Categoria: Indexação
 
70 Site(s) nesta categoria           51 a 60 de 70

  Aplicação interessante, e normalmente encontrada em blogs, ou em recursos de compartilhamento de informações que caracterizam a Web 2.0, é o tag cloud (algo como nuvem de etiquetas ou de palavras). A aplicação também é conhecida como tag soup (algo como sopa de letrinha).
  Incluído em: 29/09/2010
  Objetiva avaliar a contribuição de técnicas específicas de indexação automática no processo de representação semântica do conteúdo de teses e dissertações. Descrevem-se os processos de Indexação Manual e de Indexação Automática e aborda-se a aplicação dos critérios sintático-semânticos na extração automática de termos relevantes para a representação do conteúdo de documentos acadêmicos. Discutemse os referenciais teóricos advindos da semântica e da lingüística computacional. Para implementar o processo de indexação automática são apresentados o parser Tropes, para extração automática dos termos; e a Taxonomia da Ciência da Informação elaborada por Hawkins, Larson e Caton, em 2003, como cenário semântico embutido no software.
  Incluído em: 25/08/2008
  O estudo teve como objetivo principal analisar as estratégias de indexação dos bibliotecários brasileiros dentro do contexto colaborativo da web 2.0, verificando diferenças e semelhanças de seus conteúdos na web durante a indexação. Optou- se por trabalhar com o Del.icio.us, em razão de seu pioneirismo em usar a folksonomia, através do qual o usuário pode associar qualquer palavra a determinado registro e depois recuperar a informação através das tags (etiqueta) que ele mesmo criou. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter qualitativo, com o uso do método da ―netnografia‖, que por meio de observação participante e entrevistas online, foram encontrados cerca de 30 bibliotecários através do cadastro no Del.icio.us. Optamos por trabalhar com 10 bibliotecários que no período de agosto de 2007 a agosto de 2008 mantiveram seus bookmarks atualizados. Essa opção foi justificada pelo fato de nossa pesquisa ser realizada em um ambiente dinâmico. Os resultados mostram que através da ―netnografia‖, enquanto nova abordagem da etnografia no ciberespaço, é possível conhecer os hábitos dos bibliotecários no Del.icio.us, uma vez que tais sujeitos podem navegar com maior liberdade e atribuir sentidos aos seus documentos na web. Percebe-se que devido à liberdade de adaptação permitida no Del.icio.us, os bibliotecários se apropriam da folksonomia para criar tags que descrevam melhor seus bookmarks e a relação emocional fica representada nas tags, que são influenciadas pelo contexto emocional no momento da indexação. E que mesmo fazendo uso de instrumentos da biblioteconomia, os problemas de indexação como: polissemia, sinônimos, plural e profundidade têm um alto índice de representatividade nas tags dos bibliotecários, destacando-se o uso das Tags Egoístas e Tags Amiguistas. Conclui-se que o estudo de folksonomia não é só uma estratégia de indexação de informações; é também uma estratégia de identidade cultural.
  Incluído em: 05/10/2009
  Objetivou-se avaliar os índices de consistência entre 30 bibliotecas universitárias brasileiras das regiões sul e sudeste por meio de fórmula matemática específica. Como metodologia foi selecionada uma amostra de 30 bibliotecas universitárias que, de acordo com informações em seus sites oficias, dispunham de acervo composto por mais de 100.000 exemplares e permitiam a busca por meio de catálogo on-line. Buscas foram realizadas em cada uma das universidades por meio de seus sites, solicitando livros que continham uma determinada palavra em seu título e publicação em um determinado ano. Como resposta, obtivemos uma lista com os títulos dos documentos disponíveis na biblioteca, na qual escolhemos aleatoriamente um título e solicitamos a visualização do registro completo para comprovação da existência do assunto determinado. Esse procedimento foi repetido até localizarmos cinco bibliotecas com o mesmo título e com os assuntos atribuídos. Como resultado, obtivemos 10 ensaios compostos cada um de 1 quadro e 1 tabela demonstrando as bibliotecas selecionadas, os assuntos encontrados, as linguagens documentárias (ferramentas) e os índices de consistência “relaxado” e “rígido’” Esses ensaios demonstraram grande discrepância entre os valores dos índices de consistência com intervalos entre 73,3% a 34,4%, no índice relaxado e entre 60% e 9,6% no rígido. Verificamos que a coincidência na determinação dos assuntos não é muito elevada, ficando abaixo dos 39%. Concluímos que a diferença entre os índices de consistência pode ser creditada a fatores como: incompatibilidade entre as linguagens documentárias; falta de atualização constante dessas linguagens para acompanhar a evolução do conhecimento; ausência de uma política de indexação bem definida com diretrizes claramente estabelecidas. Procedimentos de indexação seguidos pelos indexadores poderiam contribuir para que o índice de consistência fosse percentualmente maior, uma vez que haveria parâmetros para o processo de indexação.
