Categoria: Gestão da Informação
 
117 Site(s) nesta categoria           41 a 50 de 117

  A classificação semi-automática da informação através do conhecimento explícito de classificadores. Apresenta a classificação como conhecimento estruturado na rede mundial incluindo experimento com aprendizes de classificação. O conhecimento tácito dos classificadores pode ser mapeado e usado para a classificação e organização da informação. Os resultados do experimento demonstram e concluem que é viável a classificação a partir do conhecimento explícito dos classificadores.
  Incluído em: 10/05/2013
  Identifica-se os conceitos elementares e os quatro pilares do CRM (Customer Relationship Management) –identificar, diferenciar, interagir e personalizar – aplicando-os ao contexto das unidades informacionais. Procura-se estabelecer pontos de convergência entre os conceitos e pilares de CRM com os módulos usuário dosaplicativos de gestão utilizados por bibliotecas, com vistas a verificar quais elementos de CRM têm sidocontemplados na implementação de software para bibliotecas. A pesquisa é caracterizada como sendo do tipolevantamento bibliográfico, verificando estudos sobre o tema CRM e Software para Bibliotecas.
  Incluído em: 27/10/2007
  Apresentam-se os conceitos e utilização de mapas conceituais e mentais, decorrentes da concepção de aprendizagem significativa,enquanto instrumentos de apoio à gestão da informação e da comunicação.Ressaltam-se tais recursos como tecnologias voltadas à mediação do desenvolvimento das habilidades de acesso e uso da informação na sociedade contemporânea. São destacadas as áreas de informação e comunicação, tendo em vista a necessidade da existência de práticas sociais que possam orientar a produção e o compartilhamento do conhecimento individual e coletivo a fim de atender às demandas por mediação dos novos instrumentos informáticos ou tecnologias de representação e comunicação no contexto atual e sua ágil inserção no cotidiano das pessoas. Enfatiza-se a questão da convergência entre os tradicionais meios de comunicação e as novas possibilidades digitais.
  Incluído em: 19/06/2008
  O texto apresenta a atuação do profissional da informação, particularmente bibliotecários, arquivistas, na gestão da informação em arquivos fotográficos. Relata a experiência do profissional da informação da Coordenação de Iconografia e Documentos Textuais – OIDT, da Fundação Joaquim Nabuco, enfatizando a importância da análise das fotografias – leitura e interpretação – para melhor atender a demanda da clientela de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Nesse contexto, aponta o profissional da informação como mediador entre o documento e o usuário – pesquisador de imagens.
  Incluído em: 16/09/2009
  A informação é o alicerce da geração de conhecimento e por este motivo é considerada um dos mais importantes ativos organizacionais. Como um ativo, a informação precisa ser gerenciada e controlada. A gestão da informação, a forma como as organizações acessam, organizam, compartilham, fazem uso da informação e criam conhecimento é uma das importantes bases para a competitividade. Para utilizar de forma efetiva a informação interna e externa, a organização necessita gerenciá-la, identificando o fluxo informacional, fatores impactantes deste processo, tipos de informação existentes e necessárias para a agregação de valor. Neste trabalho são identificados e analisados os conceitos de organização, informação e sua evolução dentro de um contexto organizacional. São descritos conceitos de informação organizacional, informação estratégica e suas tipologias. São identificados, também, alguns dificultadores para o processo de gestão da informação, destacando a importância de análise do fluxo informacional para garantir a qualidade e eficácia da informação.
  Incluído em: 12/04/2011
  Estudo sobre a trajetória do conceito de classificação de documentos arquivísticos. Buscou-se a compreensão do seu desenvolvimento na literatura e no pensamento arquivístico. Trabalhou-se com a idéia de que a classificação em Arquivística é aracterizada, por um lado, pela quantidade cada vez maior de documentos acumulados pelas instituições e, por outro, pela necessidade de fundamentar as soluções de organização e recuperação dos registros documentais nos princípios consagrados internacionalmente. Os vários momentos da classificação de documentos arquivísticos refletem, muitas vezes, o clima epistemológico da época em que foram criados e aplicados.
  Incluído em: 06/05/2012
  Aborda conceitos de informação científica, tecnológica e para negócios. Relaciona estes conceitos aos serviços de referência e informação. Destaca que os serviços de informação mostramse como uma evolução dos serviços de referência, evolução esta iniciada a partir da Segunda Guerra Mundial e apoiada pelo desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC. Enfatiza aspectos do serviço de informação tecnológica, tanto em países desenvolvidos quanto no Brasil. Sublinha a importância destes serviços, justificando a preocupação com sua qualidade, na busca pela excelência. Sugere o uso de indicadores de desempenho, tanto para sua avaliação quanto para o controle de qualidade deste tipo de serviço.
  Incluído em: 24/04/2010
  Aborda a implantação da Gestão da Qualidade em Serviços de Informação com base nas normas da série ISO 9000, a partir de ampla revisão de literatura nacional e internacional, desde o início de sua incidência na literatura especializada até os dias atuais. São apresentados e discutidos os principais benefícios, críticas e dificuldades da implantação deste tipo de modelo, traçando um panorama do tema, com o objetivo de apoiar os gestores de Serviços de Informação na sua compreensão e entendimento, contribuindo para a consolidação da Gestão da Qualidade na área de administração de Serviços de Informação.
  Incluído em: 23/04/2010
  Este artigo contém resultados de uma pesquisa que faz parte de um conjunto de estudos acadêmicos com o objetivo de investigar a gestão da informação no ambiente das pequenas empresas. O processo envolve as etapas de determinação da necessidade, obtenção, processamento, distribuição e apresentação da informação e ainda, a sua utilização. Foi realizada uma revisão bibliográfica que abrangeu os temas gestão da informação e especificidades das pequenas empresas. O trabalho de campo foi dividido em duas fases. A primeira consistiu em amplo levantamento exploratório-descritivo, classificado como um estudo survey, em todas as empresas dos minidistritos da cidade de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo. A segunda, como uma pesquisa exploratória descritiva combinada, realizando um estudo comparativo de casos em quatro empresas. Constatou-se a predominância de um comportamento reativo diante das forças ambientais; variações de atitudes e reações no processo decisório conforme as diferenciações na estrutura da empresa, porte, níveis hierárquicos, formalização dos processos e de seus fluxos de informação.
  Incluído em: 25/09/2008
  Preocupação com as questões de multiculturalidade, diversidade e necessidade de enfrentamento de desafios da sociedade contemporânea e que caracterizam uma era digital levam à proposta de transformação de unidades de informação em centros de gestão do conhecimento. Desse modo, procura-se contribuir com parâmetros que sirvam como protocolos de certificação de novas condutas de gestão da informação e do conhecimento, por meio da implementação de modelo teórico-prático aplicável ao contexto nacional.
  Incluído em: 27/05/2009
41 a 50 de 117 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.