Categoria: Recuperação de Informação Especializada
 
35 Site(s) nesta categoria           11 a 20 de 35

  El crecimiento de internet ha obligado a que las agencias de distribución de imágenes comercialicen sus fondos en la Red. Se evalúan en este artículo los sistemas de gestión de derechos de autor y de recuperación de imágenes desarrollados o puestos al servicio de los principales bancos de imágenes digitales, ofreciéndose también una valoración del estado de la cuestión en España. En la descripción de los sistemas de recuperación se han tenido en cuenta tanto criterios relacionados con un análisis conceptual como aquellos basados en los elementos intrínsecos de la imagen.
  Incluído em: 03/12/2012
  A preocupação central deste trabalho é a Análise Documentária que se faz de imagens fotográficas, estejam elas depositadas em acervos institucionais, agências ou bancos de imagens. Ainda que existam métodos e técnicas associados a este tipo de análise e mesmo que se pergunte quem está na fotografia, o que foi registrado, onde, quando e como, muitas vezes há falhas ou lacunas nas respostas. Por seu conteúdo histórico e valor informacional, o documento fotográfico requer cuidados especiais e um olhar especializado. A descrição e a extração de unidades de indexação (descritores ou palavras-chave) de uma fotografia demandam regras e métodos específicos. A metodologia proposta direciona a análise para o caráter indicial do documento fotográfico, bem como para a função e a importância do referente na determinação da indicialidade. Propomos esta ferramenta enquanto auxiliar do processo de análise da informação fotográfica pois podemos analisar a fotografia em termos de sua recepção, já que o tratamento e a recuperação da informação imagética são questões igualmente relevantes. Outrossim, por não perder de vista o referencial teórico da Documentação, apresentamos aproximações relativas ao conteúdo genérico, ao conteúdo específico e ao significado das imagens fotográficas. Nesta perspectiva, de maneira mais conclusiva, observamos qual a forma utilizada por estes conteúdos e este significado para se manifestarem: a Dimensão Expressiva da imagem fotográfica. Em parte reservada à recuperação da informação visual e à recepção de fotografias, apresentamos o cruzamento entre alguns critérios que o usuário pode lançar mão para escolher uma entre várias imagens segundo o uso que irá fazer dela. Além da análise do referencial teórico referente ao tema proposto, um outro procedimento que se adotou foi a observação da atual situação da Análise Documentária de Imagens Fotográficas em alguns acervos brasileiros e de como se comporta a nossa proposta dentro de alguns exemplos criados.
  Incluído em: 15/10/2012
  Contextualiza a produção científica como um vetor importante para consolidação do conhecimento nas áreas de saber, sendo a universidade o “locus” por excelência onde essa produção é gerada, advinda das pesquisas e estudos desenvolvidos no meio acadêmico nos seus vários campos. A comunicação desses produtos sendo realizada através de canais formais, como os periódicos e outros veículos publicados por editoras comerciais e por canais informais, como trabalhos em eventos e outros, também conhecidos como literatura cinzenta. Define a literatura cinzenta e percorre alguns trabalhos nessa temática no Brasil, enfatizando um tipo específico, os anais de eventos. Faz um retrospecto de iniciativas existentes, com o uso de tecnologias de informação e da Internet, para garantir o acesso às informações constantes nos anais de eventos. Analisa o SIGLE, no exterior, e as bases de dados on-line de Eventos do IBICT e a de Anais do CIN/CNEN, além do Programa de implantação da Biblioteca Digital Brasileira do IBICT/Prossiga. Questiona como saber quais os trabalhos apresentados em determinado evento. Constata a dificuldade, no momento, das bibliotecas universitárias em recuperar essa informação, por falta de acesso aos trabalhos divulgados nos anais de eventos. Analisa os empecilhos e propõe alternativas locais para cobrir as lacunas na prestação desse tipo de serviço de recuperação da informação.
  Incluído em: 01/05/2008
  Sistemas de Recuperação de Informação Baseados em Conteúdo têm recebido muita atenção da comunidade acadêmica e comercial nos últimos anos por possibilitarem consultas em grandes bases de dados de imagens e recuperar informação visual levando em consideração o conteúdo das imagens. Este trabalho apresenta uma visão geral da Recuperação de Informação, com ênfase à Recuperação de Informação Visual pelo Conteúdo Cromático, apresenta também a implementação de uma técnica para recuperação de informação com base na média de cores de uma imagem. O desempenho desta técnica é avaliado utilizando-se as métricas de precisão (precision) e recuperação (recall), com o propósito de se obter conhecimento quanto ao grau de habilidade do sistema em recuperar informações visuais relevantes.
