Categoria: Estudos de Usuários
 
37 Site(s) nesta categoria           11 a 20 de 37

  Avalia os resultados da capacitação de usuários em buscas informatizadas, por meio do Curso de Acesso às Bases em cd-rom Medline e Lilacs, modalidade do Programa Educativo da Biblioteca/CIR da Faculdade de Saúde Publica da USP, oferecido a docentes e alunos da pósgraduação em saúde pública. O universo de estudo foi constituído de 92 participantes entre 1993 e 1995. Os resultados mostraram que, após a participação no Curso, 65,2% deles conseguiram autonomia no uso das bases de dados, 15,2% solicitaram buscas intermediadas pelo bibliotecário, bem como 19,6% não realizaram forma alguma de busca nas bases da Biblioteca. A intermediação dos bibliotecários foi solicitada por motivos como: pouca familiaridade com as bases, dificuldade em lidar com tecnologia, confiança na busca realizada pelo bibliotecário e falta de tempo para buscas. O egresso do curso que não realizou busca informatizada alegou não ter tido necessidade de fazê-lo no período estudado.
  Incluído em: 25/11/2008
  Analisa dissertações defendidas no Curso de Mestrado em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, que abordam o tema “estudo de usuário”. As referidas dissertações tratam de estudos de usuários em bibliotecas públicas e em bibliotecas universitárias.
  Incluído em: 11/08/2008
  A ampliação do uso das tecnologias da informação tem provocado a redefinição dos modelos de serviços de informação. Aborda-se a concepção de serviço de informação voltado para o usuário e suas implicações no planejamento e gestão de serviços arquivísticos. Analisa-se a literatura das últimas décadas sobre estudos de usuários em arquivos.A ênfase em estudos de usuários em arquivos tem sido maior nos níveis de satisfação com os serviços fornecidos e menos na identificação das demandas informacionais dos usuários. Os desafios daí resultantes - expansão do uso da informação arquivística e o efetivo diálogo entre arquivistas e usuários - inserem-se no cenário da gestão arquivística, mas também no da pesquisa e formação profissional.
  Incluído em: 22/10/2008
  Descreve um estudo de usuários visando identificar qual é a relação entre o usuário e a biblioteca de um laboratório farmacêutico, estabelecendo uma metodologia para verificação de perfis de usuários potenciais. Um questionário com 22 perguntas foi aplicado a 70 colaboradores, obtendo-se um retorno de 36 questionários, 51,4% da amostragem. Os resultados revelaram que a relação entre os usuários e a biblioteca está na faixa entre bom e ótimo. Para o estudo, utilizou-se os seguintes indicadores de análise: tipo de usuário, objetivos, revisão de literatura, conclusões e sugestões.
  Incluído em: 25/11/2008
  Em estudo realizado com uma amostra de alunos de pós-graduação de uma universidade estadual paulista, procurou-se verificar como tem sido a interação dos usuários finais com as bases de dados bibliográficas e identificar as necessidades de otimização de programas de desenvolvimento de competências informacionais. Os dados foram coletados através de questionários. Os resultados demonstraram que a maioria dos sujeitos tem dificuldades para realizar as suas buscas e necessita do auxílio de um intermediário. Concluiu-se que há a necessidade de investir em estratégias para promover as competências informacionais dos usuários finais e que outros estudos sobre tema são ainda necessários no Brasil.
  Incluído em: 29/04/2013
  O acesso e uso do Portal de Periódicos CAPES propicia atualização científica e tecnológica, dinamizando o processo do ensino e da pesquisa no Brasil. A Universidade Federal do Acre – UFAC – participa do desenvolvimento educacional, científico, tecnológico, econômico, social e cultural do Acre, da Região Amazônica e da sociedade brasileira. A importância deste estudo na Ciência da Informação contribui por analisar e refletir, por meio de pesquisa descritiva e de natureza exploratória, o acesso e uso do Portal de Periódicos CAPES pelos professores da Universidade Federal do Acre.
  Incluído em: 30/03/2009
  Aponta e identifica as características do Bom Professor na perspectiva dos alunos do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, abrangendo uma população de 32 alunos. A análise dos dados utiliza múltiplas dimensões de Candau (1983). Propõe uma Didática partindo da análise da prática pedagógica real. A atuaçao do professor, ou seja, sua didática necessita compreender o entrelaçamento de três dimensões: a humana, a técnica e a política.
  Incluído em: 29/03/2013
  Pesquisa que objetivou investigar como os deficientes visuais obtêm acesso à informação necessária para sua vida em sociedade, considerando que o acesso à informação exerce um papel de suma importância para promover a integração social. Realiza um mapeamento das unidades educacionais/informacionais de Florianópolis. Identifica e descreve os recursos utilizados pelas instituições para facilitar o acesso à informação e seus respectivos problemas/barreiras encontrados.
  Incluído em: 08/05/2012
  Apresenta os resultados do estudo de usuário realizado na Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), cujo objetivo foi identificar as necessidades informacionais como base para o gerenciamento da informação e do conhecimento. A pesquisa foi do tipo aplicada, descritiva, de cunho quanti-qualitativo, utilizando-se o estudo de caso. Com base nas necessidades informacionais, sugere-se a implantação de um software de groupware, que favoreça a criação de um ambiente para troca de informações, bem como a criação de um portal corporativo agregador de informações disponíveis na Internet, como parte do gerenciamento da informação e do conhecimento na organização estudada.
  Incluído em: 25/11/2008
  Estudo sobre o comportamento de busca de informação dos usuários das salas de Internet existentes em duas instituições numa cidade do interior do estado de São Paulo, que promovem o acesso gratuito à comunidade, assim contribuindo ativamente ao processo de inclusão digital. A análise do comportamento de busca de informação dos usuários visou identificar a estratégia global de busca empregada, compreendendo a utilização da sintaxe e semântica de busca, as fontes de informação e os usos da Internet. Foram aplicados 61 questionários com perguntas fechadas e abertasѽ e os resultados permitem afirmar que os usuários possuem pouca familiaridade com a Internet, efetuam em média 1 a 2 buscas e empregam poucos termos na formulação da expressão de busca, ainda que recuperem as informações que necessitam.
  Incluído em: 09/05/2011
11 a 20 de 37 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.