Categoria: Gestão da Informação
 
117 Site(s) nesta categoria           61 a 70 de 117

  Estamos comprometidos a buscar mayores oportunidades para las generaciones actuales y futuras por medio del fortalecimiento de nuestros recursos humanos, la protección y renovación de nuestro capital natural, la ampliación de los recursos financieros y el fortalecimiento de aquellas instituciones que hagan posible estas mejoras. En el presente trabajo se aborda brevemente el papel que desempeña la información en función del desarrollo sostenible y cómo el trabajador de la información puede influir sobre su comunidad en el logro de una cultura que promueva la sustentabilidad. Se propone un plan de acciones para la creación de una red de trabajo colaborativo de bibliotecas comunitarias y regionales que permita compartir información y generalizar resultados, logrando entre todos, la elevación de la cultura y educación ambiental de las poblaciones a las que van dirigidas estos servicios.
  Incluído em: 10/03/2009
  Contextualiza o ambiente da sociedade da informação, para tratar de aspectos que se relacionam à tecnologia, à informação e à gestão da informação, situando a participação do profissional da informação, em um paralelo entre as funções tradicionais da Biblioteconomia e os desafios esperados na atualidade. Inicia com as fases que possibilitam a formação dos estoques e sua organização ou de disponibilização da informação, tais como: preservação, armazenagem, disseminação, recuperação e representação e as soluções possibilitadas pelo uso da tecnologia. Em seguida, focaliza as funções organizacionais, especialmente aquelas relacionadas ao uso freqüente da informação: a criação de significado ou a gestão da ambigüidade, a ampliação de conhecimento pela gestão da aprendizagem, a tomada de decisão pela gestão de estratégias. Finaliza com a adoção da responsabilidade ética e social direcionada à imagem da profissão e das organizações que devem ser assumidas por todos e pela sociedade em geral, numa demonstração de que as mudanças sofrem influxos das tecnologias e estas desafiam o aprendizado contínuo do uso e da gestão da informação.
  Incluído em: 22/10/2008
  Este artigo aborda o uso de técnicas e instrumentos arquivísticos para a gestão de informações pessoais. Apresenta o passo a passo para a elaboração de um plano de classificação e de uma tabela de temporalidade das informações pessoais. Introduz práticas de preservação, de armazenamento e organização física de documentos. Visa esclarecer que estas práticas podem facilitar a produção, o armazenamento e a recuperação dessas informações e documentos e, por outro lado, podem servir de incentivo à implantação de políticas de gestão arquivística nas instituições em que essas pessoas trabalham, servindo, ainda, como treinamento no uso da teoria e das práticas arquivísticas.
  Incluído em: 06/05/2012
  Este artigo aborda o uso de técnicas e instrumentos arquivísticos para a gestão de informações pessoais. Apresenta o passo a passo para a elaboração de um plano de classificação e de uma tabela de temporalidade das informações pessoais. Introduz práticas de preservação, de armazenamento e organização física de documentos. Visa esclarecer que estas práticas podem facilitar a produção, o armazenamento e a recuperação dessas informações e documentos e, por outro lado, podem servir de incentivo à implantação de políticas de gestão arquivística nas instituições em que essas pessoas trabalham, servindo, ainda, como treinamento no uso da teoria e das práticas arquivísticas. Arquivística.net – www.arquivistica.net, Rio de janeiro, v.4, n.1, p. 62-80, jan./jul.2008 62
  Incluído em: 01/05/2012
  A gestão da informação é extremamente importante para as organizações. O mapeamento informacional é um instrumento que pode ser utilizado no âmbito da gestão da informação. Para realizar o mapeamento informacional, pode-se utilizar o método denominado “Infomapping”, criado por Burk Jr. e Horton Jr., que se constitui em uma valiosa ferramenta para gerenciar os recursos de informação de uma organização. Ele permite descobrir com exatidão o grau de desconhecimento que se tem sobre as fontes, serviços e sistemas com os quais se desenvolve o trabalho informacional da organização. O processo consiste em criar um levantamento de todas as informações, que supostamente constituem-se num recurso informacional gerado internamente ou produzido externamente, que impactam diretamente as atividades corporativas.
  Incluído em: 30/09/2008
  Apresenta e discute os conceitos e a importância da informação e do conhecimento no contexto empresarial. Compara a gestão da informação e a gestão do conhecimento, e os aspectos relacionados com a origem e a evolução destas disciplinas. Evidencia o uso da tecnologia da informação e seu valor para a gestão da informação e do conhecimento. Aborda os meandros de sustentação e os preceitos da gestão do conhecimento e ressalta que mais do que um modismo ela é uma temática que está se consolidando em pesquisas e publicações científicas. Conclui que a informação e o conhecimento são fenômenos indissociáveis e complementares da vida organizacional, e que as inovações tecnológicas das áreas de computação e de telecomunicações contribuem para o compartilhamento de informação e conhecimento nas organizações.
