Categoria: Perfís de usuários
 
10 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 10

  Nesta entrevista ao IDG News Service, Neal Sample, Chief Platform Architect do Yahoo, dá mais detalhes sobre a Y OS, um projeto que nasceu no começo do ano passado e foi lançado internamente em setembro.
  Incluído em: 28/05/2008
  Hoje em dia, os usuários desperdiçam muito tempo para encontrar na Internet aquilo que seja realmente relevante a eles. Visando diminuir este tempo gasto na procura por informações relevantes, foram criados os Sistemas de Recomendação. Através de tarefas de mineração de dados, como por exemplo regras de associação e clusterização, busca-se desenvolver uma ferramenta para, em uma base extensa de dados, agrupar usuários, para que essa base qualitativa possa ser utilizada em sistemas de recomendação. Através da utilização de clusterização nesta base de perfis, o processo de associação entre o usuário e o item a ser recomendado será simplificado já que se trabalha com segmentação.O presente artigo apresentará então, os principais conceitos e estruturas utilizadas na construção desta ferramenta.
  Incluído em: 30/03/2008
  Interfaces existem em função do usuário, mas até que ponto conhecemos quem é ele? Alguns autores já se dedicaram a distinguir categorias de usuários relevantes para um projeto.
  Incluído em: 28/05/2008
  O estudo identificou o perfil dos usuários reais e potenciais da Biblioteca do Ministério da Saúde (MS). Verificou que grande parte dos servidores do MS possui alguma fluência em espanhol, utiliza principalmente a Internet e sites no processo de busca por informações, utiliza a Biblioteca Virtual em Saúde com maior freqüência em relação a outros serviços prestados pela Biblioteca do Ministério e estão satisfeitos com a referida Biblioteca. Acesso ao texto completo (PDF)
  Incluído em: 28/05/2008
  As bibliotecas escolares não são apenas um reduto do saber, do conhecimento e da cultura em geral. São principalmente templos da essência humana e da transmissão da informação representada por meios bibliográficos, não bibliográficos e sociais. As bibliotecas escolares servem para perpetuar a sabedoria mais pura e salutar: a das crianças e jovens. Dizer que as bibliotecas escolares são apenas recanto do castigo e de acúmulo de funcionários aposentados não somente é uma falácia como tornou-se um fato fictício em nossos dias, pelo fato de que a informação assumiu um patamar de importância relevante para todo e qualquer sistema de informação, significando até mesmo a sua permanência e ratificando a sua existência. Em nossa monografia pretendemos estudar o perfil do principal elemento constituinte de toda e qualquer biblioteca, não somente a escolar, como a de qualquer tipo: seus usuários. Especificamente trabalhamos com a Biblioteca Abelardo da Hora, do Colégio Marista Pio X, pelo fato de que a mesma é na atualidade a maior e mais completa biblioteca escolar do estado da Paraíba. Outro ponto interessante é o de saber que sua clientela é especifica e diversificada,o que nos faz ter maior interesse no estudo da mesma.
  Incluído em: 02/07/2008
  O mundo moderno vem exigindo cada vez mais das pessoas no aspecto profissional. A exigência de capacitação profissional é uma realidade que obriga as pessoas a uma constante atualização. Neste contexto, a educação a distancia se mostra uma importante via de disseminação de conhecimento. Este trabalho apresenta um agente de Perfil do Usuário inserido no contexto do projeto PortEdu – Portal de Educação, projeto que visa abrigar ambientes de ensino na Web. Um dos objetivos do projeto PortEdu é fornecer um serviço de recuperação de informação aos ambientes ancorados, guiado pelo Agente Perfil do Usuário, tendo como finalidade oferecer informações contextualizadas a um problema específico do usuário (aluno), com a intenção de auxiliá-lo em seu aprendizado. Durante a utilização de ambientes de educação a distância, os alunos utilizam ferramentas de recuperação de informação na busca de soluções para as suas dúvidas. Mas, a busca de informação na Internet, utilizando as ferramentas existentes, nem sempre é uma tarefa simples, pois exige esforço na construção de termos de busca eficientes ou mantém o usuário percorrendo longas listas de resultados. No desenvolvimento deste serviço, no PortEdu, procuramos minimizar este tipo de esforço. Neste trabalho são descritas, primeiramente, as áreas envolvidas na pesquisa, mostrando como elas foram utilizadas na construção do Agente de Perfil do Usuário. Também é realizada uma descrição da área de inteligência artificial, dos conceitos de agente e Educação a Distancia. Pretende-se mostrar aqui as propriedades que o Agente de Perfil do Usuário possui Na seqüência, são apresentadas as soluções tecnológicas utilizadas no projeto, tais como: AMPLIA (ambiente de ensino ancorado no PortEdu), PMA3, FIPA e a API Fácil. É descrito o modo como estas tecnologias interagem no âmbito do PortEdu. O problema da recuperação de informação na Web é discutido nesta pesquisa e são apresentados três trabalhos relacionados que abordam este problema. Também é realizada uma comparação entre estes trabalhos e o PortEdu. Por fim, este trabalho apresenta uma solução encontrada para resolver o problema de recuperação de informação na Web utilizando um protótipo do PortEdu. Esta pesquisa está inserida na área de Informática na Educação
  Incluído em: 15/05/2009
