Categoria: Recuperação de Informação Especializada
 
35 Site(s) nesta categoria           21 a 30 de 35

  tem-se por objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da linguagem documentária DeCS, visando melhor representatividade terminológica na área da Fonoaudiologia brasileira como fator determinante para o desenvolvimento de pesquisas científicas de qualidade. A abordagem metodológica empregada foi à qualitativa-cognitiva, tendo sido a técnica do protocolo verbal aplicada em pesquisadores (sujeitos) do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), representantes das quatro especialidades formadoras da área: Linguagem, Audiologia, Voz e Motricidade Oral para a realização da coleta de dados.
  Incluído em: 05/10/2008
  Este trabalho aborda o registro e a recuperação de imagens no contexto de sistemas informáticos. Levanta os aspectos de transferência da informação contida na imagem para a representação verbal e a maneira como os padrões da web semântica podem ser usados para indexar e recuperar fotografias. Ontologias são usadas como um tesauro com a finalidade de auxiliar o indexador no processo de seleção de conceitos para indexar fotografias; além disso, as ontologias são usadas no mecanismo de recuperação como alternativa ao paradigma de recuperação de imagens com base em palavras-chave. Enfoca a indexação e a recuperação de imagens sob o ponto de vista da transformação da informação da imagem, que ocorre desde o momento da transposição da informação imagética para a informação verbal até o momento da busca pelo usuário final através de um sistema de busca de informações de imagens fotográficas. Uma ferramenta de busca de imagens foi construída, com base nas reflexões propostas e desenvolvidas
  Incluído em: 03/09/2012
  Este artigo apresenta um estudo comparativo das distintas estratégias e técnicas de processamento da linguagem natural mais ultilizadas na atualidade, onde aborda a área da Recuperação da informação Geográfica.
  Incluído em: 21/08/2009
  O presente trabalho pretende discutir a relação entre informação e arqueologia dentro da esfera do registro e recuperação da informação, eespecial relacionada às ações de preservação deste patrimônio em particular. Considerando que a ação de preservação, para sua efetividade, além da instância legal, deve partir da publicização das informações produzidas no meio acadêmico junto às comunidades de entorno deste patrimônio, aproximando estes registros da cotidianidade dos grupos que os cercam, como pode ser visto no Piauí, em função do Parque da Serra da Capivara.
  Incluído em: 26/04/2011
  Neste trabalho é mostrada a relação existente entre processos de degradação ambiental que ocorrem em diferentes ambientes geográficos com a incidência da Doença de Chagas nos municípios de Abaetetuba, Barcarena e Bragança,no período de 2000 a 2006. Para tal foi feita uma caracterização ambiental dos diversos tipos de vegetação que serviram para a análise da distribuição espacial dos ecótopos, utilizando um modelo de classificação neural de ima-gens de satélite. Após inter-relacionar os dados ambientais socioeconômicos e epidemiológicos com coordenadas geográficas, foi observada a existência de uma dependência espacial entre os mesmos. Opresente trabalho foi considerado satisfatório face aos objetivos preconizados.
  Incluído em: 13/03/2009
  A crescente inserção de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) nos serviços de informação aponta para a necessidade de adotar novas formas de gestão do conhecimento e da informação. Ao propor a implementação de um repositório institucional que atenda às exigências para conservação e disseminação da informação de diferentes materiais digitais, a Biblioteca Goiandira do Couto, torna-se a responsável pela divulgação acadêmica produzida pelos cursos da Polícia Militar do Estado de Goiás.