  Incluído em: 04/10/2009
  Trata-se de coletânea resultante de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa “Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (UNESP-Campus de Marília/SP), composto por docentes, profissionais e alunos de pós-graduação, bem como pelo setor produtivo e que busca a apropriação de conceitos e princípios, a partir da literatura e da realidade vivenciada, a fim de construir conhecimento científico e desenvolver modelos aplicáveis ao âmbito da ciência da informação.A obra está estruturada em 13 capítulos que apresentam um excelente referencial acerca do espectro que envolve a gestão da informação e do conhecimento nas organizações, considerando que a informação é o insumo básico à construção do conhecimento e necessita de abordagens e ações específicas para que o conhecimento possa ser uma construção coletiva a partir das trocas e compartilhamentos de experiências, contribuindo para os processos de inovação e desenvolvimento social.
  Incluído em: 21/10/2009
  Comenta os aspectos da comunicação, da administração e da tecnologia da informação em relação aos processos de gestão da informação e gestão do conhecimento na ótica da Ciência da Informação, a partir da ênfase à importância da informação e do conhecimento no contexto da sociedade da informação e do conhecimento. Discute a necessidade de entender o negócio da informação na ótica de marketing e mostra de forma esquemática a oferta de produtos e serviços de informação no ambiente tradicional e na web no contexto do mercado da informação onde atuam os diversos atores sociais do negócio da informação. Apresenta os princípios de marketing a serem seguidos pela unidade de informação orientada para o marketing, como sugestão para a sobrevivência da biblioteca do futuro, em conformidade com os requisitos exigidos pelos novos consumidores da sociedade da informação e do conhecimento.
  Incluído em: 29/10/2009
  Explora a noção de organização da informação documentária na perspectiva da produção de documentos. Compreende a produção de documentos como processo de elaboração de registros de informação que dão acesso às unidades de conhecimento, e não como produção deste conhecimento. Parte do pressuposto de que a noção de produção de documentos torna-se mais evidente na produção do documento eletrônico, quando ocorre uma aproximação entre as etapas de edição do texto do autor e as de representação visando sua recuperação em sistemas de informação. Traça e discute histórica e conceitualmente a produção de documentos, explorando o documento por meio dos seus componentes, de suas etapas de produção, e como produto dos processos documentários. Conclui pela noção de produção de documentos (no sentido documentário) como aquela realizada em um sistema de informação documentária, por meio da transformação do texto do autor em documento, o que implica a elaboração de formas de apresentação e formas de representação e acesso a estes documentos. Por fim, aponta a necessidade de ampliação e fundamentação da noção de organização da informação documentária, pela agregação da noção de produção de documentos.
  Incluído em: 04/04/2014
  ISO (la Organización Internacional de Normalización) es una federación mundial de organismos nacionales de normalización (organismos miembros de ISO). El trabajo de preparación de las normas internacionales se suele realizar a través de los comités técnicos de ISO. Todo organismo miembro interesado en una materia para la cual se haya establecido un comité técnico tiene derecho a estar representado en dicho comité. Las organizaciones internacionales, públicas y privadas, que están en contacto con ISO, también participan en los trabajos. ISO colabora estrechamente con la Comisión.Electrónica Internacional (CEI) en materia de normalización electrotécnica. Las Normas Internacionales se proyectan de acuerdo con las reglas establecidas en la Parte 2 de las Directivas ISO/CEI. El principal cometido de los comités técnicos es la preparación de Normas Internacionales. Los proyectos de Normas Internacionales adoptados por los comités técnicos son enviados a los organismos miembros para que se proceda a su votación. Para su publicación como Norma Internacional, se requiere, al menos, la aprobación del 75% de los organismos miembros que participan en la votación. En circunstancias excepcionales, cuando un comité técnico ha recolectado datos de diferente naturaleza de la que normalmente se publica como una Norma Internacional (un estado del arte por ejemplo), puede ser decidido publicar un Informe técnico por el voto de una mayoría simple de los miembros participantes. Un informe técnico es meramente informativo y puede no tener que ser revisado hasta que se considere que los datos que contiene no son válidos o útiles por más tiempo. Se hace observar que existe la posibilidad de que alguno de sus elementos integrantes esté sujeto a derechos de autor. ISO no asume responsabilidad alguna respecto de la identificación de cualquiera de las partes sujetas a dichos derechos de autor. ISO 23081-2 fue preparada por el Comité Técnico ISO/TC 46 Información y Documentación, el Subcomité SC11, Archives/Records Management ISO 23081 se estructura en las siguientes partes, bajo el título general Información y Documentación- Procesos de gestión de documentos - Metadatos para la gestión de documentos:
  Incluído em: 26/10/2008
61 a 70 de 117 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.