Categoria: Gestão da Informação
 
117 Site(s) nesta categoria           31 a 40 de 117

  Através de um estudo de caso, são analisadas as concepções pedagógicas que embasam a construção da prática de uma metodologia técnico-biblioteconômica em uma escola pública de ensino fundamental. Sob a interlocução bibliotecaescola- tecnologia, a pesquisa de campo foi realizada numa das 4ªs séries do Ensino Fundamental, da Escola Pública Sérgio Pereira Porto, localizada no interior do campus da UNICAMP, enfocando a atuação de um bibliotecário-pesquisador, dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental e de uma professora desta série. Serão levantadas características do trabalho bibliotecário na escola ao identificar os referenciais teórico-metodológicos que orientam a ação dos sujeitos, nas suas tentativas de superarem uma visão reprodutora do ensino, firmadas no compromisso da construção de uma biblioteca digital escolar com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), e ao mesmo tempo usando-a como instrumento construtivista em sala de aula. A análise das concepções pedagógicas sobre o trabalho biblioteconômico com interface de auxiliar o professor e tornar o aluno capaz e livre para interferir no processo de sua aprendizagem, proporcionando ao aluno, um melhor rendimento em sala de aula, estimulada pela metodologia aplicada para o desenvolvimento e a construção da biblioteca digital escolar como modelo padrão para outras escolas.
  Incluído em: 21/09/2008
  Se a sociedade encontra-se em uma economia da informação, como as empresas estão usando a informação para competir no mercado? Este artigo busca a estruturação do referencial teórico para a construção do modelo que permita medir o uso da informação por parte das organizações. Com base nos levantamentos realizados, entende-se que as empresas usam a informação em busca de seis estratégias genéricas: redução de custos, criação de valor, inovação, redução do risco, virtualização e diferenciação de produto. Destacam-se, na economia da informação, as firmas que conseguem criar a interação entre os atores econômicos, tirar proveito da interconectividade e sincronizar as suas operações.
  Incluído em: 06/04/2014
  Este artigo tece uma reflexão sobre as perspectivas e dificuldades de implantação do modelo de gestão pela qualidade total em unidades de informação. Discorre sobre a importância de se perceber as organizações dentro de uma visão integrada para garantir o processo de melhoria contínua em busca da excelência. Discute também as questões de motivação, de mudança de paradigmas e as barreiras mentais e organizacionais que afetam o desempenho das pessoas nos serviços de informação.
  Incluído em: 19/10/2008
  Apesar do progresso recente no domínio da concepção de Interfaces Humano-Computador (IHC) para sistemas de informação em bibliotecas, existe discrepância entre a representação cognitiva que os usuários têm da tarefa e a representação computacional. Tendo em vista essa situação, este trabalho aborda o estado-da-arte no domínio da imagem do catálogo público de acesso em linha (OPAC); a análise da tarefa dos usuários na recuperação da informação dentro da biblioteca; e, apresenta recomendações direcionadas ao aumento da usabilidade, no contexto da concepção de interfaces humano-computador do OPAC. Os dados foram analisados antes, durante e depois da realização da tarefa, incluindo os objetivos, que descrevem o modelo mental dos usuários, a imagem da IHC, o grau de compatibilidade entre modelo e imagem, a demora no tempo de realização da tarefa, as dificuldades de usabilidade na realização da tarefa e a importância do modelo mental. Esta pesquisa foi desenvolvida com base no pressuposto de que havia uma discrepância entre o modelo mental e a imagem da IHC, os resultados confirmaram tanto as dificuldades no acesso e localização da informação, como no aprendizado e uso da imagem da IHC, levando a um aumento da carga de trabalho e insatisfação por parte dos usuários. São propostas recomendações para um modelo da imagem da IHC do OPAC centrado no usuário, adaptação da imagem da IHC ao modelo mental, avaliação comparativa e modelo da imagem, visando diminuir a discrepância existente entre modelo mental e a imagem
  Incluído em: 21/03/2011
  Este artigo faz uma reflexão sobre os aspectos práticos da gestão do conhecimento aplicados ao módulo de circulação do software de funções integradas Virtua/VTLS, implantado e utilizados pelas bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP, fazendo uma comparação e análise através de revisão de literatura em relação às atitudes e comportamentos dos bibliotecários, usuários deste novo sistema de empréstimo, visando a forma e operacionalização dos bibliotecários com as novas tecnologias.
