Categoria: Indexação
 
70 Site(s) nesta categoria           31 a 40 de 70

  A indexação compreende a análise de assunto como uma das etapas mais importantes do trabalho do indexador. A análise de assunto tem como objetivo identificar e selecionar os conceitos que representam a essência de um documento. A identificação de conceitos, realizada durante a leitura documentária, envolve esforço adicional de compreensão de texto e as dificuldades apresentadas possibilitaram a motivação para investigar, por meio de revisão de literatura, a identificação de conceitos a partir da leitura documentária, da tematicidade e das concepções de análise de assunto. Pelas análises obtidas considera-se que as concepções de análise orientadas para o conteúdo e para a demanda são decisivas para o bom desempenho do indexador durante a leitura para a identificação de conceitos na medida em que vincula-se à busca pela tematicidade do texto.
  Incluído em: 04/05/2007
  Neste artigo, salienta-se a importância da garantia literária e do endosso dos usuários nos Sistemas de Recuperação de Informações em Artes a partir de uma análise da literatura sobre as especificidades de pesquisa de imagens em Artes e das metodologias utilizadas na indexação para Banco de Imagens. Considera-se nesta análise os aspectos ideológicos e conotativos da leitura do indexador e destaca-se os debates na área de terminologia.
  Incluído em: 11/06/2008
  Um editorial que trata da indexação, de forma sucinta, dirigindo-se a pesquisadores que não são da área da ciência da informação mas que também publicam trabalhos científicos e precisam de visibilidade para seus manuscritos.
  Incluído em: 10/09/2010
  Almejando contribuir com uma reflexão com a prática do indexador e tendo em vista a evolução do processo de indexação, os autores procuram identificar pela revisão da literatura, o desenvolvimento teórico e metodológico de tal processo, extraindo as principais tendências e influências de tais processos. A revisão da literatura foi sistematizada por duas análises: a da literatura fundamental e a dos relatos de experiência.
  Incluído em: 21/08/2008
  Almejando contribuir com uma reflexão sobre a prática do indexador e tendo em vista a evolução do processo de indexação, os autores procuram identificar, pela revisão da literatura, o desenvolvimento teórico e metodológico de tal processo, extraindo as principais tendências e influências ali presentes,. A revisão da literatura foi sistematizada por duas análises: a da literatura fundamental e a dos relatos de experiência. A primeira análise divide-se em três categorias: definição, história e aspectos teóricos e metodológicos da indexação, as quais permitiram evidenciar a constante preocupação, por parte dos estudiosos, com relação à abordagem do assunto do documento, tendo em vista sua recuperação. Com isso, conclui-se que a maior ênfase nesse processo está relacionada à indexação acadêmica – resultante da concepção de análise de assunto assumida pelo indexador. Este segundo tipo de análise tem suas influências mais diretamente relacionadas às áreas de interface da Análise Documentária – a Lingüística, a Lógica e a Psicologia Cognitiva, mais recentemente abordada pelos estudos teóricos, ainda não aprofundados. Quando estes aspectos lógicos, lingüísticos e cognitivos estiverem mais esclarecidos, permitirão ao indexador a realização de uma análise conceitual do documento mais efetiva, pois são estes aspectos que vão auxiliar na determinação da tematicidade do documento.
  Incluído em: 30/11/2010
  A leitura é o processo que permite a análise de assunto de textos, causando influência no resultado da indexação. O estudo da leitura por meio da interação de suas variáveis - o texto, o leitor e o contexto – visa compreender as dificuldades de análise de assunto de textos e reunir subsídios para a elaboração de orientação à formação do indexador em leitura documentária que contribua para o aprimoramento da capacidade de leitura do indexador. O estudo desenvolveu-se mediante revisão de literatura, entrevistas com indexadores e diagnóstico de sistemas de informação brasileiros. Na variável texto o conhecimento prévio da estrutura textual permite ao indexador identificar o conteúdo informacional; na variável leitor, a análise de sua atuação profissional revela que apesar de experiência em indexação possui dificuldades na identificação de conceitos, momento em que interage com o texto por meio da leitura e a análise de sua formação profissional indica que foi preparado para uma análise de assuntos orientada pelo uso de linguagens documentária; na variável contexto, o conhecimento da situação comunicativa e de suas regras permitiu o conhecimento do contexto de trabalho desenvolvido por indexadores em sistemas de informação: os objetivos da indexação, a política de indexação, as regras e procedimentos do manual de indexação, a linguagem documentária e os interesses de busca do usuário
  Incluído em: 09/05/2008
  Este artigo tem como objetivo propor um índice de produção ponderado de atividades de bibliotecas. O índice é composto dos diversos tipos de processos e serviços realizados pelas bibliotecas, e para agregá-los foram utilizados pesos gerados a partir dos julgamentos de valor de um bibliotecário sobre a importância relativa entre essas atividades. Para transformar os julgamentos qualitativos em quantitativos, foi usado o método multicritério Macbeth. A abordagem proposta, após discussão com diversos decisores, pode servir como medida de comparação entre bibliotecas, em especial quando estão sujeitas a uma administração central.
  Incluído em: 23/05/2010
  A pesquisa objetivou identificar semelhanças e divergências no uso das seguintes estratégias metacognitivas entre leitores proficientes indexadores e não-indexadores: incompreensão monitorada, construção de hipótese, relação de informações entre sentenças e parágrafos, pergunta-resposta, elaboração mental de resumo, juízo de valor, repetição e evocação. O método utilizado foi o protocolo verbal, que possibilita a obtenção de relatos individuais da própria cognição durante a execução de uma tarefa ou à medida que esteja sendo relembrada. A leitura de dois textos foi aplicada a sete indexadores e a sete sujeitos do grupo-controle. Os resultados demonstram que os indexadores lêem de modo semelhante aos sujeitos do grupo-controle, divergindo apenas em relação às estratégias de elaboração de resumo. Também foi testada uma questão metodológica relacionada ao texto, em sua condição marcada e não marcada. Conclui-se pela necessidade de se introduzir formalmente o ensino de estratégias metacognitivas no treinamento de leitura do indexador.
  Incluído em: 23/09/2008
  O artigo passa em revista as políticas públicas nacionais para o livro, a leitura e as bibliotecas. Recupera seus antecedentes históricos, discute sua situação atual e analisa suas perspectivas. Descreve os programas governamentais mais recentes, apontando as contradições e desigualdades que o dos grandes grupos editoriais estrangeiros, sobretudo por caracterizam.
  Incluído em: 28/04/2010
  A política de indexação deve ser constituída de estratégias que permitam o alcance dos objetivos de recuperação do sistema de informação. O indexador tem a função primordial de compreender o documento ao realizar uma análise conceitual que represente adequadamente seu conteúdo. Utilizando a leitura como evento social/protocolo verbal em grupo, nosso objetivo é contribuir com a literatura sobre política de indexação e apresentar propostas de ensino de política de indexação direcionadas a alunos de graduação e pós-graduação, além de uma experiência de educação à distância com vistas à formação do bibliotecário em serviço. Os resultados obtidos demonstraram que a metodologia pode ser utilizada por sistemas de informação para que se tenha acesso ao conhecimento do indexador. Conclui que o indexador deve ser o alvo de investimento dos sistemas de informação e sugere aos sistemas de informação que a experiência do indexador também seja utilizada como parâmetro para política de indexação.
  Incluído em: 09/04/2010
31 a 40 de 70 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.