  Incluído em: 03/05/2010
  Avaliou-se o desempenho terminológico, nos processos de indexação manual, automática e semi-automática, dos descritores, do Vocabulário Controlado do SIBi/USP, que representam o domínio da Ciência da Informação. Concluiu-se que os atuais descritores em Ciência da Informação do Vocabulário Controlado do SIBi/USP para representar adequadamente o conteúdo do corpus indexado devem ser ampliados e contextualizados através de definições terminológicas, de maneira a atender as necessidades de informação de seus usuários.
  Incluído em: 10/04/2013
  A automatização da indexação tem sido tema de discussões entre pesquisadores da área de Ciência da informação, entretanto são pouco esclarecedoras sobre o uso de software de indexação. Desse modo, verifica-se a necessidade de conhecer os software de indexação, bem como sua aplicação na análise dos conteúdos documentários. Nesse sentido, propôs-se a investigação da consistência na indexação e, da exaustividade e precisão na recuperação da informação mediante análise comparativa entre a indexação automática do Sistema de Indización Semi-Automático (SISA) e a indexação manual do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME). Objetiva-se contribuir para o desenvolvimento teórico da automatização da indexação e aperfeiçoamento do SISA. Para tanto, realizou-se a aplicação e a avaliação do SISA mediante os cálculos dos índices de consistência entre os dois tipos de indexação e os cálculos dos índices de exaustividade e precisão na recuperação por meio de buscas em bases de dados (BDSISA e BDBIREME) constituídas por descritores obtidos pelo SISA e pela indexação manual respectivamente. As variações dos termos utilizados nos artigos científicos em comparação aos que se encontram no DeCS foram os principais fatores dificultadores no alcance de maiores índices de consistência na indexação e refletiu nos índices de exaustividade e precisão na recuperação levando a necessidade de aperfeiçoar a linguagem documentária utilizada no software SISA e a incorporação de métodos lingüísticos.
  Incluído em: 19/10/2009
  Este estudo visa à avaliação de critérios de indexação automática para o desenvolvimento de softwares destinados à extração de termos representativos do conteúdo de documentos textuais. Estudam-se as maneiras de se realizar o processo de indexação – manual e automática – e discute-se a aplicação desses critérios para a otimização daprimeira etapa do processo, que é a análise de assunto. O volume de documentos publicados na atualidade demanda grandes esforços para se adquirir técnicas alternativas para sua indexação, realizar esse processo manualmente tem sido considerado um processo lento. Identificaram-se os critérios de indexação automática mais utilizados através de estudo de artigos técnico-científicos da área, para, então, analisar o grau de satisfação obtido pelos pesquisadores por meio de sua combinação. Entre os objetivos alcançados, encontram-se: (1) listagem dos critérios encontrados na literatura, (2) caracterização de cada critério, (3) listagem dos critérios mais recorrentes. Além desses, encontra-se o objetivo principal deste trabalho, com a obtenção de um conjunto de critérios selecionados, formando o conjunto considerado ideal pela pesquisadora.
