Categoria: Indexação
 
70 Site(s) nesta categoria           41 a 50 de 70

  All publications in English and publications from three non-English speaking countries (France, Germany, and Russia) indexed in MEDLINE through 1965-2005 were extracted and analysed. The study showed that the literature of science in English with 80% of total publications was the most frequented language in MEDLINE followed by German with 4.1%, Russian with 3.7% and French with 3.2%. The other languages consisted of only 9% of total publications in MEDLINE. The study predicted that the percentage of publications in English in MEDLINE will reach to the saturation level at 97% in 2030.
  Incluído em: 23/05/2012
  O presente artigo promove reflexão à indexação e a análise de assunto em termos dos processos e características que os envolvem, considerando o usuário como parte do produto final. O texto se divide em três partes: a indexação - conceituação e caracterização, a análise de assunto e a representação da informação. Destaque para a indexação enquanto processo intelectual e subjetivo que tem como uma das suas etapas a análise de assunto. Aborda a recuperação da informação eficaz como conseqüência dos dois processos bem trabalhados.
  Incluído em: 12/06/2012
  Esse estudo apresenta o resultado parcial da pesquisa de mestrado intitulada “Utilização de Técnicas de Indexação Automática para a Representação do Conteúdo Semântico de Documentos Acadêmicos” que tem como objetivo avaliar a contribuição de técnicas específicas de indexação automática no processo de representação semântica do conteúdo de teses e dissertações. Descrevem-se os processos de Indexação Manual e de Indexação Automática e aborda-se a aplicação dos critérios sintático-semânticos na extração automática de termos relevantes para a representação do conteúdo de documentos acadêmicos. Discutem-se os referenciais teóricos advindos da semântica e da lingüística computacional. Para implementar o processo de indexação automática são apresentados o parser Tropes, para extração automática dos termos; e a Taxonomia da Ciência da Informação elaborada por Hawkins, Larson e Caton, em 2003, como cenário semântico embutido no software .
  Incluído em: 09/11/2009
  A indexação é uma área pesquisada há muito tempo, ferramenta fundamental para a qualidade da recuperação da informação. Indexação automática é uma área mais recente cujos resultados melhoram com a evolução de técnicas de inteligência artificial. Com o recorrente crescimento de demanda judicial, os tribunais do País, em particular o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, têm de buscar mecanismos, em sua maioria apoiados em tecnologia da informação, para acelerar seus trâmites. A indexação automática oferece ganhos estratégicos aos tribunais, diminuindo seu custo com pessoal, melhorando a qualidade das pesquisas e acelerando seus processos organizacionais. Esta pesquisa insere-se nesta área e propõe um modelo de indexação automática de acórdãos que atenda a essas necessidades. A utilização de PLN sobrepõe-se aos métodos estritamente estatísticos com o objetivo de alcançar melhores resultados. Para isso, foram desenvolvidas ferramentas que constroem um corpus de língua portuguesa com jargão jurídico e indexam automaticamente uma base de jurisprudência de direito penal do TJDFT. Os resultados demonstram que a indexação automática utilizando PLN atinge níveis de revocação e precisão equivalentes à base indexada manualmente. Entre as contribuições dessa pesquisa encontram-se as ferramentas desenvolvidas, a metodologia de indexação automática proposta e o estudo sobre uma área muito pouco pesquisada em língua portuguesa.
  Incluído em: 06/06/2011
  A Classificação Internacional de Patentes, criada para uniformizar a sistematização dos documentos de patentes, ainda não atingiu seus objetivos. Documentos iguais são indexados de forma distinta em cada país signatário do Acordo de Estrasburgo. O objetivo do trabalho é apresentar as causas da subjetividade nas etapas envolvidas na construção da identidade das patentes de invenção, principalmente no que tange à categorização e indexação, etapas importantes para que os que os usuários do sistema de proteção patentária possam recuperar a informação tecnológica contida nestes ativos de propriedade intelectual. O trabalho baseou-se em revisão bibliográfica e pesquisa documental.
