Categoria: Metadados
 
101 Site(s) nesta categoria           21 a 30 de 101

  O artigo faz uma introdução a metadados, que é uma abstração do dado e associada a uma outra tecnologia ajuda os usuarios a terem vantagens completas do conhecimento da sua existencia.
  Incluído em: 03/10/2007
  O artigo tem como objetivo apresentar metadados, que é uma abstração de dados, que associado com outra tecnologia, como data warehouse, ajuda seus usuarios potenciais a terem vantagens completas do conhecimento da sua existência e suas caracteristicas.
  Incluído em: 06/06/2008
  A popularização da Internet criou expectativas e promessas quanto ao uso mais inteligente dos dados disponíveis, culminando na necessidade de interoperabilidade entre aplicações. O uso de padrões de metadados comuns, descrevendo a semântica dos sistemas e suas capacidades possibilitaram a interoperabilidade entre sistemas de informações distribuídos. No entanto, a incompatibilidade entre metamodelos exige uma arquitetura de metadados que suporte esta diversidade. Meta-Object Facility (MOF) é um padrão aberto, suportando e definindo diferentes tipos de metamodelos. Um formato comum de intercâmbio de metadados independente de middleware era necessário, XML Metadata Interchange (XMI) foi especificado como resposta a esta necessidade. Esta dissertação apresenta um sistema de repositório de metadados e metamodelos baseados em MOF, possuindo ferramentas de suporte para validação dos metadados intercambiados através de XMI e visualização de metadados e metamodelos MOF. Com o objetivo de validar o sistema, o resultado deste trabalho foi aplicado em uma iniciativa de governo eletrônico. Ambientes de tecnologia de informação governamentais se destacam pela heterogeneidade, complexidade e pela forte presença de soluções adaptadas para as diferentes unidades administrativas
  Incluído em: 07/02/2007
  O site faz uma abordagem da gestão de metadados explicando a definição do que é metadados, seu tratamento através do tempo, procurando destacar a importância e o contexto deste assunto nas organizações.
  Incluído em: 26/11/2006
  Antes de tratar o assunto de gestão de metadados, tentamos revisar a definição do que é metadados. Logo após, discorremos sobre o tratamento de metadados através do tempo. Depois, procuramos destacar a importância e o contexto deste assunto nas organizações. Abordamos as forças que atuam sobre os metadados e os classificamos em duas categorias básicas. Dentro destas categorias, mostramos as ações que têm sido feitas pela comunidade de Tecnologia de Informação. Por fim, abordamos, ainda que superficialmente devido à sua complexidade, o assunto de gestão de metadados.
  Incluído em: 06/02/2007
  Antes de tratar o assunto de gestão de metadados, tentamos revisar a definição do que é metadados. Logo após, discorremos sobre o tratamento de metadados através do tempo. Depois, procuramos destacar a importância e o contexto deste assunto nas organizações. Abordamos as forças que atuam sobre os metadados e os classificamos em duas categorias básicas. Dentro destas categorias, mostramos as ações que têm sido feitas pela comunidade de Tecnologia de Informação. Por fim, abordamos, ainda que superficialmente devido à sua complexidade, o assunto de gestão de metadados
  Incluído em: 11/10/2007
  Esta Tese oferece uma contribuição na área de Web Semântica, no âmbito da representação e indexação de documentos, definindo um Modelo de geração automática de metadados baseado em contexto, a partir de documentos textuais na língua portuguesa, em formato não estruturado (txt). Um conjunto teórico amplo de assuntos ligados à criação de ambientes digitais semântico também é apresentado. Conforme recomendado em SemanticWeb.org, os documentos textuais aqui estudados foram automaticamente convertidos em páginas Web anotadas semanticamente, utilizando o Dublin Core como padrão para definição dos elementos de metadados, e o padrão RDF/XML para representação dos documentos e descrição dos elementos de metadados. Dentre os quinze elementos de metadados Dublin Core, nove foram gerados automaticamente pelo Modelo, e seis foram gerados de forma semi-automática. Os metadados Description e Subject foram os que necessitaram de