  Incluído em: 02/11/2012
  O artigo tem o objetivo de aprofundar questões teóricas e conceituais que fundamentam a concepção de sistema de classificação facetada e o tesauro. Apresenta aspectos teóricos referentes aos meios utilizados para organização e recuperação da informação. Os sistemas para organização do conhecimento incluem uma variedade de esquemas para organizar, gerenciar e recuperar a informação, existindo vários tipos de sistemas. Dentre eles, podemos citar sistemas de classificação, tesauro, cabeçalhos de assuntos, ontologia, glossários e dicionários. Descrevem-se princípios, natureza e tipos de sistemas de classificação, com especial ênfase aos sistemas de classificação facetada e o tesauro.
  Incluído em: 24/03/2010
  Recuperação de imagens baseado em conteúdo (RIBC) tem sido uma área de pesqui-sa intensamente estudada no campo da visão computacional nos últimos 10 anos. Na medicina, imagens,especialmente imagens digitais, são produzidas numa quan-tidade crescente e usadas tanto no diagnóstico quanto em terapias de tratame-nto de doenças.
  Incluído em: 20/03/2009
  A indústria da construção civil tem adotado várias tecnologias nos últimos anos com o propósito de melhorar seu desempenho, entre elas a Tecnologia da Informação (TI). Alguns dos principais objetivos da TI no setor são o de integrar e agregar valor aos processos e ajudar no gerenciamento de empreendimentos. Neste sentido, com a consolidação da Internet, foram desenvolvidas as chamadas extranets de projeto para gestão dos processos e armazenamento de documentos. Com estes sistemas é possível integrar as várias equipes intervenientes nos processos da construção civil, oferecendo um grande volume de informações a cada usuário. A proposta deste trabalho é conceber uma ferramenta especializada que auxilie na tarefa de recuperar informações em documentos de construção civil armazenados em extranets de projeto. As ferramentas atualmente disponíveis nas extranets normalmente possuem apenas mecanismos convencionais, com recursos baseados em busca por palavras-chave. Estes mecanismos podem retornar grande quantidade de documentos irrelevantes frente a uma solicitação. Isso ocorre pelo generalismo e pela descontextualização dessas ferramentas. Numa extranet de projeto, o tema dos documentos armazenados é delimitado (a Construção Civil). A ferramenta proposta procura otimizar os argumentos das consultas e ordenar por relevância a lista de documentos recuperados. Os algoritmos de busca e ordenação de documentos apresentados neste sistema são baseados no conhecimento do domínio da construção civil objetivando maior eficácia na recuperação. Os resultados obtidos mostraram grande melhora nos parâmetros de precisão e revocação do sistema quando comparados a mecanismos convencionais.
  Incluído em: 15/03/2011
  A indústria da construção civil tem adotado várias tecnologias nos últimos anos com o propósito de melhorar seu desempenho, entre elas a Tecnologia da Informação (TI). Alguns dos principais objetivos da TI no setor são o de integrar e agregar valor aos processos e ajudar no gerenciamento de empreendimentos. Neste sentido, com a consolidação da Internet, foram desenvolvidas as chamadas extranets de projeto para gestão dos processos e armazenamento de documentos. Com estes sistemas é possível integrar as várias equipes intervenientes nos processos da construção civil, oferecendo um grande volume de informações a cada usuário. A proposta deste trabalho é conceber uma ferramenta especializada que auxilie na tarefa de recuperar informações em documentos de construção civil armazenados em extranets de projeto. As ferramentas atualmente disponíveis nas extranets normalmente possuem apenas mecanismos convencionais, com recursos baseados em busca por palavraschave. Estes mecanismos podem retornar grande quantidade de documentos irrelevantes frente a uma solicitação. Isso ocorre pelo generalismo e pela descontextualização dessas ferramentas. Numa extranet de projeto, o tema dos documentos armazenados é delimitado (a Construção Civil). A ferramenta proposta procura otimizar os argumentos das consultas e ordenar por relevância a lista de documentos recuperados. Os algoritmos de busca e ordenação de documentos apresentados neste sistema são baseados no conhecimento do domínio da construção civil objetivando maior eficácia na recuperação. Os resultados obtidos mostraram grande melhora nos parâmetros de precisão e revocação do sistema quando comparados a mecanismos convencionais.
  Incluído em: 02/06/2009
  Os currículos Lattes contêm informações em formato XML que as instituições de ensino e pesquisa dificilmente têm em suas bases. Este artigo apresenta uma sistemática de obtenção e manipulação de informação curricular operacional e gerencial a partir de currículos Lattes. Foram usadas as linguagens XML para codificar os dados de entrada e XSL para escrever relatórios de contabilização da produção acadêmica. Foi desenvolvida uma ferramenta que manipula dados, folha de estilos e relatórios. A ferramenta, GeraLattes – Gerador de Relatórios XML-HTML, está disponível para uso da comunidade. Pretende-se que esta solução contribua para o auto-conhecimento da produção e para a construção de indicadores gerenciais de produção científica.
