Categoria: Filtragem de informação
 
15 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 15

  Ao longo dos últimos anos tem-se declarado que estamos na era da informação e a razão por trás de tal afirmação é a nossa crescente percepção de valor da informação e conhecimento. Com a atenção voltada ao valor que há na informação, mais e mais informação é gerada a cada instante. E este processo ocorre de tal forma exponencial que nos faz deparar com um pretenso paradoxo que consiste no seguinte: quanto mais informação relevante é gerada no mundo menos de útil se consegue extrair. Desde que se chegou a conclusão de que é necessário haver filtros, na tentativa de extrair de uma determinada massa de dados, apenas o que é de fato de interesse para alguém num determinado momento, a tarefa de desenvolver tais filtros, na medida em que as teorias envolvidas evoluem, vem se tornando cada vez mais desafiadora. Dentro deste escopo, o presente trabalho vem apresentar uma proposta de um
  Incluído em: 03/04/2008
  A importância do acesso e uso de fontes de informação on-line no contexto da área de ciências da saúde. Apresenta a gestão da informação quanto aos procedimentos adotados em um centro de informação na área médica referente a descrição das atividades e ações desenvolvidas para organização de seu acervo específico. Relata a experiência de estágio curricular, efetuado no Centro de Estudos Dr. Ewaldo José Ramos Schaefer, Florianópolis – Santa Catarina. Entre os resultados salienta-se o trabalho em ambiente de documentação médica, a dinâmica em equipe, a utilização constante de novas tecnologias de informação e comunicação e observação das mudanças e transformações no contexto do cotidiano na área médica especializada em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Questões sobre a formação do bibliotecário para estar competitivo e participativo no estabelecimento de políticas de acesso e de uso de fontes de informação on-line. Formação profissional.
  Incluído em: 24/05/2007
  Este estudo objetivou conhecer organizações como fontes de informação sobre Educação a Distância (EaD) disponíveis nas Universidades Públicas Federais Brasileiras. Para avaliar uma fonte, é fundamental identificar a instituição responsável por sua compilação. A credibilidade da organização é que determinará o grau de confiabilidade das informações. Os resultados preliminares apontam que as fontes de informação em EaD necessitam melhorar a qualidade dos dados apresentados, visando as necessidades informacionais dos usuários. Dessa forma, proporcionarão um ambiente bem estruturado, com diversos recursos de comunicação disponíveis que possibilitam a interação e viabilizam a construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências neste espaço alternativo de educação.
  Incluído em: 09/07/2007
  Sistemas de Recomendação têm o objetivo de fornecer recomendações baseadas em informações registradas sobre as preferências dos usuários. Para isso, tais sistemas utilizam técnicas de Filtragem de Informação para processar informações e prover ao usuário itens potencialmente mais relevantes. Uma das abordagens mais difundidas em Filtragem de Informação é a Filtragem Baseada em Conteúdo. Geralmente essa abordagem baseia-se na comparação entre a descrição do perfil do usuário e as descrições dos itens a serem recomendados. Ou seja, o sistema seleciona os itens que atingem as melhores posições em uma seqüência definida por um critério de ordenação conveniente. O presente trabalho descreve uma abordagem onde cada usuário é modelado por um meta -protótipo e a comparação entre um item e o perfil é baseada em uma função de comparação composta por dois componentes: posição e conteúdo.
  Incluído em: 29/05/2008
  A Internet oferece um volume muito grande de informação. A quantidade de máquinas servidoras ligadas na rede aumenta de forma muito rápida. Hoje podemos considerar a Internet como a grande biblioteca pública do mundo. Em muitas áreas do conhecimento encontramos uma quantidade enorme de informação, notem que esta disponibilidade de informação ocorre em áreas específicas. Por exemplo, em Computação a quantidade de material disponível é enorme, isto não ocorre em todas as áreas do conhecimento, se bem que cada vez mais conteúdos de todas as áreas do conhecimento estão sendo disponibilizados. A Internet oferece uma série de serviços para o armazenamento e para a recuperação de informações tais como a transferência de arquivos (FTP) e o acesso á páginas através da Web.
  Incluído em: 28/04/2008
  A importância da informação e do conhecimento nas organizações,nos espaços das empresas encontram, uma realidade porque propicia propostas inovadoras e informação passa a ser um elemento estruturante, contribuindo com eficácia, se se considerar que a Gestão do Conhecimento se apóia no valor da informação e na organização de Sistema de Informação e de Conhecimento. Nas organizações, nas empresas o uso da informação com valor estratégico vem sendo cada vez mais utilizado. Para garantir um adequado fluxo de informação, a construção de sistemas de informação reforça o acesso ao conhecimento para a tomada de decisões nesses espaços, uma vez que a informação está ligada ao conhecimento do ambiente interno e também do externo. Nesse sentido, a evolução da tecnologia da informação e da telecomunicação, contribuem significativamente para o desenvolvimento das ações em geral. Convém salientar que a facilidade de acesso as redes e bancos de dados coloca ao alcance de todos uma quantidade de informação cuja absorção total é inviável. Nesse contexto á necessário pesquisar uma gama de informações expressiva, saber como localizar e analisar fatos relevantes ao contexto. Dada a necessidade de obter informações cada vez mais rápidas surgem novas tendências que objetivam recuperar a informação de forma acelerada. Considerando o ambiente das organizações, onde mudanças vem ocorrendo, motivadas pelos atuais padrões econômicos que visam a contenção de custos nas empresas, algumas tendências se destacam: a concorrência,o uso das tecnologias da informação e o contexto, onde as relações entre pessoas estão cada vez mais fragilizadas e os ambientes mais adequados estão se estruturando, estimulando o compartilhamento. Neste caso, a disseminação assume um papel de grande relevância no processo, porque no fluxo de disseminação da informação, para decidir e agir, ela necessita ser bem planejada senão a informação não circula e não se completa o processo.
