Categoria: Bases de Dados
 
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  Em estudo realizado com uma amostra de alunos de pós-graduação de uma universidade estadual paulista, procurou-se verificar como tem sido a interação dos usuários finais com as bases de dados bibliográficas e identificar as necessidades de otimização de programas de desenvolvimento de competências informacionais. Os dados foram coletados através de questionários. Os resultados demonstraram que a maioria dos sujeitos tem dificuldades para realizar as suas buscas e necessita do auxílio de um intermediário. Concluiu-se que há a necessidade de investir em estratégias para promover as competências informacionais dos usuários finais e que outros estudos sobre tema são ainda necessários no Brasil.
  Incluído em: 31/08/2009
  O ano de 2005 é um marco para o jornalismo digital. Momento para avaliações, correções de rota, verificação de tendências e potencialidades, bem como momento para a indicação de caminhos para essa nova modalidade de jornalismo. Neste paper , nosso objetivo é mapear conceitos que configuram um novo status para o emprego das bases de dados (BDs), bem como esclarecer acerca das funcionalidades existentes. Para isso, trabalhamos com uma abordagem conceitual que articula teorias no campo das novas mídias, do jornalismo, com os estudos recentes de investigadores (Colle, 2002; Fidalgo, 2003, 2004; Machado, 2004a, 2004b; Barbosa, 2004a, 2004b; Quadros, 2004; Lima Júnior, 2004) empenhados em destacar as potencialidades do emprego das BDs no jornalismo digital. Tais pesquisas convergem no sentido de reconhecer nas BDs um formato para o jornalismo digital o que representaria o diferencial desta modalidade em relação às formas tradicionais de jornalismo.
  Incluído em: 11/09/2009
  Seu conteúdo é uma pesquisa de vários autores, sendo em partes transcrições e traduções dos mesmos. Os capítulos de 1 a 9 foram baseados nas referências [1], [2], [3], [4], [5], [6] e [7]. O Capítulo 10 foi baseado nas demais referências que constam no final deste documento. O Apêndice A foi baseado em [5]. Esta apostila tem como objetivo ser uma primeira leitura para os alunos iniciantes no curso de banco de dados e tenta sempre mostrar os temas abordados de forma simples e clara, propiciando subsídios para aprofundar-se nos temas tratados utilizando outras bibliografias. No intuito de ser didática, esta apostila está estruturada da seguinte forma: O Capítulo 1 apresenta uma introdução aos modelos e arquiteturas de banco de dados. O Capítulo 2 traz os conceitos básicos de sistemas de banco de dados, necessários à compreensão do restante deste material. No Capítulo 3, as arquiteturas de banco de dados são apresentadas. O Capítulo 4 trata de modelagem de banco de dados usando o paradigma entidade relacionamento. O Capítulo 5 aborda o modelo relacional. O Capítulo 6 ilustra como efetuar o mapeamento de um diagrama entidade relacionamento para o modelo relacional, de forma intuitiva. O Capítulo 7 traz uma discussão e exemplos de linguagens de consultas formais, quais sejam: Álgebra relacional, Cálculo relacional de Tuplas e Cálculo Relacional de Domínio. No Capítulo 8, a linguagem SQL – linguagem de consulta comercial mais difundida para o modelo relacional – é introduzida, por meio de sua teoria e exemplos práticos. O Capítulo 9 trata de projeto de banco de dados, normalização e dependências funcionais entre os dados. No Capítulo 10 uma visão geral sobre Data warehouse é fornecida ao leitor. Finalmente, o Apêndice A traz exemplos de consultas nas linguagens de consultas vistas anteriormente. Os autores agradecem imensamente aos alunos: Bianka M.M.T. Gonçalves, Clodis Boscarioli, Rodolpho Iemini Atoji e Fernando Henrique Ferraz P. da Rosa, pelas valorosas correções, edições e sugestões do texto em questão.
