Categoria: Gestão da Informação
 
117 Site(s) nesta categoria           91 a 100 de 117

  O rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação vem acarretando importantes impactos na educação. Este estudo indica o importante papel da monitoria eletrônica no ensino nas universidades, fornecendo material de apoio às disciplinas presenciais, por meio de sistemas de hipertextos, adequadamente estruturados e organizados para esse fim. Aponta a necessidade de se estimular o uso desse instrumento para a complementação da formação acadêmica do aluno de graduação, proporcionando a construção de competências informacionais, essenciais ao profissional da informação. Expõe a relevância de mais esse canal de interação aluno-professor-conteúdo, que utiliza a tecnologia em prol de uma maior cooperação e reutilização de conteúdos. Apresenta como exemplo a ferramenta utilizada para esse tipo de monitoria, o sistema de gerenciamento de conteúdos Moodle - Modular Object-Oriented Dynamic Learning, um software especialmente criado para ambientes educacionais, com princípios baseados no construtivismo de Piaget, mostrando suas principais características.
  Incluído em: 03/07/2010
  El objetivo del trabajo esta enfocado en la medición de la capacidad docente de la colección física de una biblioteca universitaria a través de los documentos solicitados por los profesores de una cátedra en la bibliografía básica de los programas de estudio. La metodología aplicada se centra cualitativamente en los materiales documentarios contrastándolos con las bibliografías aplicando el análisis de citas, los hallazgos revelan la existencia de un ajuste global medio entre la colección y los requerimientos de los usuarios, se recomienda posibilitar la disponibilidad de títulos faltantes por medio de su adquisición, como así también propender a tomar en cuenta tanto a la información electrónica y los espacios virtuales como a las redes de bibliotecas afines.
  Incluído em: 27/01/2013
  As informações armazenadas nos sistemas corporativos são, geralmente, desconhecidas pela maioria dos membros de uma organização. Muitas vezes a informação necessária está disponível, mas as pessoas não sabem como acessá-la e nem da sua existência. Diante desta incógnita, tratou-se a seguinte questão: como identificar as informações de uma organização a partir dos seus sistemas de informação? Para resolvê-la, realizou-se uma pesquisa qualitativa, metodológica e documental, visando definir um mapa das informações armazenadas em sistemas de informação corporativos da Embrapa. Para a construção do mapa, definiu-se um processo para sistematizar o mapeamento das informações. O processo baseou-se em conceitos da arquitetura da informação, de representação por meio de metadados, de classificação das informações e de correlação com os processos de negócio da empresa. A aplicação do processo proposto foi feita em três sistemas corporativos da Embrapa. Foram analisados sessenta e três relatórios para a construção do mapa de informação. Foi possível responder às seguintes questões: quais informações estão duplicadas na organização e onde elas estão; quais relatórios têm excesso de informações; quem pode ter acesso a determinada informação; quais são os processos de negócios apoiados por determinado sistema de informação. Concluiu-se que apenas a consulta disponível em sistemas informatizados não é suficiente para ter acesso à informação. A construção de um mapa de informações permite facilitar a localização e o acesso às informações armazenadas nos diversos sistemas corporativos.
  Incluído em: 30/04/2011
  Avalia-se, no contexto da Universidade Federal da Paraíba, a gestão da informação de 10 programas de pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais: Administração; Ciências Jurídicas; Comunicação; Economia; Educação; Filosofia; História; Letras; Psicologia; e Sociologia. Para tanto, analisam-se indicadores delimitados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para efeito de atribuição de conceito aos programas. Com a supressão da produção discente, são eles: proposta do programa; categoria do corpo docente; inserção dos docentes em linhas de pesquisa; e produção científica. Identificam-se as relações de gestão para cada indicador, mediante informações referentes ao triênio 2005 / 2007 constantes dos sites dos programas e dos Cadernos de Indicadores da Capes. Para a produção científica, utiliza-se a Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Os resultados obtidos evidenciam que, embora a maioria dos programas mantenha conceito quatro, é possível melhorá-los mediante atendimento dos requisitos mínimos da Capes, o que justifica a apresentação de sugestões .
  Incluído em: 17/11/2010
  O presente artigo discorre sobre a importância da gestão da informação para promover a construção coletiva da política e dos projetos de responsabilidade social de uma organização. Para isto, analisa a participação do público interno nesse processo, bem como as estratégias específicas que o profissional da Ciência da Informação deve utilizar para mobilizar essa parcela de público. Tal prioridade, desenvolvida a partir de princípios éticos, é essencial para o trabalho de gestão da informação no âmbito organizacional, pois os empregados constituem-se em peça-chave na legitimação dos esforços institucionais voltados para a responsabilidade social.
