Categoria: Gestão da Informação
 
117 Site(s) nesta categoria           101 a 110 de 117

  O artigo aborda por meio de uma revisão de literatura quais ferramentas Web 2.0 podem ser utilizadas na criação de conhecimento para que as organizações busquem a Inteligência Coletiva por meio da aprendizagem organizacional, enfatizando o uso dos blogs e wikis neste processo. Também analisa como ocorre a gestão da informação e do conhecimento no ambiente 2.0 durante o processo de criação de conhecimento por meio das ferramentas Web 2.0. Conclui que a criação e o compartilhamento de conhecimento por meio das ferramentas Web 2.0 requerem dos profissionais da informação novas posturas, novas habilidades e novas competências para que possam auxiliar a organização na busca da Inteligência Coletiva para que ela se torne mais competitiva.
  Incluído em: 06/06/2014
  Enfatiza o uso do hipertexto eletrônico, a Teoria do Caos e a Gestão da Informação como ferramenta na coleta de informações nas organizações públicas. Resgata a história do hipertexto até chegar ao hipertexto eletrônico. Apresenta definições teóricas acerca da Teoria do Caos e suas implicações para complementar com a definição de Gestão da Informação. Conclui destacando a interrelação entre hipertexto e Teoria do Caos nas organizações públicas. Diferencia as técnicas em um processo de coleta caótica da informação e constata como essas técnicas mediam um processo de crescimento e desenvolvimento na Gestão da Informação.
  Incluído em: 01/07/2011
  Estudos sobre gestão de conhecimento (GC) e gestão da informação (GI) vêm sendo apresentados em profusão na literatura. Diversas discussões emergem a respeito das principais divergências e convergências destes conceitos, mas na prática a distinção ainda é bastante confusa. Desta forma, a proposta deste estudo é identificar as principais características de GC e de GI, por meio da literatura e pela análise de estudos de caso de empresas brasileiras apresentados no livro Gestão do Conhecimento no Brasil, organizado por Angeloni (2008). Os resultados demonstram e exemplificam a adoção de várias práticas de gestão como: lista de discussões, universidade corporativa, compartilhamento de conhecimento e experiências, entre outras, que em alguns casos culminaram na Gestão do Conhecimento.
  Incluído em: 09/05/2011
  Estudos sobre gestão de conhecimento (GC) e gestão da informação (GI) vêm sendo apresentados em profusão na literatura. Diversas discussões emergem a respeito das principais divergências e convergências destes conceitos, mas na prática a distinção ainda é bastante confusa. Desta forma, a proposta deste estudo é identificar as principais características de GC e de GI, por meio da literatura e pela análise de estudos de caso de empresas brasileiras apresentados no livro Gestão do Conhecimento no Brasil, organizado por Angeloni (2008). Os resultados demonstram e exemplificam a adoção de várias práticas de gestão como: lista de discussões, universidade corporativa, compartilhamento de conhecimento e experiências, entre outras, que em alguns casos culminaram na Gestão do Conhecimento.
  Incluído em: 12/06/2014
  O presente artigo apresenta um relato de experiência de Estágio Curricular, vinculado ao Programa de Extensão “Biblioteca Pública de Santa Catarina: um Modelo de Gestão”, realizado na Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC). O Estágio centrou-se no estudo da estrutura organizacional e do arranjo físico dos diversos setores, com o objetivo de apresentar recomendações práticas para a melhoria do layout da Biblioteca. A BPSC tem como função social oferecer condições de acesso à informação e ao conhecimento à sociedade, em especial à sociedade catarinense. Nesse sentido a mudança no layout da BPSC pode provocar efeitos sobre a produtividade, conforto e segurança dos funcionários e assim facilitar o fluxo de informações e materiais, garantindo a satisfação do usuário.
  Incluído em: 15/05/2011
  Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever o projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED/UDESC intitulado “Representação Descritiva e temática dos estoques da BPSC” integrado ao Programa de Extensão “Biblioteca Pública de Santa Catarina – um modelo de gestão.” O Programa teve inicio em setembro de 2009, o projeto do processamento técnico começou em setembro de 2009.
