novas tecnologias, em função de se atender às necessidades de recuperação da informação.
  Incluído em: 06/06/2011
  Revisão bibliográfica referente a Metadados digitais em Ciências da Informação, categorisa funcionais e Tecnologias de Metadados.
  Incluído em: 29/11/2007
  Revisão bibliográfica sobre metadados digitais no campo da ciência da informação, objetivando precisar as várias funcionalidades dos metadados. Empregando-se uma técnica de análise de conteúdo temática, constatou-se a recorrência de tecnologias como XML, RDFS, ontologias, data warehouses, Web Semântica, serviços Web, entre outras, e de dez categorias relativas às funções dos metadados que fundamentavam os textos examinados. Com suporte na análise temática, adotando-se uma perspectiva técnica e histórica, relacionaram-se as categorias funcionais às tecnologias e mostrou-se como as categorias são tratadas em dezenove dos artigos revisados, destacando-se as ênfases empregadas e a convergência dos temas. Notou-se que trabalhos e tecnologias que versam sobre padrões e modelos para preservação digital adotam perspectivas mais abrangentes e integradas, incorporando todas ou quase todas as categorias. Com base nos resultados, foram comentadas tendências e questões latentes percebidas na revisão bibliográfica, e sugeridas abordagens e metodologias para a análise de metadados e das tecnologias relacionadas.
  Incluído em: 07/05/2012
71 a 80 de 101 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.