  Incluído em: 12/11/2009
  Consiste em revisão de literatura com o objetivo de traçar um panorama quanto à aplicação de princípios, práticas e metodologias de desenvolvimento e gerenciamento de coleções, utilizados normalmente em bibliotecas, para construção de repositórios, independentemente do seu tipo, visto que há uma carência de estudos nessa área, tanto no Brasil quanto no exterior. O estudo aborda os repositórios institucionais de maneira ampla, incluindo tanto os provedores de dados quanto os de serviços. Reflete sobre os aspectos pertinentes ao desenvolvimento de coleções, tais como a definição do escopo da coleção, a elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções, aspectos relacionados aos direitos e propriedade intelectual, tipos de input e output dos quais deverão derivar os metadados. Apresenta parâmetros a serem considerados quanto a sustentabilidade e avaliação dos diretórios
  Incluído em: 23/09/2008
  Esta pesquisa avalia como os Tribunais brasileiros vêm tratando edisponibilizando as informações de valor histórico em seus sítios. É crescente aadesão desses Tribunais às tecnologias da informação, principalmente à Internet,adaptando seus produtos e serviços tradicionais à rede e criando novaspossibilidades de acesso à informação. Num primeiro momento, busca destacarexemplos de projetos de criação de espaços de memória de alguns Tribunais,destacando suas características mais significativas. O universo da pesquisa éconstituído pelos sítios dos Tribunais Superiores (Supremo Tribunal Federal,Superior Tribunal de Justiça, Superior Tribunal Militar, Tribunal Superior Eleitoral eTribunal Superior do Trabalho) e dos 27 Tribunais de Justiça de todos os estadose do Distrito Federal. Inicialmente, identifica os sítios dos Tribunais através dosmecanismos de busca disponíveis na Internet, as unidades de informaçãodisponíveis nesses sítios e o tipo de informação disponibilizada (principalmente ainformação com valor histórico). Posteriormente, essas informações sãoanalisadas e avaliadas, por meio de uma planilha em forma de checklist, com asseguintes funções propostas por Amaral & Guimarães (2002a): informacional,promocional, instrucional, referencial, de pesquisa e de comunicação, adaptadasa cada tipo de unidade de informação (Arquivo, Biblioteca, Museu e outrasunidades depositárias de informação) dos Tribunais, representadas na rede. Ossítios são analisados conforme as seguintes categorias: folheto eletrônico,unidade de informação no mundo virtual ou unidade de informação realmenteinterativa. Os resultados revelam que, principalmente em relação à informação decaráter histórico, os Tribunais brasileiros utilizam seus sítios basicamente comoum folder institucional de seus serviços, produtos e informações gerais sobre ainstituição, sendo que eles ainda não possuem um papel fundamental naconsolidação dos objetivos da justiça junto à sociedade, além da falta de apoio àpesquisa histórica. Percebe-se ainda que o interesse no desenvolvimento dasnovas tecnologias da informação, a serviço das atividades dos Tribunaisdestinadas aos usuários, é crescente, permitindo uma maior interatividade e umrápido acesso aos serviços da justiça por parte dos cidadãos.
  Incluído em: 22/05/2009
  As Imagens digitais sofreram um aumento exponencial de seu número em nossa contemporaneidade e não se tem a disposição um sistema específico para a descrição e recuperação de imagens que contemple a lógica de descrição da Biblioteconomia e que obedeça as normas de autoria e de utilização de imagens. A ausência de um padrão de descrição ocasiona uma dificuldade no processo de busca, de acesso e de recuperação de recursos informacionais, no caso recursos imagéticos, interferindo no seu uso e reuso. O projeto se caracteriza por buscar na disciplina de catalogação, e nas regras internacionais para a descrição bibliográfica, orientações para a construção de formas de representação para a imagem digital. O estudo será descritivo-exploratório. A metodologia orienta-se pela pesquisa documental e empírica. Esperam-se como resultados encontrar no uso das tecnologias de informação e comunicação instrumentos importantes para a construção de um esquema de descrição imagens digitais, que contemple a lógica descritiva já definida na área para os recursos informacionais tradicionais.
  Incluído em: 08/10/2012
  Objetiva analisar a recuperação da informação em catálogo on-line de biblioteca universitária, por meio da observação da entrada de dados realizada em formato MARC 21. A metodologia inclui revisão bibliográfica que conceitua e caracteriza regras de catalogação e formatos de registro bibliográfico,apresentando o papel de ambos e de outras variáveis nos resultados da recuperação da informação. Inclui também análise dos resultados de duas buscas realizadas no catálogo geral de bibliotecas da Universidade de São Paulo. Esta análise demonstra que, uma tarefa que parece ser simples como a busca em catálogos, pode apresentar problemas aos usuários. Conclui que os bibliotecários e auxiliares envolvidos na prática da catalogação devem possuir domínio sobre os processos e instrumentos de tratamento da informação da unidade de trabalho em que atuam,domínio esse que implica em capacidade investigativa, interpretativa e de tomada de decisão.
  Incluído em: 04/10/2012
21 a 30 de 35 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.