Categoria: Gestão da Informação
 
117 Site(s) nesta categoria           21 a 30 de 117

  As transformações em curso na produção e uso da informação vêm promovendo a emergência de novas possibilidades na gestão da informação arquivística, na configuração da arquivologia como campo de conhecimento e na atuação do arquivista. No plano internacional, estas tendências são identificadas em variadas escolas de pensamento arquivístico. Pesquisa realizada a partir de artigos publicados no Brasil, no período 1990-1995, sugere demandas para a ampliação e difusão do conhecimento na área, em consonância com as tendências observadas internacionalmente.
  Incluído em: 08/05/2012
  A resposta das nações industrializadas aos impactos da globalização e das mudanças tecnológicas tem sido a de buscar um alto nível de competitividade dentro e fora dos limites nacionais. As técnicas de inteligência (competitiva, econômica, tecnológica, social) estão entre os instrumentos utilizados pelos agentes estatais e privados na busca da competitividade, a partir da monitoração do ambiente em que o país ou a organização considerada esteja inserido. No presente estudo, parte-se da conceituação de inteligência, nas suas diversas manifestações e atividades, mencionam-se as estratégias das nações mais desenvolvidas no trabalho de inteligência econômica em apoio ao setor produtivo e propõe-se um serviço de monitoração com base em um conjunto de indicadores de competitividade dos estados brasileiros em ciência e tecnologia (C&T), a partir de dados produzidos pelo Sistema Estadual de Informação em C&T-Seict. O serviço proposto, base para um sistema integral de inteligência competitiva, tem como clientes prioritários as autoridades governamentais do Sistema Nacional de C&T e secundariamente está aberto a todos indivíduos e organizações públicas e privadas. Com o presente relatório, pretende-se apenas antecipar para os gestores dos sistemas estaduais de ciência e tecnologia o potencial de análise que o Seict oferece para a administração dos níveis de competitividade em C&T, via gestão do conhecimento e da informação, foco prioritário quando as autoridades brasileiras discutem as bases para transformação do país em uma sociedade da informação, centrada no conhecimento e na tecnologia.
  Incluído em: 30/06/2014
  Inicialmente, são explorados conceitos sobre o valor da informação, buscando responder às seguintes questões: a finalidade da informação para uma organização, a classificação de seus tipos de valor e o seu valor econômico. É apresentada uma análise sobre os níveis hierárquicos da informação no processo decisório de uma organização, que são os seguintes: dados, informação, conhecimento e inteligência. A seguir, é feita uma análise sobre o valor de um sistema de informação, baseando-se em uma equação metafórica composta dos seguintes fatores: portifólio de produtos e serviços, qualidade, custo e tempo de resposta. Por fim, são analisados aspectos relativos ao planejamento e à cadeia de valor de um sistema de informação.
  Incluído em: 30/06/2014
  Resumo: Los tres textos, preparados por el mismo autor, reúnen observaciones y experiencias con diferentes organizaciones atendidas por la CEPAL en temas de información. Los textos se han dispuesto en un secuencia que considera algunos problemas de la gestión del conocimiento que se plantean a "actores" que atienden misiones de crecientes grados de complejidad funcional. El primero examina, genéricamente, a la biblioteca como una de las organizaciones asociadas a la gestión del conocimiento y su posicionamiento (o, más propiamente, desposicionamiento) con relación al nuevo entorno de multimedialidad, hipertextualidad y ambiente de tele-trabajo a escala global que abre la Internet. Luego, en el segundo texto, se exploran aspectos de la gestión del conocimiento desde la perspectiva de todo un sistema de organizaciones asociadas a la gestión de conocimientos, en este caso, el de un sistema de bibliotecas que busca su integración al interior de una organización compleja, como es una universidad pública latinoamericana que atiende una población cercana a los 20000 educandos. El tercer texto, adopta una perspectiva aún más amplia, el de toda una organización gestora de conocimientos en su conjunto. Se predica allí acerca de la organización gestora de conocimientos por excelencia, la universidad. Se asume para ello la óptica de un rector, enfrentado a la presencia creciente, en la Red, de universidades virtuales. Un rector que empieza a sospechar que ya no está más en un "mercado" puramente nacional, y que además, deberá fortalecer la organización a su cargo hasta que sea capaz de resistir las duras pruebas de excelencia acordes con estándares internacionales, en todas las áreas substantivas y administrativas de la universidad.
  Incluído em: 21/05/2010
  Faz parte do senso comum entender que o processo de comunicação situa-se no próprio coração da ciência, visto que os cientistas necessitam divulgar suas pesquisas, para que os dados manipulados se transformem em informação, que por sua vez vai gerar conhecimento.