algoritmos mais complexos, sendo obtidos através de técnicas estatísticas, de mineração de textos e de processamento de linguagem natural. A finalidade principal da avaliação do Modelo foi verificar o comportamento dos documentos convertidos para o formato RDF/XML, quando estes foram submetidos a um processo de recuperação de informação. Os elementos de metadados Description e Subject foram exaustivamente avaliados, uma vez que estes são os principais responsáveis por apreender a semântica de documentos textuais. A diversidade de contextos, a complexidade dos problemas relativos à língua portuguesa, e os novos conceitos introduzidos pelos padrões e tecnologias da Web Semântica, foram alguns dos fortes desafios enfrentados na construção do Modelo aqui proposto. Apesar de se ter utilizado técnicas não muito novas para a exploração dos conteúdos dos documentos, não se pode ignorar que os elementos inovadores introduzidos pela Web Semântica ofereceram avanços que possibilitaram a obtenção de resultados importantes nesta Tese. Como demonstrado aqui, a junção dessas técnicas com os padrões e tecnologias recomendados pela Web Semântica pode minimizar um dos maiores problemas da Web atual, e uma das fortes razões para a implementação da Web Semântica: a tendência dos mecanismos de busca de inundarem os usuários com resultados irrelevantes, por não levarem em consideração o contexto específico desejado pelo usuário. Dessa forma, é importante que se dê continuidade aos estudos e pesquisas em todas as áreas relacionadas à implementação da Web Semântica, dando abertura para que sistemas de informação mais funcionais sejam projetados
  Incluído em: 20/11/2007
  A tecnologia da informação tem possibilitado o desenvolvimento de aplicações e metodologias de tratamento descritivo, como é o caso dos padrões de metadados, permitindo novas abordagens práticas para a organização da informação, principalmente em meio eletrônico. A adoção de padrão de metadados propicia a interoperabilidade entre aplicações e o compartilhamento de dados entre sistemas. Baseado nesse pressuposto, foi realizado um estudo da correspondência entre o padrão Dublin Core e o Formato MARC 21, visando fornecer subsídios para o desenvolvimento de ferramentas de conversão de dados oriundos da catalogação. A maximização de esforços na integração e intercâmbio de dados, bem como a sistematização das relações entre esses padrões, propiciam o reuso de conjuntos de metadados na mesma organização.
  Incluído em: 27/04/2008
  A tecnologia da informação tem possibilitado o desenvolvimento de aplicações e metodologias de tratamento descritivo, como é o caso dos padrões de metadados, permitindo novas abordagens práticas para a organização da informação, principalmente em meio eletrônico. A adoção de padrão de metadados propicia a interoperabilidade entre aplicações e o compartilhamento de dados entre sistemas. Baseado nesse pressuposto, foi realizado um estudo da correspondência entre o padrão Dublin Core e o Formato MARC 21, visando fornecer subsídios para o desenvolvimento de ferramentas de conversão de dados oriundos da catalogação. A maximização de esforços na integração e intercâmbio de dados, bem como a sistematização das relações entre esses padrões, propiciam o reuso de conjuntos de metadados na mesma organização.
  Incluído em: 14/02/2007
  A tecnologia da informação tem possibilitado o desenvolvimento de aplicações emetodologias de tratamento descritivo, como é o caso dos padrões de metadados,permitindo novas abordagens práticas para a organização da informação, principalmente em meio eletrônico. A adoção de padrão de metadados propicia a interoperabilidade entre aplicações e o compartilhamento de dados entre sistemas.Baseado nesse pressuposto, foi realizado um estudo da correspondência entre o padrão Dublin Core e o Formato MARC 21, visando fornecer subsídios para o desenvolvimento de ferramentas de conversão de dados oriundos da catalogação. A maximização de esforços na integração e intercâmbio de dados, bem como a sistematização das relações entre esses padrões, propiciam o reuso de conjuntos de metadados na mesma organização.
  Incluído em: 27/05/2008
21 a 30 de 101 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.