Categoria: Estudos de Usuários
 
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  Com a disponibilidade de acesso à informação, através das tecnologias de informática e telecomunicação nas bibliotecas acadêmicas, houve significativa mudança no perfil de seus usuários. Estes passaram a formular sua estratégia de busca e obter a informação desejada, diminuindo seu contato com o bibliotecário para esse fim, mas demandando novos serviços das bibliotecas. Nesse contexto, o papel do bibliotecário mudou para acompanhar a necessidade do novo usuário; passando a ser o do educador [trainer], aquele que capacita os usuários a se tornarem permanentemente autônomos para fazer suas buscas nos sistemas de informação de forma eficiente e, sobretudo, eficaz. As bibliotecas passaram a oferecer cursos e treinamentos para que os usuários conheçam os sistemas de recuperação da informação, a arquitetura das bases de dados, e como a informação é organizada nas áreas do conhecimento, tornado-os com a competência informacional. Apresenta a experiência da Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo, na capacitação de seus usuários no uso de bases de dados.Seu objetivo foi comparar os resultados obtidos na avaliação da capacitação dos alunos egressos dos Cursos MEDLINE e LILACS da década de 1990 (1993/1995) e, após 10 anos (2005/2006), a fim de se conhecer as mudanças no comportamento do usuário quanto à aquisição de autonomia e familiaridade no uso das bases de dados estudadas.
  Incluído em: 29/06/2009
  O trabalho visa um estudo e elaboração de um sistema para deficientes visuais, apoiando ações educacionais e de integração, com o objetivo de permitir que pessoas com necessidades especiais visuais utilizem um microcomputador comum para desempenhar várias tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho.O projeto usa a síntese de voz e outras tecnologias buscando uma boa e simples interatividade para o usuário. Inicialmente queremos identificar os problemas específicos que um deficiente tem ao utilizar softwares especiais através de pesquisa de campo e com isso gerar um documento com esses dados.Analisando as linguagens e ferramentas disponíveis na àrea, optou-se por aquelas com melhor adaptação aos objetivos deste trabalho, buscando inovações e simplicidade.
  Incluído em: 17/06/2014
  Este trabalho tem como objetivo analisar dois tipos de abordagem ? tradicional e alternativa ? utilizadas nos estudos de usuário. Para isso, adotou-se os instrumentos de coleta de dados adequados a cada tipo de abordagem: o questionário, na abordagem tradicional, e a entrevista, na abordagem alternativa. Percebeu-se que o primeiro não permite estabelecer um diálogo mais estreito com o usuário, devido à limitação das respostas, uma vez que já estavam definidas. Já a entrevista possibilitou conhecer com mais detalhes as necessidades informacionais de cada usuário e como se efetiva seu processo de busca e uso. Assim, verificou-se através de quais portais eletrônicos os usuários buscam essa informação, procurando entender se esses portais são os mesmos que possuem vinculados os provedores de seus e-mails, visto que esses portais eletrônicos deveriam possibilitar também o suprimento de suas necessidades informacionais. Concluiu-se que a maioria dos sujeitos desta pesquisa não utiliza, por diversos motivos, seus provedores de e-mail principal para buscar informação. A partir dos resultados, observou-se que a primeira abordagem não reconhece as necessidades individuais de cada usuário, limitando-se à objetividade de um tratamento estatístico. Em contrapartida, a segunda abordagem reconhece a subjetividade e as necessidades desses usuários.
  Incluído em: 04/04/2014
  Este trabalho de pesquisa teve como objetivo o estudo do sistema de informação da Biblioteca Virtual em Saúde, analisando o grau de aceitação e utilização efetiva do sistema. O estudo foi realizado com alunos da graduação em Medicina de escolas médicas na Região Metropolitana do Recife/PE, através da pesquisa de campo, que procurou a fim de detectar a existência de treinamento no manuseio do sistema da BVS; identificar os fatores que influenciaram a decisão dos usuários em aceitar a utilização efetiva do sistema, e finalmente conhecer o grau de satisfação dos usuários que utilizam o sistema em suas pesquisas. Utilizamos o Modelo de Aceitação de Tecnologia – TAM (Techonology Acceptance Model), utilizado pelos pesquisadores para descrever a aceitação de tecnologia, por indivíduos. As análises mostraram que apesar de existir treinamento o mesmo não foi adequado. A utilidade percebida de uso foi o fator de maior influência na aceitação do sistema e que os usuários pesquisados não se sentem inteiramente satisfeitos com o sistema.
