Categoria: Gestão da Informação
 
117 Site(s) nesta categoria           11 a 20 de 117

  O presente artigo é baseado em uma pesquisa bibliográfica que aborda a importância do conhecimento no ambiente organizacional. Mostra como a vivência laboral pode ser melhorada através da informação e como o gestor de pessoas se coloca no contexto da organização do conhecimento e disseminação informacional. Destaca a função das unidades de informação inseridas nas empresas.
  Incluído em: 06/06/2011
  O objetivo do estudo foi apresentar a utilização da filosofia de arquivos abertos, aliada aos instrumentos de gestão da qualidade, PDCA e 5S, como um dos pilares para a gestão da segurança e saúde no trabalho (SST). O método de pesquisa se constituiu no levantamento bibliográfico, juntamente com uma sessão de entrevistas com 23 profissionais ligados à gestão da SST, que permitiu o delineamento do grau de acesso e a percepção destes sobre a informação científica. A análise qualitativa e quantitativa dos questionários apontou a iniciativa de arquivos abertos, por meio da utilização de repositórios digitais de informações, como um instrumento de apoio à gestão da segurança e saúde no trabalho, bem como identificou a necessidade do desenvolvimento de políticas de incentivo à geração e compartilhamento do capital intelectual entre a comunidade em questão encorajando a construção de um repositório digital na área de SST, visando sobretudo à preservação da integridade física e mental do trabalhador. Constatou-se que a carência de informações disponíveis na área em questão ainda é uma barreira para a gestão do conhecimento organizacional, no sentido de promover o desenvolvimento do trabalho seguro e saudável nas organizações.
  Incluído em: 17/08/2010
  Propõe a análise do perfil das Unidades de Informação e os seus profissionais, avaliados conforme requisitos da norma série NBR ISO 9000/94 e modelo baseado no PNQ, para melhoria no atendimento ao cliente na indústria.
  Incluído em: 31/10/2007
  A comunicação científica e tecnológica corresponde às atividades ligadas à disseminação e uso da informação, desde o início de uma pesquisa até o seu reconhecimento pelos pares. O processo de comunicação ocorre por meio dos canais: formais (publicações com divulgação mais ampla, como periódicos e livros) e informais (comunicações de caráter mais pessoal e a literatura cinzenta). O avanço das tecnologias da informação, principalmente a partir da década de 80, trouxe inúmeras modificações no fluxo da comunicação científica, em que, até então, predominava a literatura científica impressa, como: mudanças nos canais formais e informais e o surgimento de novas formas de comunicação (correio eletrônico, listas de discussão e videoconferências).
  Incluído em: 23/10/2010
  A Informação assume, hoje em dia, uma importância crescente. Ela torna-se fundamental a nível da empresa na descoberta e introdução de novas tecnologias, exploração das oportunidades de investimento e ainda na planificação de toda a atividade industrial. A gestão de Sistemas de Informação e a sua inserção na estratégia empresarial são um fator chave na criação de valor acrescentado e das vantagens competitivas para a empresa. Se, por um lado, ajudam a detectar novas oportunidades e criar vantagens competitivas, por outro, ajudam a defendê-la de ameaças provenientes da concorrência.
  Incluído em: 02/05/2011
  Principais aspectos, problemas e barreiras existentes no processo de transferencia da informação. Métodos utilizados para equacionar a problemática, com vistas à soluções adequadas.O valor da informação como fator de desenvolvimento econômico, social, cientifico e tecnológico. O papel das bibliotecas no processo de transferência da informação.
  Incluído em: 11/04/2011
  Gestão da Qualidade — evolução das técnicas de administração empresarial — contém diferentes abordagens, dando origem a três escolas distintas: americana, japonesa e europeia. A primeira, liderada por Juran, sofre ainda influência do Taylorismo; a segunda é baseada nos princípios de Doming, em métodos estatísticos e sobretudo na valorização do ser humano; a terceira é calcada na norma ISO 9000, considerada atualmente como padrão de referência para a qualidade. Da mesma forma que as empresas estão buscando a qualidade de seus produtos e serviços, implantando uma gerência inovadora, empreendedora e competitiva, os serviços de informação devem adequar-se às novas perspectivas exigidas pelas empresas. Este trabalho, fruto de capítulo de tese em desenvolvimento, é revisão da literatura inicial sobre o assunto, destacando-se aplicabilidade nos serviços de informação da filosofia de Deming e de seus princípios conhecidos como os "14 pontos", esperando contribuir para a criação de uma base teórica nesse tema.
  Incluído em: 19/08/2009
  Nenhuma tecnologia figura como corpus autônomo. Ao contrário, tanto ciência como tecnologia emergem da sociedade e nela são aplicadas, incorporando o dinamismo inerente aos processos sociais. No caso específico das "Novas Tecnologias de Comunicação (NTC)", face à posição da mídia como elemento decisivo na produção de discursos e conhecimentos, estas sempre desencadearam novas formas de relações sociais e práticas culturais. Objetiva-se, pois, discutir os impactos sociais advindos das NTC, dentro de uma visão panorâmica e interdisciplinar, a partir de referencial teórico isento de postura de simples aceitação ou condenação. Dentre tais impactos, destacam-se a consolidação do setor quaternário da economia; a emergência de um espaço mass-mediático transnacional; novas formas de organização e relações de trabalho e a intensificação do consumo.
  Incluído em: 11/07/2014
  Este artigo é uma revisão de literatura que aborda questões relativas ao paradigma da sociedade do conhecimento e a informação como agente de profundas transformações no ambiente organizacional pela consolidação de produtos, serviços e sistemas de informação. Apresenta as características da sociedade do conhecimento que afetam diretamente às empresas, hoje interpretadas como organismos sociais inteligentes, bem como aos tomadores de decisão, que precisam lidar com um ambiente cada dia mais instável . Aborda ainda o papel da informação como agente detonador de mudanças na economia, na política, no processo produtivo e até nas relações de trabalho, o que tem imposto às empresas a necessidade de maior organização, competência e agilidade decisória. Em vista disso, o processo decisório é apresentado a partir de suas etapas básicas, enfatizando-se sua característica de fenômeno essencialmente informacional. Discute-se também o comportamento dos tomadores de decisão frente a situações de incerteza, nas quais se torna imprescindível o acesso à informação de forma rápida e precisa, requisitos esses essenciais ao que se denomina “inteligência empresarial”. Finalizando, apresenta-se uma estrutura de funcionamento dos serviços de inteligência empresarial, ressaltando-se ser essencial o conhecimento das necessidades de informação dos tomadores de decisão, no sentido de se planejar e implementar produtos, serviços e sistemas de informação em consonância com o ambiente organizacional.
  Incluído em: 22/10/2008
  O principal objetivo deste artigo é propor um modelo para sistemas de gerenciamento da informação baseado em técnicas de inteligência artificial. O modelo propõe uma arquitetura de sistema especialista para gerenciamento da informação, sugerindo a utilização de um analisador semântico embutido na interface do usuário final. A abordagem enfatiza a dificuldade em se obter informações com precisão e qualidade, para apoiar tomadores de decisões, e a necessidade de prover os usuários finais com mecanismos, poderosos, capazes de analisar, selecionar e direcionar-lhes informações, de acordo com as necessidades e urgências de cada um.
  Incluído em: 05/03/2009
11 a 20 de 117 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.