  A utilização de listas de discussão pode ser considerada como um processo inovador na perspectiva da incorporação de uma nova forma de comportamento por parte do cientista/pesquisador. Por ser parte da Internet, elas integram um processo de mudança constante e informal. Essa comunicação é restringida pela infra-estrutura necessária para a interconectividade e pela exigência de uma capacitação mínima em informática. A comunicação via web não é mais, apenas, transmissão, mas interação entre pessoas. As listas de discussão de correio eletrônico, também denominadas de listas de distribuição ou mailing list,funcionam através do envio de mensagens de correio eletrônico para um grupo de usuários previamente identificados. Realizar um estudo de usuários de listas de discussão pode contribuir na compreensão sobre qual tipo de informação é relevante e como os usuários agem ao usar estes canais de comunicação. Considerando que as listas contam com um tipo de usuário definido pela área de atuação/concentração, membros de algum “colégio invisível”, é importante, além de caracterizar o seu perfil, identificar as necessidades que motivaram a sua participação nestas listas. Foram caracterizados os usuários das listas da área e, especificamente, como uma destas está sendo utilizada, numa tentativa de identificar o padrões de uso e níveis de consciência dos usuários. Um aspecto que a pesquisa revelou é o pequeno número de listas especializadas em algum dos temas da área de ciência da informação. As listas genéricas cumprem mais um papel de disseminação de informação, porém, são menos eficientes na cooperação em função de agruparem profissionais com diferentes interesses. Apresenta-se o resultado de uma que descreve o funcionamento das listas de discussão, e como nelas se constituem padrões informais de atuação, com participantes mais ativos ou motivados que se destacam pelas suas contribuições. O trabalho fornece um panorama atual de quem é o usuário das listas de discussão de ciência da informação no Brasil, o que eles fazem, qual é o tipo de informação procuram e, como eles usam este canal de comunicação. O estudo proporciona informações que permitem testar hipóteses baseadas nos dados coletados nos sites das listas e na literatura consultada.
  Incluído em: 02/07/2008
  A qualidade da informação tem atributos/conceitos que alguns autores usam para melhor compreendê-la. Outros são críticos quanto à proposta de se atribuir qualidade à informação. No texto, algumas linhas provocativas quanto à percepção desses atributos pelo usuário da informação são discutidas. Há, também, a listagem de alguns atributos com os seus respectivos entendimentos, separados pela perspectiva da abordagem: se centrado no produto ou centrado no usuário. Se centrada no produto, a informação é tida como um bem ou coisa; se centrada no usuário, ela é valorizada ante a necessidade dele. Em pesquisa com uma amostra de usuários da informação na atividade de administração de imóveis, o autor não encontrou, de forma clara, o entendimento dos conceitos sobre os atributos da qualidade da informação. Apresentados alguns conceitos/ atributos a esses usuários, observou-se que a percepção deles tangenciava o senso comum e era fortemente influenciada pela sinonímia.
  Incluído em: 05/05/2014
  Com a disponibilidade de acesso à informação, através das tecnologias de informática e telecomunicação nas bibliotecas acadêmicas, houve significativa mudança no perfil de seus usuários. Este passou a formular sua estratégia de busca e obter a informação desejada, diminuindo seu contato com o bibliotecário para esse fim, mas demandando novos serviços das bibliotecas. Nesse contexto, o papel do bibliotecário mudou para acompanhar a necessidade do novo usuário; passou a ser o do educador [trainer], aquele que capacita os usuários a se tornarem permanentemente autônomos para fazer suas buscas nos sistemas de informação de forma eficiente e, sobretudo, eficaz. As bibliotecas passaram a oferecer cursos e treinamentos para que os usuários conheçam os sistemas de recuperação da informação, a arquitetura das bases de dados, e como a informação é organizada nas áreas do conhecimento, tornado-os com competência informacional. Este trabalho apresentou a experiência da Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo na capacitação de seus usuários nos uso de bases de dados e teve como objetivo comparar os resultados obtidos na avaliação da capacitação dos alunos egressos dos Cursos MEDLINE e LILACS da década de 1990 (1993/1995) e, após 10 anos (2005/2006), a fim de se conhecer as mudanças no comportamento do usuário quando a aquisição de autonomia e familiaridade no uso das bases de dados estudadas.
  Incluído em: 20/11/2008
  A presente pesquisa objetivou identificar o comportamento de busca de informação na Internet de bibliotecários e estudantes de ensino médio em oito escolas particulares dos municípios de Itajaí e Florianópolis, estado de Santa Catarina, Brasil. Este estudo entende que o desafio crítico para as escolas é possibilitar o aprendizado a partir de uma variedade de fontes de informação, pois a tecnologia, particularmente a Internet, modifica o ambiente de aprendizagem na escola. Os objetivos desta pesquisa foram averiguar como os bibliotecários compreendem o processo de busca de informação na Internet pelos estudantes e como prestam auxílio a eles, bem como averiguar como se processa a busca de informação pelos estudantes. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa foram um questionário aplicado a 8 bibliotecários, mais um questionário e um roteiro aplicados a 38 estudantes. A pesquisa teve abordagem quanti-qualitativa e análise de conteúdo. Emprega os pressupostos teóricos do Information Search Process de Carol Kuhlthau para investigar como os estudantes buscam a informação. As análises dos dados permitiram inferir que os bibliotecários avaliam que a busca de informação realizada pelos estudantes é um processo que desenvolvem de forma autônoma e com facilidade, que estes atingiram uma percepção mais acurada da Internet, e que são otimistas em relação à informação que recuperam, ainda que incerteza e dúvida sejam sentimentos presentes no decorrer da busca de informação.
  Incluído em: 23/03/2012
1 a 10 de 10

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.