Categoria: Bases de Dados
 
82 Site(s) nesta categoria           71 a 80 de 82

  Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma solução de software corporativo. Busca avaliar os impactos causados nas tomadas de decisão das empresas educacionais. Para o desenvolvimento deste sistema foram escolhidas algumas ferramentas de modelagem como: Jude Community para a diagramação, para modelagem e construção do banco de dados o SGBD da Oracle e para a interface web o Oracle Application Express (Apex) que trabalha concomitantemente ao SGBD agindo como um administrador geral tanto do banco de dados como da interface web e seus usuários.
  Incluído em: 23/11/2010
  As bases de dados bibliográficas é ferramenta indispensável para a recuperação da informação científica e para a realização de estudos bibliométricos, porém, os erros e as inconsistências nos registros de dados levam à perda de informações relevantes em pesquisas e interferem no acesso aos documentos. A descrição do nome do autor é um dos principais campos de recuperação das informações pelo fato de o usuário, frequentemente, lançar mão desse mecanismo de busca nas bases indexadoras de periódicos científicos e nas bibliotecas virtuais. Assim, a falta de uniformidade no registro do nome do autor prejudica a localização das pesquisas e pode interferir nos índices de citações dos artigos e dos autores, indicadores cada vez mais utilizados na avaliação de periódicos científicos, em processos seletivos e de progressão na carreira acadêmica e na provisão de financiamento de pesquisas.
  Incluído em: 10/04/2014
  O principal objectivo desta actividade é permitir aos seus utentes aceder ao catálogo do arquivo a partir de qualquer parte do mundo.
  Incluído em: 15/10/2010
  Propõe uma metodologia de atribuição de pesos a campos de busca em processos de Recuperação da Informação (RI) na Base Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). Define características de uma metodologia de RI para determinar a relevância de estudos em uma área temática específica. Realiza um teste piloto na Brapci para a validação da proposta, com o tema epistemologia da Ciência da Informação. Discute duas vertentes, a primeira, relativa à recuperação da informação e a segunda, sobre a temática de busca para ilustrar o alcance do método. A proposta de hierarquização de artigos por pesos, atribuídos aos campos título, palavra-chave e resumo, categoriza os documentos mais relevantes para a temática buscada. Conclui que os resultados da aplicação do método adéquam-se às bases teóricas da área e à importância dos seus autores para o domínio específico e que a produção recuperada abrange documentos relevantes para outras áreas relacionadas à CI, reiterando seu caráter interdisciplinar.
  Incluído em: 29/03/2011
  Descreve e analisa as principais características bibliométricas das publicações relacionadas à área de gestão da informação da base de dados Lisa, uma das bases com maior visibilidade no campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Foram analisados 138 artigos. A metodologia de pesquisa combina métodos bibliométricos e softwares, a característica da pesquisa é quantitativa, pois enumera e mede, e qualitativa, pois compreende e explica. Conclui-se sinalizando que os métodos bibliométricos são apropriados e necessários para a gestão da qualidade de bases de dados bibliográficas que registrem a produção científica.
  Incluído em: 13/06/2011
  Partindo da constatação de que os princípios e os métodos para construção e gestão dos sistemas documentários são dispersos e carecem de sistematização, este artigo levanta a hipótese de que a noção de estrutura, ao pressupor relações mútuas entre os seus elementos, confere maior organicidade aos sistemas e garante maior qualidade e consistência na recuperação da informação frente às questões dos usuários. Desse modo, objetiva explorar fundamentos, a partir da noção de estrutura, dos registros de informação e dos sistemas documentários. Para tanto, são apresentados conceitos básicos e questões relativas aos sistemas documentários e aos registros de informação. Posteriormente, elenca aportes teóricos sobre a noção de estrutura, tratados por Benveniste, Ferrater Mora, Hjelmslev, Lévi-Strauss, Lopes, Peñalver Simó, Saussure, além de Ducrot, Fávero e Koch, para então tratardas apropriações já realizadas pela Documentação por Paul Otlet, García Gutiérrez e Moreiro González. Conclui-se que a noção de estrutura adotada para tornar explícita uma hipótese de sistematização do real, a partir de um modelo, assegura maior organicidade aos sistemas, bem como confere referência pedagógica ao fazer documentário.
  Incluído em: 04/04/2011
  Investigaram-se os antecedentes atitudinais da intenção de uso do mobile banking por clientes bancários, adotando-se a teoria do Comportamento Planejado Decomposto como referencial teórico. Na fase conclusiva da pesquisa, com 515 respondentes, aplicou-se a modelagem de equações estruturais. O modelo teórico foi sustentado empiricamente, porém necessita de aperfeiçoamentos. Cerca de 74% da variação na intenção de uso do mobile banking foi explicada pelo modelo, em que o construto segurança foi acrescentado.
  Incluído em: 11/07/2014
  Os catálogos bibliográficos em fichas ou em linha, estes últimos também conhecidos como Online Public Access Catalogue, foram desenhados para melhor organizar e dinamizar os itens arquivados em uma biblioteca. Saciar a necessidade do consulente de biblioteca, na busca por informação, é objetivo de construção desses bancos de dados. Para muitos usuários, os objetivos iniciais de criação desses softwares não coadunam com a plasticidade dos novos sistemas, quando da apresentação da informação na hora da pesquisa. Há, no mercado de bases de dados, uma gama de softwares que hoje, atenderiam às necessidades latentes, assim como as expressas pelos usuários destes catálogos, para buscas realizadas tanto de forma remota como local. Expor novas ontologias, diferentes formatos de apresentação e apontar as reais necessidades de informação exigidas pelo usuário, são os objetivos deste trabalho.
  Incluído em: 04/04/2013
  Este trabalho apresenta um estudo teórico sobre a contribuição da Representação Temática da Informação na construção de Banco de Dados (BD) destinados a Bibliotecas, criadas com o intuito de armazenar, em um determinado local, produções do conhecimento,objetivando o acesso rápido e fácil aos mesmos, com ênfase na função cultural e educacional. Aborda a orientação de um protótipo de BD, por meio de uma pesquisa bibliográfica, embasada em livros, artigos científicos, monografias, teses e sites, a ser construído para atender as necessidades informacionais de determinada comunidade. Compreende a importância da Representação Temática da Informação para na construção de realidades a serem inseridas em ambientes digitais, como os BDs. Busca atender aos anseios da comunidade com o objetivo maior de realizar um estudo teórico sobre o uso da Representação Temática da Informação em BD, além de citar as insatisfações dos usuários da comunidade, determinar as ações de atuação do BD na comunidade e elencar as contribuições da Representação Temática da Informação no protótipo de BD. Acredita-se que a Representação Temática da Informação pode ser inserida na construção de BD na Modelagem Conceitual, por esta ser uma etapa que exige concentração na observação dos fatos relevantes que ocorrem na realidade, com a finalidade de construir um sistema que possa automatizar as necessidades de informação.
  Incluído em: 02/11/2012
  Apresenta relatos breves referentes a primeiros testes realizados com o software open source Ica-Atom.
  Incluído em: 23/10/2012
71 a 80 de 82 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.