  Incluído em: 27/01/2013
  Partindo da compreensão polissêmica da definição de informação, aporta para o processo cognitivo informacional através do reconhecimento das necessidades informacionais, desencadeadoras das ações de busca e uso da própria informação. Desse modo, usar informação é trabalhar com a matéria informação para obter um efeito que satisfaça a uma necessidade de informação do usuário. Nesse contexto, define usuários da informação e estudos de usuário, demonstrando as abordagens conceptivas, tradicional e alternativa, enfocando as principais abordagens do paradigma centrado no usuário com base na literatura revisada. Conclui que os estudos de usuários devem se configurar como pesquisas que objetivam, sobretudo, desvendar quem são os usuários da informação, quais suas reais necessidades e como se dão suas buscas e usos da informação e, também, como pesquisas que ressaltam aspectos da interação entre usuários e unidades de informação que, por sua vez, devem colocar o conteúdo e a tecnologia a serviço dos seus usuários.
  Incluído em: 12/06/2013
  O serviço de referência é muito mais que uma técnica especializada de orientação bibliográfica, é antes de tudo uma atividade humana, que atende um anseio de alguém que tem alguma lacuna em seus esquemas mentais, e que diante dessa impossibilidade de compreender busca a informação. No entanto, para que o bibliotecário consiga tal proeza é importante que se volte às necessidades do usuário, ou seja, perscrutar seu background, expectativas, experiências, entender seu modelo cognitivo para identificar qual será o uso que fará da informação. Além disso, o profissional deve trazer um background que se agregue à proposta institucional, bem como ter dois atributos essenciais: a instrução e talento comunicacional. Além disso, no âmbito das novas tecnologias, os serviços de referência virtuais teriam o importante papel de mediar, a partir de recursos tecnológicos, as relações entre usuários e a sua necessidade informacional.
  Incluído em: 27/01/2013
  Este paper é fruto das discussões e práticas de pesquisa acerca da satisfação de usuários da informação, originadas do Grupo de Pesquisa Leitura, Organização, Representação, Produção e Uso da Informação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, tendo como laboratório a disciplina Usuários da Informação deste programa. Discute a definição de satisfação relacionada às necessidades humanas, privilegiando a ótica informacional diante da sua importância na atualidade, a Era da Informação. Apresenta a evolução dos estudos de satisfação relacionados ao uso da informação através dos modernos sistemas interativos nas perspectivas dos Estudos de Usuários da Ciência da Informação e dos Estudos de Usabilidade da Ciência da Computação, propondo os Estudos Híbridos de Uso da Informação.
  Incluído em: 24/06/2011
  Este artigo visa a contribuir para o conhecimento mais aprofundado sobre estudos de comportamento informacional de usuários com base em como são tratados na literatura da ciência da informação nas últimas seis décadas. Para tanto, a análise se fundamenta nas revisões publicadas no periódico Annual Review of Information Science and Technology(Arist) e em outros trabalhos que complementam o tema abordado, mostrando sua evolução teórica e metodológica. Uma diferença crucial está relacionada à mudança conceitual observada, a qual denota a ampliação da visão epistemológica dos estudos. Tal mudança refere-se, especialmente, à nova terminologia adotada, que passa de “estudos de usuários” ou “necessidades e uso de informação” para “comportamento informacional de usuários”. Trata-se, contudo, não somente de alteração terminológica, mas, sobretudo, de mudança paradigmática, resultado de transformações no modo como o tópico é de finido e abordado, e na forma como é investigado.
  Incluído em: 10/07/2013
  Apesar dos bons resultados gerados pelos estudos de necessidades e usos de informação musical publicados nos últimos anos, muitos deles se ressentem da falta de um referencial para apoiar a organização de conceitos e o mapeamento de variáveis associadas aos fenômenos que se pretende investigar nesta área. Este artigo apresenta uma proposta de modelo comportamental para necessidades e usos de informação musical para facilitar a identificação de variáveis de análise e produção de instrumentos de coleta de dados em estudos quantitativos e qualitativos. Para validação do modelo conceitual proposto, são apresentados resultados da sua aplicação num estudo quantitativo exploratório com usuários não especializados em música.
  Incluído em: 03/09/2012
  O referencial metodológico composto pelo Indicador de Atividade Reflexiva aplicado concomitantemente à Teoria Fundamentada permite identificar as ações e os tipos de pensamento ocorridos em determinado processo, isto é, possibilita verificar a ocorrência do pensamento reflexivo nos relatos dos sujeitos durante determinadas ações. O presente artigo apresenta a visão geral dos instrumentos metodológicos, bem como, propósitos, fases, procedimentos, critérios para avaliação e limitações. Por fim, o estudo exemplifica a utilização do referido referencial. Os resultados mostram que a maior parte do pensamento empregado na busca e no uso da informação é do tipo não-reflexivo. As relações percebidas nessa pesquisa são de natureza multirreferencial, o que requer instrumentos interdisciplinares na resolução do problema.
  Incluído em: 12/06/2012
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