Categoria: Indexação
 
70 Site(s) nesta categoria           11 a 20 de 70

  Milhões de artigos são indexados todos os dias construindo uma enorme base de dados de intenções, que é constituída pelos resultados somados de todas as pesquisas já feitas, todas as listas de resultados já oferecidas e todos os artigos acessados, o que permite direcionar o usuário para um resultado mais específico em pesquisas futuras. Utilizando ferramentas de busca na Internet tornou-se possível a recuperação da informação para a prática em saúde. Porém, para obter um resultado mais específico,precisamos entender como funcionam estas ferramentas e como os artigos científicos são indexados. Os artigos científicos são indexados utilizando descritores (vocabulário controlado). Contudo os autores usam, por vezes, palavras-chave (key-words) que não seguem uma normatização, o que dificulta a recuperação de artigos completos. Comparando o uso descritores (DeCS) e palavras-chave nas ferramentas de busca Google, Scholar Google e SciELO, observou-se que uma pesquisa restrita ao SciELO, utilizando descritores e palavras-chave,por meio do Scholar Google retornou um maior número de artigos completos, em relação à ferramenta de busca do SciELO. A recuperação de artigos científicos nas ferramentas de buscas, utilizando descritores obteve resultados mais específicos.
  Incluído em: 13/03/2009
  Os princípios requeridos para uma Classificação geral e métodos a serem aplicados em indexação pré-coordenada foram examinados e baseados na evidência psicológica da natureza do conhecimento. Um esquema compatível a ambos foi delineado. Para tanto sentiu-se a necessidade de uma divisão primária em tipos de conceitos básicos, a subdivisão destes em várias colunas para- lelas, o arranjo de termos ou conceitos em cada coluna, em diferentes níveis de complexidade, a representação de classes genéricas em qualquer nível, e uma apresentação em separado de tipos mais complexos de conceitos ou termos que são heterogêneos em relação aos tipos de conceitos básicos. Estas diferentes linhas de desenvolvimento de conceitos podem ser representadas por diferentes direções em um diagrama multidimensional. As diferentes dimensões apresentam as relações fundamentais entre conceitos. Outras relações menos fundamentais, portanto não incorporadas, podem ser introduzidas em forma de símbolos entre conceitos expressando relações explícitas. Esse esquema que pode ser melhor denominado "organização de conceitos", ao invés de classificação, é particularmente valioso em recuperação da informação.
  Incluído em: 14/06/2010
  Os princípios requeridos para uma Classificação geral e métodos a serem aplicados em indexação pré-coordenada foram examinados e baseados na evidência psicológica da natureza do conhecimento. Um esquema compatível a ambos foi delineado. Para tanto sentiu-se a necessidade de uma divisão primária em tipos de conceitos básicos, a subdivisão destes em várias colunas paralelas, o arranjo de termos ou conceitos em cada coluna, em diferentes níveis de complexidade, a representação de classes genéricas em qualquer nível, e uma apresentação em separado de tipos mais complexos de conceitos ou termos que são heterogêneos em relação aos tipos de conceitos básicos. Estas diferentes linhas de desenvolvimento de conceitos podem ser representadas por diferentes direções em um diagrama multidimensional. As diferentes dimensões apresentam as relações fundamentais entre conceitos. Outras relações menos fundamentais, portanto não incorporadas, podem ser introduzidas em forma de símbolos entre conceitos expressando relações explícitas. Esse esquema que pode ser melhor denominado "organização de conceitos", ao invés de classificação, é particularmente valioso em recuperação da informação.
  Incluído em: 18/08/2009
  Em qualquer área do conhecimento, os termos portadores de significado podem ser utilizados como descritores para representar o conteúdo dos documentos escritos, nos processos de indexação e organização da informação, assim como para formular as perguntas no processo de recuperação da informação. Quando ordenados em função de sua freqüência de uso, os descritores apresentam uma distribuição que obedece à lei de Bradford-Zipf. A aplicação das facilidades do processamento eletrônico de dados ajuda grandemente a estabelecer, para áreas específicas do conhecimento, instrumentos de controle terminológico, que permitem otimizar os processos de indexação e recuperação dos documentos, utilizando os termos e as associações entre estes que se destacam por sua riqueza de significado, para representar conceitos determinados. Foram estudados dois universos de termos significativos correspondentes a duas áreas diferentes do conhecimento (agricultura e política científica e tecnológica), resultantes da análise do conteúdo de conjuntos suficientemente grandes de documentos, indexados segundo princípios não subjetivos: indexação automática no primeiro caso e indexação automática simulada no segundo. Desse estudo resultam, para cada caso, listas de descritores estabelecidas a partir de suas respectivas freqüências de aparecimento e da aplicação de determinados conceitos de sinonímia e quase-sinonímia, que devem contribuir para otimizar os processos de indexação e recuperação da informação, tanto em sistemas manuais como automatizados. As conclusões estabelecidas no que diz respeito à otimização de indexação parecem confirmadas a partir dos conceitos da teoria da informação.