  Incluído em: 29/06/2008
  A literatura informal, especialmente o conjunto das comunicações apresentadas em reuniões cientificas representa uma parte significativa da estrutura da comunicação científica, devendo uma parcela deste conjunto, filtrar-se até a literatura super-formal (revisões da literatura). Numa parcela do conjunto filtrado deve residir a frente de pesquisa. Tais premissas são constatadas medindo-se a inclusão das comunicações na literatura de revisão, utilizando-se a variável autor. Através da manipulação dos dados referentes à área Ciência da Informação e contidos nas fontes LISA e ARíST (1961 - 1977), identifica-se um método de filtragem (filtro de qualidade) da literatura científica. Este método é acionado pela própria engrenagem do sistema de comunicação cientifica permitindo assim, a identificação da frente de pesquisa.
  Incluído em: 28/11/2012
  Recuperar informação on-line tem sido uma tarefa difícil por diversas razões, e uma delas decorre da grande quantidade de registros que atualmente circula na rede. Em virtude dessa situação, estudos sobre filtros têm sido realizados em diversas áreas de pesquisa, a fim de aumentar a precisão das respostasobtidas a uma demanda específica. Esta proposta objetiva apresentar um esquema teórico de filtro - metafiltro - pautado na semântica e voltado para o usuário, com o intuito de facilitar um dos aspectos mais problemáticos do fluxo informacional, o da recuperação da informação. O eixo semântico norteador deste metafiltro pauta-se na concepção de que o homem representa a si mesmo, bem como o mundo que o cerca, por intermédio de metáforas, e que tais metáforas elaboram-se a partir de uma metáfora central, denominada metáfora ontológica. Conceber a metáfora como núcleo semântico capaz de recuperar informações implica admitir que um conjunto de representações metafóricas, bem como suas manifestações lingüísticas, faça parte do universo semântico-conceitual de uma comunidade discursiva, tendo em vista que é na troca interativa de discursos que os significados se constroem. Ampliou-se a concepção de representação no intuito de assumir que uma comunidade discursiva também representa o seu campo de conhecimento por um conjunto metafórico, cujos elementos, por sua vez, serviriam para especificar sub-áreas do próprio campo. A relação de especificação dar-se-ia por intermédio da concepção ontológica de facetas, como proposto por Ranganathan: Personalidade, Matéria, Energia, Espaço e Tempo. Para ilustrar essa proposta,foi realizado um estudo de caso com uma comunidade discursiva que lida com Transportes e verificou-se, por intermédio de questionários aplicados por via eletrônica, o conjunto metafórico utilizado para representar esse campo. Pela relação entre as representações metafóricas e as facetas, elaborou-se a proposta de metafiltro, cujo objetivo é atender as necessidades do usuário de forma mais eficiente e, para isso, pauta a análise na concepção interativa da comunicação, para a qual o significado é construído ao longo do processo comunicativo.
  Incluído em: 27/04/2009
  Os homens utilizam-se de metáforas como recurso de representação do mundo que os cerca e, assim, representam também metaforicamente as áreas de conhecimento em que atuam. Como as metáforas são estabelecidas entre os indivíduos que compõem um determinado grupo social e se reconhecem em virtude da identidade do grupo, o objetivo deste trabalho é apontar o uso de metáforas como recurso para aumentar a eficácia dos instrumentos de recuperação on-line em áreas de conhecimento específicas. Estudo de caso realizado com uma equipe de pesquisa na área de Transportes evidenciou um grupo de metáforas que, associado às concepções de faceta, pode servir de arcabouço meta-estrutural de filtro.
  Incluído em: 30/05/2012
  A análise da informação é uma excelente estratégia para monitoramento, pesquisa e desenvolvimento em todos os ramos do conhecimento. O objetivo primordial deste trabalho foi consolidar um método alternativo empregando ferramentas eletrônicas na realização do monitoramento automatizado da informação e em sua análise bibliométrica. O trabalho foi desenvolvido tendo como suporte a base Web of Science, do Institute for Scientific Information (ISI), e o uso de softwares como Word, Excel, Reference Manager e Origin. A título de exemplo, aplicamos o método à área de desenvolvimento de produtos, obtendo como resultados uma lista de descritores, a relação dos periódicos mais importantes da área, os autores mais produtivos e uma indicação das parcerias mais freqüentes entre eles.
  Incluído em: 27/04/2009
1 a 10 de 15 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.