Categoria: Gestão da Informação
 
117 Site(s) nesta categoria           111 a 117 de 117

  Este artigo aborda a mudança no paradigma organizacional no que tange a gestão do conhecimento. O que antes poderia ser ignorado pelos gestores passou a ser um tema emergente passando a ocupar um papel central no que se refere a competitividade em face ao mercado globalizado, aonde o tempo de resposta ao mercado tem que ser cada vez mais rápido. Durante muito tempo as informações que circulavam através dos diversos níveis das organizações possuíam uma importância discreta, podendo ser ignoradas e desprezadas. Todavia, com o advento da era da informação as comunicações configuram-se como flexíveis, dinâmicas, velozes, diretas e em tempo real (CHIAVENATO, 2004) e transformaram-se drasticamente os conceitos de tempo e espaço. Nesse cenário, percebeu-se que as informações podem converter-se em conhecimento e, de acordo com DRUCKER (1999) o capital e os bens materiais deixaram de ser o recurso fundamental nas organizações ascendendo assim o conhecimento como ativo estratégico capaz de garantir às organizações respostas de forma rápida e eficientes ao mercado globalizado cada vez mais competitivo. Dessa forma, é pertinente fomentar discussões em relação ao tema gestão eficiente do conhecimento nas organizações que tem sua importância elevada a cada momento.
  Incluído em: 29/04/2013
  O gerenciamento das cadeias de suprimentos vem sendo apontado como uma alternativa de competitividade. Parte significante desta atividade é composta pelo gerenciamento das informações e de seu fluxo entre as empresas que compõem a cadeia. No estudo e pesquisa destas cadeias, existe uma predominância das empresas de manufatura, em detrimento às de prestação de serviços. O objetivo deste artigo é propor um framework para o gerenciamento do fluxo de informações neste tipo de empresas. Isto é feito com base em um levantamento bibliográfico sobre a gestão de informações em cadeias de suprimento e em empresas de serviço. A partir das premissas encontradas na literatura é proposto então um modelo para gerenciamento de informações em empresas de prestação de serviços
  Incluído em: 18/01/2013
  O artigo pretende estabelecer uma interligação entre o modelo de funcionamento dos arquivos audiovisuais e sonoros e a diferente legislação produzida nos últimos anos em Portugal. Ao longo do texto, é analisada a principal legislação que regula o sector televisivo e radiofónico, encontrando se referências ao papel do arquivo na gestão da informação e conservação do espólio histórico. Nessa perspectiva é focado o papel Código de Direitos de Autor e Direitos Conexos como principal instrumento jurídico no acesso aos registos sonoros e audiovisuais arquivados, sendo definido principais condicionalismos dessas instituições na utilização desse diploma legal. No final do artigo é mencionado algumas sugestões para a alteração do panorama legal que optimize o funcionamento destas organizações.
  Incluído em: 18/01/2013
  Apresenta a Sociedade do Conhecimento tendo como ponto de partida a intensificação dos fluxos informacionais, que integram atividades de coleta, armazenamento, troca e uso da informação. São consideradas as alterações dos lugares e das relações que se estabelecem entre emissor e receptor como ponto essencial das relações comunicativas. As ferramentas de comunicação e de informação contemporâneas, que experimentam desenvolvimento acelerado, exercitam funções de produção e consumo de informação e conhecimento. Neste sentido, tem-se que o documento é fonte de informação, insumo essencial para a geração de conhecimentos. Enfatiza-se que o aumento exacerbado das publicações, propiciado pela invenção da imprensa, trouxe problemas quanto ao acesso e recuperação de tais materiais. Assim, relatam-se algumas técnicas que intentaram sanar este problema, ressaltando os estudos de Paul Otlet e a Documentação. Relações conceituais e funcionais entre informação, conhecimento e documentação são traçadas com o intuito de evidenciar sua função social. Os registros da cultura (documentos intencionais ou não) são concebidos como bem comum, cujo compartilhamento e uso encontram-se potencializados pela tecnologia, especialmente pela convergência dos meios. De forma genérica, o processo de produção, circulação e consumo do bem cultural se vale de um sistema que contempla regras distributivas e contextualizadoras. A Ciência da Informação enfrenta a complexa tarefa de transformar bens posicionais em bens públicos e democráticos.
  Incluído em: 10/12/2012
  O desenvolvimento de uma metodologia para avaliar a qualidade dos serviços prestados pode auxiliar os gestores na análise e interpretação dos processos desempenhados em suas atividades de trabalho. A gestão eficiente de serviços em unidades de informação requer instrumentos que possibilitem o planejamento adequado de processos e serviços
  Incluído em: 08/04/2014
  Introdução: O uso dos meios de comunicação de massa, das tecnologias digitais e da rede Internet, transformaram o cotidiano dos seres humanos. Com a popularização desses recursos, passamos a utilizar os meios de comunicação disponíveis para compartilhar informações, tanto no ambiente real quanto no espaço virtual, lidando com aspectos de produção e comunicação da informação, questões essas que dizem respeito à temática da gestão da informação. Objetivo: Analisar o Blog de Olho na CI na perspectiva da gestão da informação e dos estudos acerca dos agregados de informação. Metodologia: Realizou-se um levantamento documental na literatura em Ciência da Informação sobre os estudos desenvolvidos acerca dos agregados de informação. Assim, analisamos o Blog De Olho na CI nesta perspectiva, alinhada as pesquisas de gestão da informação desenvolvidas na Ciência da Informação. Resultados: Conforme a pesquisa, o Blog De Olho na CI atua como um agregado de informação, cumprindo as duas funções indicadas pela literatura: produção e transferência de informação. Conclusões: A informação é um ponto central entre Política e Gestão no ambiente governamental, institucional ou virtual, considerando as iniciativas em prol ao acesso livre à informação e ao uso de softwares livres. O blog De olho na CI é uma dessas iniciativas, um agregado de informações onde as funções produção e transferência da informação se harmonizam e criam oportunidades de compartilhamento de novas informações. Num ciclo virtuoso de busca, produção e distribuição da matéria-prima mais importante na sociedade contemporânea: a informação.
  Incluído em: 11/04/2014
  Trata-se do relato de uma experiência de Gestão por processos, realizada no ano de 2009 no Sistema Embrapa de Bibliotecas (SEB), na qual a visibilidade da biblioteca especializada foi questionada frente às funcionalidades da internet. Faz uma breve menção ao legado da biblioteca, defendendo que o problema da visibilidade pode ser relacionado à construção conceitua l da biblioteca como guardadora de livros, em detrimento de sua função na atualidade das redes de informação. Fundamenta-se nas Cinco Leis da Biblioteconomia (CLBs) para identificar os segmentos dos processos realizados na biblioteca. Usou a metodologia Análise e Melhoria de Processos-AMPEMBRAPA para avaliar e indicar processos a serem melhorados na instituição. Mostra proposta de melhorias para o processo de organização do conhecimento e recuperação da informação, concluindo que a visibilidade da biblioteca está condicionada ao reconhecimento de que os serviços e a informação encontram-se disponíveis na rede, mas todos os processos necessários para tal disponibilidade são realizados por pessoas na biblioteca enquanto espaço físico localizado.
  Incluído em: 12/09/2014
111 a 117 de 117

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.