  Incluído em: 16/08/2009
  Uma política de indexação, como um guia para tomada de decisões, deve levar em conta os seguintes fatores: a) características e objetivos da organização, determinantes do tipo de serviço a ser oferecido; b) identificação dos usuários, para atendimento de suas necessidades de informação; c) recursos humanos, materiais e financeiros, que delimitam o funcionamento de um sistemas de recuperação de informações. São elementos a considerar na elaboração de uma política de indexação: cobertura de assuntos, seleção e aquisição de documentos, o processo de indexação (níveis de exaustividade e especificidade, capacidade de revocação e precisão, linguagem), estratégia de busca, forma de saída, tempo de resposta do sistema, avaliação do sistema. As decisões tomadas devem ser registradas para maior eficiência do serviço e orientação de ações futuras para a necessária verificação de falhas.
  Incluído em: 17/01/2013
  Após uma breve referência às modernas tendências no processamento automático das Informações textuais e às principais abordagens conceituais do processo de indexação automática de textos e mais particularmente à abordagem lingüístico-computacional e à abordagem baseada na eliminação, no texto, das palavras vazias de significado, apresenta-se uma variante desta última abordagem, a qual permite acelerar,consideravelmente, o processo de escolha dos termos considerados significativos, assim como reduzir de forma importante o volume dos antidicionários de palavras vazias.
  Incluído em: 16/05/2011
  Este artigo aborda o tratamento automático de linguagens naturais, particularmente a descrição do conteúdo informacional de textos, para melhorar sua indexação e preencher os requisitos dos sistemas de informação documentária, a partir de elementos fornecidos pela estruturação dos sintagmas nominais (SN). Uma nova ferramenta para análise morfossintática foi criada e desenvolvida com a linguagem de programação Starlet, baseada na teoria de Gramáticas Afixos, gramáticas em dois níveis, resultante do trabalho anterior de C.H. A. Koster. Usando-se gramáticas em dois níveis, aumentou-se a capacidade descritiva desta nova linguagem e produziu-se um simples e elegante modelo que possibilitou uma representação mais detalhada dos procedimentos de análise. Um corpo maior constituído de textos da Agence France Presse (AFP News Brieves) foi usado para testar o analisador morfossintático. Os resultados demonstraram claramente a capacidade das gramáticas em dois níveis para alcançar a formalização de fenômenos lingüísticos. As vantagens importantes deste método repousam na capacidade de se ter controle mais específico sobre a aplicação das regras de análise. Uma descrição mais sintática conduz a programas mais bem adaptados ao meio computadorizado e às necessidades lingüísticas.
  Incluído em: 18/06/2009
  Este trabalho é uma contribuição ao estudo da indexação automática fundamentado na íreqüência de ocorrência de palavras. Investiga a aplicação da 1a e 2ª leis de Zipf e Ponto T de Goffman, em 11 notas técnicas de mecânica dos solos, engenharia civil. Entretanto, sugeriram a formulação de uma lei, aqui, denominada Lei da Amplitude de Variação de r.f. Além disso, através de um estudo estatístico da freqüência de ocorrência de palavras, mostra-se que é possível estimar a freqüência da palavra de maior ocorrência, e a distribuição de r.f. de um texto. Sugere-se, também, um critério matemático para delimitar a Região de Transição de Goffman, onde há concentração de palavras de alto conteúdo semântico. Finalmente, propõem-se futuras investigações para ratificar a lei de formação, citada anteriormente, e o critério de delimitação da Região de Transição, com o objetivo de contribuir para um mecanismo básico de indexação de textos científicos e tecnológicos.
  Incluído em: 04/04/2011
  O presente trabalho propõe uma abordagem alternativa de tratamento e recuperação de informação, onde os sintagmas nominais desempenham o principal papel. Trata-se da construção de um protótipo, de sistema de recuperação de informação capaz de navegar uma estrutura em árvore de sintagmas nominais. Para exploração deste protótipo, foi utilizada uma amostragem de 15 artigos em língua portuguesa, de onde foram extraídos os sintagmas nominais. O processo de extração foi manual, simulando um processo automatizado.
  Incluído em: 11/05/2009
  Recuperação da informação é uma importante área de aplicação de língua natural de transformação em que um verdadeiro desafio de encontrar o processamento de grandes quantidades de texto em língua natural ilimitado. Este trabalho relata a aplicação de algumas simples, mas robusto e eficiente substantivo-frase análise técnicas para criar uma melhor indexação frases recuperação de informação. Em particular, nós descrevemos uma abordagem híbrida para a extração de significado (contínuo ou descontínuo) subcompounds complexo de substantivo frases usando tanto corpus heurísticas estatísticas e lingüísticas. Results of experiments show that indexing based on such extracted subcompound improves both recall and precision in an information retrieval system. Resultados de experimentos mostram que a indexação com base em tais extraído subcompound melhora tanto Sensibilidade e precisão na informação um sistema de recuperação. O substantivo-frase análise técnicas também são potencialmente úteis para o livro indexação automática e thesaurus extração.
  Incluído em: 17/11/2008
11 a 20 de 70 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.