Categoria: Gestão da Informação
 
117 Site(s) nesta categoria           71 a 80 de 117

  DSpace es uno de los programas de código abierto preferidos por las instituciones académicas para gestionar repositorios de ficheros (textuales, audio, vídeo, etc.), facilitando su depósito, organizándolos en comunidades, asignándoles metadatos y permitiendo su difusión en recolectores o agregadores. El manual que aquí presentamos no es el típico manual genérico sobre su funcionamiento (cómo se consulta, cómo se depositan documentos, cómo se revisan, etc.), sino uno de específico para gestores de la información y la documentación, centrado en aquellas funciones del programa que se encuentran más directamente relacionadas con nuestra profesión (esquema de metadatos, vocabularios controlados, interfaces de consulta, herramientas de difusión, estadísticas, etc.).
  Incluído em: 11/10/2008
  Este artigo tem como objetivo analisar a contradição aparente entre os interesses da sociedade em relação à democratização da informação diante dos interesses do setor editorial de livros e sua (in) adequação à realidade tecnológica dos conteúdos digitais. Aborda quais as implicações das tecnologias de informação e comunicação para este setor e para o usuário de informações de livros técnicos e científicos. Faz-se um levantamento do contexto da economia digital e uma abordagem reflexiva a respeito das necessidades de acesso flexível e democrático à informação. Aborda-se a questão dos livros e dos conteúdos digitais assim como outras questões envolvidas na situação de impasse na qual se encontra o setor editorial no contexto apresentado. Conclui-se que há necessidade e possibilidade de adequação dos produtos informacionais editoriais aos interesses da sociedade no acesso à informação.
  Incluído em: 27/06/2010
  O artigo apresenta um estudo preliminar, com base na literatura e na experiência profissional dos autores, sobre as principais características da estrutura secular de organizações no setor público brasileiro, suas conexões epistemológicas com os conceitos de democracia e cidadania e uma proposta de modelo genérico de Organização Fundamentada na Informação e no Conhecimento (Ofic) para o provimento efetivo de serviços públicos no país. O conceito de Ofic deriva de construtos extraídos da ciência política, da administração pública, da gestão de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e de abordagens pragmáticas de projetos de modernização dos serviços públicos para melhoria da qualidade e da eficiência no atendimento aos usuários. O modelo genérico de Ofic proposto busca uma síntese de teses burocráticas e gerencialistas para moldar um novo paradigma de gestão, baseado no uso intensivo da informação, no incentivo ao aprendizado e na gestão do capital intelectual nas organizações do setor público. Em termos estruturais, a metáfora do “lego” é utilizada para evidenciar os blocos de informações e as unidades de operações e decisões nos ambientes das organizações públicas, suas interfaces conversacionais internas e externas e sua dinâmica num contexto de transparência de gestão.
  Incluído em: 07/10/2010
  As redes desenvolvem-se pelos contatos que atores mantêm, provocam a construção social do indivíduo e, quando vistas por suas relações, podem identificar coesões e similaridades, em ações coadunadas de indivíduos que agem como um único corpo social. Estudar o uso da informação na rede de alimentos funcionais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi o principal objetivo deste trabalho. A rede estudada é caracterizada por um conjunto de pesquisadores que buscam o desenvolvimento da especialidade – alimentos funcionais. Por meio da metodologia de Análise de Redes Sociais (ARS) foram identificados os atores mais centrais na rede e os recursos informacionais utilizados por estes atores. Os resultados obtidos indicam que o uso da informação na rede ocorre no âmbito tanto formal quanto informal. As fontes de informação, elo entre a informação e a rede, provêem informações ao receptor, que dela necessita. Nessa rede as fontes e serviços de informação são representados pelo Portal de Periódicos da Capes, Internet, bibliotecas, associações, sendo portanto estes os grandes facilitadores dos canais informacionais na rede.
  Incluído em: 13/09/2008
  Os autores opinam que as O objetivo deste artigo é apresentar uma abordagem de como o conhecimento está ensejando rápidas mudanças nas organizações, em suas estruturas, nas estratégias de negócios, nas formas de gestão e redes de relacionamento, fazer uma contextualização da nova sociedade do conhecimento e propor um modelo de organização com infra-estrutura baseada em conhecimento.