  Incluído em: 25/03/2011
  Pesquisa que teve por objetivo verificar o uso da Internet, no processo de busca da informação em comunidades científicas, visando detectar a ocorrência da desintermediação da informação e suas conseqüências no processo de comunicação científica e na atuação das unidades de informação. Para efeitos desta pesquisa, a desintermediação foi considerada como ausência de intermediários entre os recursos de informação e os pesquisadores. Elege como lócus e universo para aplicação da pesquisa a Universidade Federal de Santa Catarina e os pesquisadores-docentes vinculados aos seus Programas de Pós-Graduação. Usa o questionário, como instrumento para a coleta dos dados, com questões voltadas ao levantamento de informações sociodemográficas e ao uso de recursos informacionais. A amostra foi constituída por 324 pesquisadores-docentes, selecionada em três etapas: aleatória estratificada por áreas de atuação, aleatória simples por notas de avaliação da CAPES e aleatória por conglomerados por programa. Organiza e tabula os dados por meio do pacote estatístico SPSS, versão 11.0, utilizando a estatística descritiva (freqüências e porcentagens), de associações (teste χ2), e comparativas (teste de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney), considerando-se um nível de significância de 5%. As análises dos resultados permitiram constatar que dos participantes da amostra, 43,2% atuavam nos Programas de Pós-Graduação das Ciências Exatas e da Terra, 30,9% atuavam nos Programas das Ciências Humanas e Sociais e 25,9% nos Programas das Ciências da Vida e que todos os pesquisadores eram doutores com predominância no regime de trabalho de dedicação exclusiva. Quanto ao percurso preferido na busca da informação por esses pesquisadores, destacam-se a biblioteca particular com 46,3% e a Internet com 43,2%. O Sistema de Bibliotecas da UFSC (BU/UFSC) não obteve um índice expressivo de preferência no processo de busca da informação. No entanto, teve uma indicação significativa quanto à freqüência de uso (77,8%) se consideradas as três opções de freqüência - diária, semanal e mensal. O periódico foi o mais indicado dentre os recursos disponibilizados no Sistema BU/UFSC. Os pesquisadores indicaram que preferem obter o material em formato eletrônico devido a sua acessibilidade. Em relação aos mediadores no processo de busca da informação, os colegas/pares foram os mais citados. O correio eletrônico foi o recurso da Internet mais utilizado, o que também confirma a finalidade de uso da rede, onde a comunicação entre pares, com 65,4%, foi a que obteve maior incidência de indicações. Dentre os serviços on-line disponibilizados pela BU/UFSC, o Portal CAPES foi o mais indicado (61.7%). Embora a Internet tenha apresentado uma freqüência expressiva de uso, os resultados demonstraram ocorrer barreiras em relação à conexão e ao suporte técnico, principalmente na área de Ciências Humanas. Nesta pesquisa, não foram encontradas associações estatisticamente significativas quanto ao uso da Internet como percurso preferido quando relacionados com a área de atuação, ao regime de trabalho e à faixa etária. Entretanto, observaram-se diferenças significativas entre a área de atuação e as barreiras de uso da Internet, os recursos da Internet, os recursos informacionais tradicionais e on-line do Sistema BU/UFSC. Embora o processo de desintermediação tenha aumentado em todas as áreas, considerando-se que os pesquisadores estão utilizando com autonomia os recursos eletrônicos no processo de busca da informação, conclui-se que o Sistema BU/UFSC ocupa um lugar de destaque nesse processo, em função do uso significativo do acervo tradicional, bem como dos serviços on-line disponibilizados pelo sistema. Quanto aos profissionais bibliotecários, os resultados permitiram concluir que eles não são os mediadores reconhecidos como preferenciais por esta comunidade científica. Considerando que esses profissionais têm trabalhado no sentido de aumentar os recursos on-line para pesquisa disponibilizados nas universidades, como também têm investido esforços no treinamento para tornar os usuários mais autônomos, o que se pode inferir é que provavelmente a desintermediação tenha ocorrido como conseqüência natural dessas ações e como sinal da evolução ou da crise dos sistemas de informação que dependem na atualidade muito mais de sistemas e interfaces amigáveis que facilitem o acesso à informação do que dos próprios recursos humanos e físicos existentes nas unidades de informação.
  Incluído em: 12/04/2011
11 a 20 de 35 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.