  Incluído em: 16/08/2008
  Analisa e descreve a atuação do profissional da Informação nos processos de Gestão do Conhecimento das empresas, com ênfase no mapeamento do conhecimento tácito e explícito das pessoas, buscando disponibilizar/compartilhar as informações mapeadas, por meio da Intranet, que é uma facilitadora, enquanto Tecnologia da Informação, do trabalho do profissional da Informação. Para atingir tal objetivo, os onceitos relativos ao tema foram aprofundados por meio de pesquisa e revisão bibliográfica nas literaturas nacional e internacional. Com a intenção de ilustrar a realidade, um estudo de caso é apresentado, o qual foi realizado no Knowledge Center da KPMG Auditores Independentes. Conclui-se que o Profissional da Informação tem potencial para liderar e administrar processos de mapeamento do conhecimento nas organizações, principalmente porque possui especializações inerentes à sua formação, no que concerne a localização, a organização, a estruturação e a disponibilização de dados e informações, que posteriormente são transformados em conhecimento. Outra conclusão positiva refere-se ao uso da Tecnologia da Informação, neste caso específico, a Intranet, como aliada no trabalho do bibliotecário. Faz-se, portanto, uma análise do perfil esperado deste profissional, relacionado-a a fatores comportamentais, técnicos e intelectuais.
  Incluído em: 29/06/2009
  Há uma grande expectativa acerca das aplicações da Tecnologia da Informação (TI), que possibilitam novas alternativas de estratégias de negócios e novas possibilidades para as organizações, como é o caso do “e-business”. Contudo, há também um grande questionamento sobre os reais ganhos advindos dos investimentos em TI. Um enfoque centrado unicamente na eficiência das aplicações de TI não permite responder estas questões. Para avaliar os impactos da TI nas operações e estratégias das organizações,é necessário que haja foco na sua eficácia, i.e., nos resultados advindos das aplicações da TI em relação aos objetivos, metas e requisitos destas 0rganizações. A eficácia deve ser mantida ao longo do tempo e,para este fim, é fundamental o conceito de Alinhamento Estratégico entre a TI e o negócio. O presente estudo apresenta uma análise comparativa dos diversos trabalhos que abordam o papel da TI nas organizações. Com base numa revisão bibliográfica elabora-se um quadro teórico que procura elucidar os principais pontos que transformam a TI numa real ferramenta de competitividade para as organizações.
  Incluído em: 28/03/2013
  Trata das ações preponderantes do Ministério das Comunicações no que se refere a serviços de telecomunicações. Apresenta o Programa Tele comunidade como importante instrumento na preparação da sociedade brasileira para a era digital. O Programa contempla as áreas de educação, saúde, bibliotecas e segurança pública, promove a conectividade de áreas remotas e de fronteiras de interesse estratégico e propicia, em particular, o acesso de portadores de deficiência física às novas tecnologias.
  Incluído em: 26/03/2013
  O armazenamento e a recuperação de informações incluem sua organização, classificação, proteção, difusão e transferência. O armazenamento e a recuperação dividem o mundo da experiência entre os movimentos de guardar e de tomar, inclusive sob um ponto de vista histórico e cultural. Sob a regência destes movimentos, podemos estudar qualquer coisa ligada à informação. Um conjunto de disciplinas interdependentes tratando especificamente do armazenamento e da recuperação de dados pode vir a compor um curso de Ciência da Informação capaz de tratar, de forma unificada, questões que variam da propriedade intelectual até os fundamentos da modelagem de dados.
  Incluído em: 05/05/2008
  O trabalho analisa o fluxo de informação nos Campi Rebouças e Nova América da Universidade Estácio de Sá. O objetivo deste trabalho é discutir as dificuldades, ruídos, os problemas e barreiras da comunicação da informação e seus efeitos no fluxo informacional numa organização voltada para o aprendizado. Duas questões levantadas pelo poeta americano T.S. Elliot retratam o viés deste trabalho: "Quanta informação perdemos devido à comunicação? e quanto conhecimento perdemos por causa da informação?" [1] A base teórica é da Ciência da Informação, mais especificamente os conceitos de informação de Barreto, de Relevância de Saracevic, os Sistemas de Recuperação e Disseminação Seletiva de Informação de Araújo, as Barreiras de Freire. O foco da Inteligência Competitiva está em destacar a questão da informação como um dos maiores ativos de estratégias no setor e, possivelmente, a ferramenta mais importante para ajudar os gestores da universidade a tomar decisões acadêmicas e administrativas à tempo e em tempo real. O modelo escolhido foi a Mandala Tibetana de Paul Carro adaptada na Mandala da Informação Universitária.
  Incluído em: 23/05/2010
21 a 30 de 117 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.