  Incluído em: 27/09/2009
  Discussão de aspectos semânticos e pragmáticos das linguagens de representação da informação. São analisadas as duas principais funcionalidades das referidas linguagens - representar o conhecimento inscrito e promover interação entre usuário e dispositivo - com base em teorias desenvolvidas na interrelação entre Ciências da linguagem e Organização do Conhecimento. Observa-se que as reflexões recentes sobre as linguagens documentárias incorporam aspectos políticos e éticos. Esses fatos podem ser sintomas de mudanças importantes nas reflexões sobre as linguagens de organização da informação, que acompanham a virada epistemológica que caracteriza os estudos contemporâneos da Organização do conhecimento e da informação.
  Incluído em: 20/11/2008
  Exposição sobre processos e métodos utilizados para a indexação e recuperação textual da informação semântica em vídeo, tendo como base a identificação e classificação do seu conteúdo visual e sonoro.
  Incluído em: 14/10/2008
  O artigo fala da definição de políticas de indexação em um sistema de informação, onde realizam-se ações de consulta, armazenamento e sobre aspectos de eficiência em seu acesso. O requisito mais importante nestes sistemas é a forma de indexar documentos rápida e adequadamente. Nesta tese, em idioma turco, decorrem algoritmos comparados. A idéia principal para a comparação foi a de descobrir como corrigir os resultados retornados pelo sistema de execução destes algoritmos. Em vez de utilizar o Turco corpus, que é amplamente utilizado para fins de investigação académica, um novo método foi criado a partir do web site do Ministério da Cultura. As informações do sistema "SMART" foram recuperadas, modificadas e reconstruídas, chegando-se a atual plataforma tecnológica em uso. A fim de tornar as comparações de indexação diferentes em métodos, 18 foram implementados com diversos algoritmos para o sistema SMART. Esses algoritmos podem ser classificados em idioma turco (GOVDEBUL), algoritmos de truncamento e vogais. Os outros algoritmos foram comparados por meio da execução GOVDEBUL contra 16 diferentes consultas. O SMART sistema de informação da recuperação encontrou termos impróprios para integração de sistemas vivos, porque as dificuldades de performance e durabilidade estiveram presentes. Baseados nos conhecimentos obtidos a partir do presente trabalho, um novo sistema de pesquisa foi desenvolvido com a plataforma de desenvolvimento Microsoft.NET utilizando linguagem de programação Visual Basic.NET. Este sistema de busca pode ser facilmente integrado aos sistemas vivos. O sistema de pesquisa desenvolvido no presente trabalho foi construído com arquitetura orientada para serviços. Nesta tese, a arquitectura, design, diagramas lógicos e físicos do sistema foram desenvolvidos recentemente sendo apresentados em detalhes. Alguns dos testes efetuados em SMART foram repetidos e os resultados foram apresentados. O sistema desenvolvido durante a presente investigação será integrado a um projeto patrocinado "TEYDEB".
  Incluído em: 28/09/2008
  Apresenta-se uma análise da presença da indexação na Internet sustentada na idéia de que boa parte dos pilares básicos nos quais se assentam esta rede de computadores está impregnada em maior ou menor medida pela indexação. Os pilares são os metadados, os buscadores, os usuários e o posicionamento web. Cada um destes elementos é revisado para comprovar a abordagem que realizam ao qual denominamos Universo da Indexação Web.
  Incluído em: 16/09/2012
  A Internet nasceu nos EUA como variação de um projeto militar muito específico. No início, quase a totalidade da comunicação em rede era em língua inglesa, pois a maioria das pessoas envolvidas nos projetos provinha dos EUA, ou de comunidades científicas nas quais o inglês era língua franca. Com o aumento da utilização da Internet em diferentes países, a hegemonia do inglês passou a ser revista. Em 1998, o inglês já havia sofrido queda de 15% do seu total, devido principalmente à proliferação da rede e à produção de conteúdos locais nas línguas nacionais. O presente trabalho busca perceber quais são as causas do crescente aumento de línguas locais na produção da Internet e identificar as formas de reação contra-hegemônica empreendida pelo uso desta ferramenta como campo fértil para a produção e difusão de idéias, informações, conteúdos, conhecimentos e saberes.
  Incluído em: 02/09/2008
41 a 50 de 70 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.