Categoria: Gestão da Informação
 
117 Site(s) nesta categoria           51 a 60 de 117

  O objetivo deste trabalho foi apresentar um modelo de gestão da informação de modo a se obter aprendizagem organizacional em projetos. Trata-se de um estudo teórico no qual procurou-se enfatizar a interface entre a Ciência da Informação com o campo de conhecimentos da Área de Administração que trata de projetos. A pesquisa conclui que uma adequada gestão da informação na gestão de projetos pode favorecer a aprendizagem organizacional, com conseqüente formação de uma substancial base de conhecimentos.
  Incluído em: 17/07/2014
  Embora a Gestão do Conhecimento (GC) seja função comum nas organizações, muitas não têm visão clara de como incorporá-la e transformá-la em vantagem competitiva. A escassez de estudos comprovando que a GC faz diferença no desempenho organizacional, e a cultura, talvez sejam os fatores mais influentes na promoção ou inibição de práticas de GC. Há empresas que usam ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) como fator de competitividade, confundindo-as com GC. Outras acreditam que a TI sozinha possa servir para gerenciar o conhecimento, o que é um equívoco. A razão disso pode estar no surgimento da TI antes da GC, ou na escassez da literatura abordando a função da TI na GC. Daí a falta de clara distinção entre TI e GC que vise à interação adequada entre ambas. O papel principal da TI é dar suporte à GC, ampliando o alcance e acelerando a velocidade de transferência do conhecimento. É identificar, desenvolver e implantar tecnologias que apóiem a comunicação empresarial, o compartilhamento e a gestão dos ativos de conhecimento. A TI desempenha papel de infra-estrutura, a GC envolve aspectos humanos e gerenciais. Este artigo discute a interação entre TI e GC como instrumentos de gestão estratégica e desempenho organizacional.
  Incluído em: 02/09/2008
  Se presentan los avances de la investigación sobre la incorporación y uso de las TIC en las funciones técnicas de las bibliotecas públicas de la ciudad de Medellín, Colombia y de Colima, México (este artículo estudia sólo el caso de Medellín), a partir de la cual se invita a la reflexión en torno a la necesidad y conveniencia de analizar el papel de las TIC en esta unidad de información. Para alcanzar este objetivo se asumió el enfoque cuantitativo con matices cualitativos, pues se partió de un marco teórico construido por medio de variables establecidas previamente y con el uso de la encuesta como la principal técnica de generación de información. No obstante, los datos cuantitativos se complementaron con datos cualitativos, obtenidos con la realización de un taller con grupo focal, datos que permitieron corroborar y ampliar el diagnóstico. El artículo presenta en primer lugar, la exposición teórico conceptual de las TIC y su aplicación en las funciones técnicas, para continuar con la propuesta metodológica utilizada en la investigación y luego presentar algunos hallazgos obtenidos como producto del análisis e interpretación de los datos correspondientes a las variables: procesos, recursos e infraestructura de las bibliotecas públicas de la ciudad de Medellín.
  Incluído em: 22/04/2010
  O presente artigo apresenta a gestão de documentos (convencionais e/ou eletrônicos) como uma política arquivística capaz de proporcionar resultados satisfatórios para a tomada de decisão nas organizações, uma vez que esta tem como função pré-estabelecer planejamentos estratégicos para a produção, a utilização e a destinação de informações orgânicas registradas. Com a revisão literária dos conceitos de gestão de documentos e dos conceitos de inteligência competitiva, objetivou-se identificar os pontos de convergências dos mesmos ao abordar a mobilização das organizações no planejamento estratégico necessário ao processo decisório, no desenvolvimento de produtos e serviços que envolvem recursos informacionais e na competitividade.
  Incluído em: 27/11/2012
  Toda discussão que envolve a dinâmica do conhecimento nas organizações contemporâneas deve ser precedida do entendimento do significado da chamada sociedade da informação ou sociedade do conhecimento. A comparação, comumente feita pelos autores, entre a sociedade industrial e a sociedade da informação, apesar de repetitiva, nos ajuda a compreender em termos históricos as razões e os princípios envolvidos nas profundas transformações de ordem econômica, política, social e cultural que marcaram a vida das organizações e, conseqüentemente, dos indivíduos, nas últimas décadas.
  Incluído em: 17/11/2008
  Reflexão sobre o ensino superior baseada no relato da experiência do Projeto integrado em Gestão da Informação (PIGI), do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Discorre sobre os traços distintivos do atual mundo do trabalho e sua relação com a formação universitária. Expõe os fundamentos das comunidades de aprendizagem. Descreve a proposta e a metodologia do PIGI. Apresenta dados de avaliação do Projeto, ressaltando os ganhos para docentes e discentes envolvidos e elencando sugestões para aprimoramento do processo formativo do gestor da informação. Destaca os elementos “prática” e “compartilhamento” como pontos altos dessa experiência, que se pode constituir em ensaio para efetivação de uma comunidade de aprendizagem.
  Incluído em: 05/05/2010
  Trata da atuação do Arquivo Nacional, por intermédio de sua Coordenação Regional em Brasília – COREG, quanto ao recolhimento e abertura à consulta dos acervos dos órgãos de controle e repressão do regime militar no Brasil, produzidos durante os anos de 1964-1985, que compunham o extinto Sistema Nacional de Informações.
  Incluído em: 30/04/2013
  O estudo teve como objetivo mapear o perfil acadêmico e técnico-empresarial dos profissionais que atuam como gestores da informação para a indústria capixaba, buscando contextualizar o exercício profissional do bibliotecário. Realizou-se pesquisa exploratório-descritiva, com aplicação de formulário com questões abertas e fechadas. Os resultados permitem inferir que a maioria dos profissionais desconhece as etapas do processo de gestão da informação. Constatou-se reduzida presença de bibliotecários atuando no setor de informação dessas indústrias, mas que o setor está aberto a profissionais que busquem a composição de um perfil inovador diante das demandas de um mercado dinâmico, e que o bibliotecário pode vir a ser importante ator na construção desse novo cenário.
  Incluído em: 30/10/2008
  O artigo aborda o papel do bibliotecário na gestão da informação empresarial. Enfatiza que o bibliotecário enquanto gestor da informação empresarial deveria coletar, tratar, organizar, recuperar e disseminar seletivamente informações de todos os tipos e de todos os formatos, com vistas a atender as necessidades informacionais dos tomadores de decisão da empresa. Destaca que cabe ao bibliotecário viabilizar e agregar valor a informação, tornando-a útil, exata e oportuna, visto ela ser insumo essencial para garantir vantagem competitiva às empresas.
  Incluído em: 12/09/2010
  Estamos vivendo na “Era do Conhecimento”, é nesse ambiente complexo e turbulento que nos encontramos, sendo assim é essencial para as organizações o estímulo ao resgate do conhecimento organizacional como auxílio no processo de decisão e na busca de vantagens competitivas. Baseado nessas idéias, é que o enfoque da valorização do conhecimento é chamado “Gestão do Conhecimento Organizacional”. Este artigo tem por objetivo apresentar os elementos que compõem um ambiente computacional, bem como ressaltar a importância das tecnologias de informação como diferencial competitivo para as organizações, auxiliando-as na tomada de decisão. Ao longo do presente trabalho, o leitor terá uma maior compreensão sobre a importância da TI aliada a Gestão do Conhecimento, culminando num ferramental tecnológico que interage com os usuários e possibilita a criação, disseminação, utilização e a proteção do conhecimento.
  Incluído em: 20/11/2008
51 a 60 de 117 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.