  Incluído em: 29/10/2008
  Com o advento da Constituição Federal de 1988 foi introduzido, no sistema de saúde brasileiro, o conceito de descentralização da gestão da saúde. Em 1990, foi criada a Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde (SUS) e no ano seguinte o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Partindo-se do pressuposto de que sistemas de informação (SI) podem apoiar o processo de tomada de decisão, e considerando-se o contexto da área da saúde no Brasil, a se guin te pergunta de pesquisa foi formulada: “Como os gestores, da rede de Atenção Básica de Porto Alegre, estão utilizado as informações geradas pelos sistemas de informação disponíveis na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para formulação do planejamento de estratégias do Programa Saúde da Família (PSF)?” Assim, através de um estudo de caso único de caráter exploratório realizado no município de Porto Alegre (RS) durante o ano de 2008, foram inicialmente identificados os principais sistemas de informação utilizados pelo PSF. Posteriormente, com base em dados de 2006 e 2007 advindos desses SI, foram realizadas análises para verificar possíveis incongruências. Assim, foi possível questionar gestores do PSF sobre as divergên cias encontradas entre os dados advindos dos SI utilizados pela SMS. Como resul tados deste estudo destacam a não integração entre os diversos SI utilizados, a falta de confiabilidade dos dados coletados, a ausência de alinhamento estratégico na SMS e o não comprometimento dos envolvidos na área da saúde municipal.
  Incluído em: 18/08/2010
  O artigo faz um estudo de caso de uma empresa de tecnologia da informação que tem seu processo de desenvolvimento de software com certificação no modelo Capability Maturity Model Integration (CMMI), identificando práticas de Gestão da Informação (GI) relacionadas especificamente com essa certificação e mostrando a importância da gestão da informação para uma organização neste contexto. Os dados foram levantados através de análise documental, entrevistas e questionários. As análises foram feitas à luz do Modelo Ecologia da Informação, de Thomas Davenport, considerando separadamente cada componente deste modelo. Ao final conclui-se que apesar da teoria da GI não ter sido explicitada na organização, sua prática esteve presente, e segundo a pesquisa, o tempo para a certificação poderia ter sido menor se ela tivesse sido explicitada, estudada e planejada desde o início do processo.
  Incluído em: 05/03/2009
  Este artigo analisou o serviço de atendimento ao consumidor da indústria de alimentos, sob o ponto de vista da ciência da informação. Parte do pressuposto que a área de atendimento ao consumidor por estabelecer contato direto com o público alvo da empresa , tem condições de reunir informações a cerca do ambiente externo à instituição e portanto contribuir para o estabelecimento de decisões estratégicas e da tomada de decisão. O propósito do estudo relatado é investigar se os setores de atendimento ao consumidor são reconhecidos nas empresas como provedores de informação de valor estratégico. Para tanto, utilizou-se a técnica de estudo de múltiplos casos, onde foram avaliados o serviço de atendimento de cinco empresas, localizadas na Grande Belo Horizonte, Minas Gerais. O estudo apontou que o serviço de atendimento ao consumidor nas instituições avaliadas desempenha um papel preponderantemente operacional. Concluiu-se que uma vez que o serviço de atendimento ao consumidor tem pouco destaque nas organizações pesquisadas, o mesmo não consegue se posicionar como uma unidade informacional capaz de prover a empresa com informação de valor estratégico.
  Incluído em: 31/03/2010
  Com o presente artigo busca-se promover algumas reflexões sobre a relação existente entre a Sociedade da Informação (SI) e a escola de Educação básica, especificamente, a de Ensino Fundamental. Entende-se que o estabelecimento de uma política nacional de informação requer seja considerado o desenvolvimento de habilidades e competências que as pessoas precisarão adquirir para sobreviver no mundo globalizado. Neste sentido, deve haver preocupação/ação governamental para a formação de contingente numericamente expressivo de cientistas, e também de cidadãos com condições de acessar, entender e decifrar os conteúdos veiculados na Internet e em outras mídias. Portanto, torna-se fundamental repensar sobre o papel da escola numa sociedade onde o uso estratégico da informação é sinal de competitividade. Mas, afinal, como está a pesquisa, o uso da biblioteca e da Internet no ambiente escolar? Qual a relação existente entre desenvolvimento tecnológico e o ensino da pesquisa na escola? Considerando as dificuldades por que passam os países desenvolvidos da Europa no estabelecimento de suas políticas de informação, em função da interferência hegemônica norte-americana, busca-se pensar sobre a questão no território brasileiro, em função de sua singularidade territotial, econômica e educacional, por representarem um grande desafio para estabelecer as ações previstas no Programa SocInfo
  Incluído em: 01/10/2009
  Levanta a importância de se dar atenção a cultura organizacional e seus processos de aprendizagem.
  Incluído em: 24/03/2010
71 a 80 de 117 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.