  Incluído em: 09/05/2011
  A explosão informacional implica numa reavaliação dos mecanismos cognitivos do homem. As ricas cognições geradas mal podem ser identificadas ou descritas por meio de palavras. Zaltman Metaphor Elicitation Technique (ZMET) é uma técnica utilizada pelo marketing para investigar os modelos mentais que conduzem o pensamento e o comportamento do consumidor, e caracteriza estes modelos a fim acessar os consumidores por meio de metáforas. A técnica é utilizada comercialmente por grandes corporações e é promissora no campo da informação e do conhecimento. O objetivo deste artigo é aferir seu desenvolvimento científico e sua aplicação multidisciplinar. Com base em estudos bibliométricos, identificou os países de procedência, a produção anual e as áreas de pesquisa. Por fim, conclui-se que a aplicação do Zaltman Metaphor Elicitation Technique aponta novos rumos para pesquisas em áreas que necessitam da compreensão cognitiva de indivíduos para se desenvolverem.
  Incluído em: 05/12/2012
  Este artigo faz uma revisão na legislação vigente que aborde temas relacionados com gestão da segurança da informação até Julho de 2012, aplicadas aos órgãos do Governo Federal. Além de uma reflexão dos possíveis impactos provocados pela Lei no. 12.527, promulgada em novembro de 2011, nas normas e decretos em vigor. O objetivo é que esta revisão venha contribuir para futuras pesquisas sobre o tema na área da Ciência da Informação. Foi verificado na redação dos documentos analisados que termos foram utilizados com definições diferentes. Especificamente na redação do Decreto no.4.553 e da Lei no.12.527, apesar de uma Lei se sobrepor a um Decreto, manter textos em documentos normativos oficiais com redações distintas pode gerar confusões ou abrir margens a diferentes interpretações. Também foram constatadas divergências nos prazos e procedimentos para classificação da informação.
  Incluído em: 21/01/2013
  O artigo estabelece uma contextualização das condições de funcionamento dos Arquivos Audiovisuais, recorrendo para o efeito à interpretação dos resultados obtidos no estudo de amostragem quantitativa. O referido estudo envolveu 43 Instituições de natureza e dimensão diferenciada, de âmbito nacional e externo, desde a inquirição de órgãos de comunicação a entidades de cariz cultural. A análise do objeto de estudo constatou uma variedade de linhas orientadoras na gestão de preservação da informação assim como caraterizou intrinsecamente a tipologia dos acervos documentais de cada arquivo. A recolha dos dados permitiu desta forma construir uma visão geral sobre o modelo de funcionamento de cada organização inquirida no referido estudo.
  Incluído em: 01/05/2013
  O desenvolvimento sócioeconômico baseado no conhecimento científico e tecnológico depende de planejamento e investimentos para realizar-se de forma sustentável e efetiva. Tal desenvolvimento depende especialmente, se não mais, das políticas e da forma como o conhecimento é disseminado, e para isso, a criação de canais de disseminação é algo indispensável nesse contexto. No Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED, os discentes e docentes dos cursos de graduação e pós-graduação, bem como seus egressos, tem demandas reprimidas para a disponibilização e acesso de sua produção técnica e científica de maneira consolidada (relatórios, mapas, artigos, entre outros). Assim, foi criado o Programa de Extensão ‘Memória Científica da FAED’, numa parceria interdepartamental que objetivou, entre outras ações, implantar um Repositório Temático de Documentos Digitais usando DSpace (http://www.labtecgc.udesc.br:8081/memorial/), oferecendo um Serviço de acesso a Documentos da produção técnica e científica para a comunidade acadêmica, tanto da FAED como ao público externo. Metodologicamente, é um projeto com caráter de inovação tecnológica, pois converge tecnologias pesquisadas no LabTecGCI – FAED, o conhecimento teórico-metodológico e prático relacionado à criação de Repositórios Institucionais aplicados nas práticas de ensino e pesquisa pelos integrantes do Projeto e a implantação das políticas para disseminação da produção científica da FAED. Com essa experiência, foi possível consolidar conhecimento tecnológico sobre o uso da plataforma DSpace como recurso para criação do Repositório, e também, acerca da prática de trabalho de uma equipe multidisciplinar na sua realização.
  Incluído em: 05/05/2012
101 a 110 de 117 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.