  Incluído em: 29/10/2012
  O objetivo primordial deste trabalho de projeto consiste na definição de uma política de indexação para uma biblioteca escolar. Trata-se do processo de representação do conteúdo dos documentos, previamente registados no sistema de gestão de bibliotecas, conduzido por humanos, com o objectivo de uma maior difusão da informação disponibilizada, contribuindo como ponto de acesso por assunto para os utilizadores da biblioteca em causa. Os principais utilizadores desta biblioteca escolar (os alunos do ensino diurno) são um público-alvo pouco especializado, sendo por isso essencial desenvolver mecanismos que facilitem o seu acesso à informação pretendida. É de todo pertinente definir uma política de indexação, mediante a qual se procederá ao processo de indexação dos documentos, independentemente do suporte em que estes se apresentem. Apesar de se tratar de um processo dispendioso e exaustivo, este é fundamental para uma recuperação da informação eficaz. Para que esta rotina seja executada da melhor forma e adequada ao público que a biblioteca serve é necessário proceder à fixação dos instrumentos utilizados e a uma normalização das práticas efetuadas. Por estes motivos, a redação de uma política de indexação é imprescindível para regulamentar este processo, contribuindo, assim, para a sua correta e adequada execução. Não se trata de sacralizar uma prática, mas sim de a normalizar e de ao longo do tempo proceder à sua readaptação às novas realidades.
  Incluído em: 29/10/2012
  Este trabalho proporcionou-nos uma imensa satisfação na sua elaboração, não só nesse momento específico, como também durante todo o processo que antecedeu à sua criação,quando do desenvolvimento de projetos científicos agregando relatórios científicos, dissertações e teses, conduzidas na linha de pesquisa Organização da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, sob coordenação da professora doutora Mariângela Spotti Lopes Fujita, demonstrando a pertinência temática existentes entre eles e a importância da construção do conhecimento científico por uma rede colaborativa de pessoas para uma coletividade de profissionais.Dessa forma, tivemos a oportunidade de conhecer as realidades bibliotecárias e usuárias pela perspectiva das bibliotecas universitárias e de constatar um segmento de produção científica voltado para a geração de conhecimento que possibilite subsidiar o desenvolvimento e que auxilie no fortalecimento e aperfeiçoamento das práticas profissionais bibliotecárias em ambientes que exigem um alto nível de especialização quanto à organização, transferência e disseminação da informação.A pesquisa aplicada tem sua importância comprovada pela promoção de resultados práticos visíveis, vinculando o trabalho científico com as necessidades sociais. Conduz a fundamentação teórica ao contexto de trabalho do bibliotecário e demonstra, em muitas situações, a distância que permeia a literatura produzida e a prática desenvolvida. Esperamos que o nosso trabalho possa colaborar com a aproximação das realidades acadêmica e técnico-profissional, do “saber” e do “fazer”, demonstrando quão é importante e colaborativa essa união para o desenvolvimento e construção da Ciência da Informação vista como uma Ciência Social Aplicada.
  Incluído em: 02/11/2012
  Esta pesquisa verificou se ocorre aprimoramento na classificação de documentos eletrônicos com o uso de técnicas e algoritmos de mineração de texto (análise de texto) utilizando-se, além das palavras, sintagmas nominais como indexadores. Utilizaram-se duas ferramentas nos experimentos propostos desta pesquisa o OGMA e a WEKA. O OGMA foi desenvolvido pelos autores para automatizar a extração dos sintagmas nominas e o cálculo do peso de cada termo na indexação dos documentos para cada um dos seis métodos propostos. A WEKA foi utilizada para analisar os resultados encontrados pelo OGMA utilizando aos algoritmos de agrupamento e classificação, SimpleKMeans e NaiveBayes, respectivamente, obtendo um valor percentual indicando quantos documentos foram classificados corretamente. Os métodos com melhores resultados foram o de termos sem stopwords e o de sintagmas nominais classificados e pontuados como descritores.
  Incluído em: 10/04/2013
51 a 60 de 70 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.