  Incluído em: 08/05/2008
  Reflexões sobre a inserção da Arquivística no campo de estudos da gestão da qualidade. A partir de consulta à literatura sobre sistemas de gestão da qualidade, procura-se demonstrar a importância de estudos e pesquisas voltadas para o campo da informação e dos arquivos, aplicados em organizações que atuam buscando padrões de qualidade. São comentadas algumas normas referentes à gestão da qualidade e informação. Apresenta parte do universo das normas arquivísticas nacionais e internacionais, incluindo padrões de descrição de metadados.
  Incluído em: 08/05/2012
  Coloca os conceitos de inteligência social e coletiva no contexto da Sociedade da informação e do Conhecimento. Traça o desenvolvimento da inteligência econômica nos países e a aplicação da inteligência competitiva nas organizações. Defende que a ação conjunta do processo de gestão da informação e gestão do conhecimento, ambas em apoio às estratégia e missão organizacional, apresentam para o processo de tomada de decisão uma propriedade emergente que é a inteligência institucional.
  Incluído em: 06/06/2011
  Este trabalho é fruto de uma indagação a respeito das potencialidades teóricas e analíticas da incorporação de um referencial crítico da Economia Política do Conhecimento, subsidiário em parte da Economia Política da Comunicação e da Cultura, para o campo das Ciências da Informação. Trata-se de um primeiro resultado do que pretende ser um amplo programa de pesquisa e, nesse sentido, não se destina a dar uma resposta completa e articulada à referida indagação, mas antes reformulá-la em termos mais concretos, ligados a uma reflexão sobre a atual reestruturação produtiva, iniciada com a crise do longo período expansivo do pós-guerra, nos anos 70. Isto significa, em termos metodológicos, que será privilegiada aqui, após uma breve explicitação dos eixos da revisão de literatura ora em execução, a análise, fundamentada no marco teórico crítico referido, dos elementos do processo histórico concreto a partir dos quais poderão ser formuladas as hipóteses orientadoras do trabalho de pesquisa posterior. Num terceiro momento, à guisa de conclusão, poderá ser retomada a indagação originária, para explicitar os possíveis caminhos, derivados da discussão anterior, de uma crítica dos estudos sobre gestão do conhecimento, em voga hoje no campo das Ciências da Informação.
  Incluído em: 22/10/2008
  O avanço alcançado pelas tecnologias de comando e comunicação, atuais tecnologias de informação e comunicação alçaram a Humanidade numa condição jamais vista, modulando, inclusive, o sistema social, que tem na informação e no conhecimento os recursos que movem não somente a economia no planeta mas o cotidiano dos seres humanos. O trabalho visa aproximar os conceitos de sociedade da informação, regimes de informação, sistemas de informação e linguagens documentárias. Busca trabalhá-los em conjunto visando uma forma de, dentro da perspectiva dos regimes de informação, que são modos de produção informacional dominantes em um contexto social, dar uma contribuição aos gestores de informação. As tecnologias de informação e comunicação são vistas como os dispositivos de conectividade que aumentam a abrangência e alcance dos limites dos regimes de informação e também como parte da solução de problemas para os sistemas de informação. Argumenta que se entendemos os regimes de informação como ambientes onde convivem seres humanos e a informação, os sistemas de informação idealizados a partir da concepção dos regimes de informação atenderiam com melhor precisão às demandas informacionais.
  Incluído em: 26/06/2008
  "A literatura demonstra que as unidades de informação têm de assumir responsabilidades gerenciais na busca da qualidade e melhoria continua dos serviços e produtos para satisfação do usuário. Saber identificar os pontos críticos no ciclo de serviços, os problemas e conflitos em uma unidade de informação são hoje desafios impostos aos gestores. Este artigo aborda conceitos básicos para resolução de problemas e tomadas de decisão em unidades de informação. Faz uma reflexão de questões práticas e sociais sobre a qualidade e enfatiza a importância dos indicadores de qualidade na satisfação do usuário.
  Incluído em: 20/08/2008
31 a 40 de 117 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.