  Incluído em: 16/05/2011
  O presente artigo discorre, através de uma revisão bibliográfica, entre um determinado estado sociológico das tecnologias de informação e comunicação, a confiança e a segurança na sociedade em redes como fator de influencia sobre diferentes formas de organizações no mundo presente. Na passagem da era da informação para a era do conhecimento, nos deparamos com uma sociedade que se organiza em rede, onde a individualização da era da informação se transforma em sociabilização. O estudo da cultura da virtualidade real formada por processos de comunicação, apresenta o domínio da diversidade, e constrói um novo ambiente simbólico, valorizado pelo universo digital que liga em um hipertexto histórico, manifestações passadas, presentes e futuras da mente humana. Aponta-se o virtual como complexo e problemático, um nó de tendências ou de forças que acompanham situações e acontecimentos. Observa-se a formação de comunidades, onde o sentido de ‘comunidade’, revela um tipo de mundo que não está ao alcance de todos, mas onde todos gostariam de estar. No momento que se amplia essa discussão, reflete-se sobre a perspectiva da gestão do conhecimento para organizar essas respostas e superar os desafios das tecnologias de informações e comunicações na sociedade em redes.
  Incluído em: 16/06/2010
  A Ciência da Informação tem por objeto o estudo das propriedades gerais da informação e a análise de seus processos de construção, comunicação e uso. Dentre os tipos informacionais encontra-se a informação orgânica, que é registrada em documentos de arquivo. Os usuários dessa informação podem ser divididos em dois grupos distintos pelo uso na fase corrente, por administradores, e na fase de guarda permanente, por historiadores e cidadãos. Uma vez definido o comportamento informacional de cada um dos grupos, a discussão é direcionada para a mediação da informação nos arquivos permanentes; em que é apresentada a interação de usuários e profissionais da informação, por meio do serviço de referência, visando à satisfação de necessidades informacionais. Nesse contexto são apresentados os padrões arquivísticos de descrição com os instrumentos de pesquisa enquanto ferramentas do serviço de referência nos arquivos permanentes. O presente texto versa, ainda, acerca das tecnologias da informação e das novas possibilidades de promoção da informação orgânica registrada em arquivos permanentes no ambiente digital, mediante contribuições oriundas da arquitetura da informação de web sites e da conversão dos padrões arquivísticos de descrição.
  Incluído em: 14/04/2012
  A competição entre organizações e nações torna cada vez mais importante a inteligência competitiva (IC) e o desenvolvimentodos profissionais para a consolidação dessa atividade. O objetivo desta pesquisa é identificar o perfil de competências do profissional de IC no Brasil, com vistas ao estabelecimento do processo de gestão de pessoas por competência (GPC) nessa área. O levantamento de dados se baseou na utilização de uma Web survey com a participação de profissionais de múltiplas áreas de atividade e de conhecimento envolvidos com IC no Brasil, com abordagem exploratória. Foram identificados atributos de competência que se mostraram mais importantes para atuação em IC, com base na análise da percepção dos participantes da pesquisa e nos resultados obtidos anteriormente por outros autores. Verificaram-se relações entre habilidades específicas e as funções de coordenador, analista e coletor próprias da IC, além da influência da experiência sobre habilidades relevantes. Os resultados permitiram elaborar um referencial de atributos de competência associados a conhecimentos, habilidades e atitudes que pode ser útil para o profissional interessado e na gestão de recursos humanos para realização de diagnósticos, recrutamento, treinamento e desenvolvimento de pessoas e equipes, inclusive, a implantação e instrumentalização da GPC na área de IC.
  Incluído em: 16/06/2013
  O presente estudo analisou um sistema de informações baseado em computador. A pesquisa centrou-se na identificação dos entraves para a utilização plena do Sistema Integrado de Processos – SIP,considerando sua importância como ferramenta para o compartilhamento de informações na Prefeitura do Município de Londrina. Para realização da pesquisa, utilizou-se o método estudo de caso, com levantamentos quantitativos na primeira etapa e qualitativos na segunda, o que possibilitou a análise, de forma subjetiva, dos motivos que levam as pessoas a não utilizarem muitos dos recursos informacionais do SIP de forma eficiente. Os resultados demonstram que alguns fatores culturais interferem na utilização de ferramentas informacionais automatizadas e no aproveitamento/compartilhamento das informações, condições que levantam as causas que interferem na pouca utilização do sistema em alguns órgãos do município e podem levar à otimização da utilização de seus recursos. Acredita-se também que este estudo pode servir de base para a implantação de outros sistemas com mesma especificidade de gestão da informação, buscando analisar, a priori,possíveis limitações que poderão influenciar no bom andamento do fluxo de informações.
  Incluído em: 15/06/2011
  Propõe que a arquitetura de data warehouse seja um referencial para implantação em bibliotecas. Esta proposta tem origem na preocupação com o grande volume de informações existente nesses setores, em nível operacional, gerencial e estratégico, e com uma forma efetiva de geração de informações históricas de acervo, clientes (usuários) e custos para o processo decisório. Através de revisão bibliográfica sobre a arquitetura de data warehouse, apresenta-se a arquitetura proposta por Ralph Kimball, em esquema dimensional, tomando-se como exemplo o processo "aquisição". Espera-se que bibliotecas possam se valer desta arquitetura para obter resultados analíticos similares aos de empresas que já lançam mão desta tecnologia.
  Incluído em: 09/05/2011
91 a 100 de 117 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.