  Incluído em: 15/11/2008
  Este artigo apresenta uma proposta de construção de bases de conhecimento de um chatterbot utilizando a tecnologia ALICE. A criação das bases de conhecimento é feita através da identificação de padrões de conversação baseados na Lingüística de Corpus. Os padrões são categorizados através do método Latent Semantic Indexing e manipulados por especialistas. Como estudo de caso, é proposto o Tuxbot, chatterbot que responde perguntas sobre dúvidas de usuários do Linux.
  Incluído em: 13/04/2009
  Na revolução informacional, o problema está na quantidade excessiva de dados. A questão sobre como encontrar em pouco tempo a informação requisitada tem levado muitos pesquisadores a refletir em uma forma apropriada de armazenar esses dados, numa tentativa de transformá-los em registros “vivos”, de arquivos “ativos” que constituirão uma base de dados “dinâmica” para gerar conhecimento ao seu usuário. Aqui conhecimento é entendido como apropriação do objeto pelo pensamento. A criação desse tipo de base de dados tem sido objeto de análises nas mais diferentes áreas de instituições de pesquisas de várias partes do mundo. Muitos têm o objetivo de encontrar uma heurística apropriada à determinado objeto de estudo em prol do conhecimento. Nesse trabalho, será lançado um olhar sobre algumas propostas e discussões sobre a base de dados como forma cultural no jornalismo. Com uma base de dados dinâmica, os jornais – considerado por historiadores como fontes primárias de pesquisa –, só para citar mais um exemplo, imprescindíveis no mundo dos negócios, podem gerar conhecimento e abrir novas possibilidades para diversos setores da sociedade.
  Incluído em: 05/03/2009
  Este artigo trata sobre o desenvolvimento do Banco de Teses da Universidade Federal de Pernambuco desenvolvido no Laboratório de Pesquisas Líber. Discorre tanto sobre correções feitas na primeira versão do sistema quanto sobre a elicitação de requisitos e desenvolvimento de uma versão compatível com as especificações do IBICT. Ainda e mais importante, é explicada a abordagem modelada para a integração de dados entre o Banco de Teses da Universidade Federal de Pernambuco e o IBICT.
  Incluído em: 03/07/2008
  Os bancos de dados orientados a objeto começaram a ser desenvolvidos para atender a uma necessidade relacionada ao armazenamento de tipos de dados cada vez mais complexos, de difícil representação no modelo relacional. Esse artigo tem o intuito de prover uma visão geral desse paradigma, apresentando seus conceitos e ferramentas principais, bem como discutindo as tendências para esta área.
  Incluído em: 06/04/2009
  O uso cada vez mais disseminado de sistemas informatizados integrados por meio de redes é um fato determinante da sociedade da informação. Este universo de conteúdos e continentes digitais está sujeito a várias ameaças que comprometem seriamente a segurança do complexo usuário-sistema-informação. A tecnologia da informação é capaz de apresentar parte da solução a este problema, mas não é capaz de resolvê-lo integralmente. As políticas de segurança da informação devem contemplar o adequado equilíbrio dos aspectos humanos e técnicos da segurança da informação, em contraposição aos modelos de políticas atuais, extremamente voltados às questões tecnológicas.
  Incluído em: 30/04/2010
  Iniciativas internacionais para o suporte de teses e dissertações eletrônicas (ETDs) através de bibliotecas digitais (DL), facilitadas pelo trabalho da Biblioteca Digital em Rede de Teses e Dissertações (NDLTD), são um fato chave no caminho ao acesso aberto. Quando os alunos de pós-graduação aprenderem a usar as ETDs disponíveis e tiverem experimentado a criação e a submissão dos trabalhos resultantes de suas pesquisas, ele serão participantes ativos nos repositórios institucionais e no acesso aberto. Ao mesmo tempo, poderão se engajar nas discussões e na criação de infraestrutura que suporte o crescimento do acesso aberto.
  Incluído em: 30/06/2011
  Apresenta a metodologia e os critérios utilizados para a definição de um instrumento de avaliação de bases de dados, verificando a satisfação dos usuários quanto aos aspectos de conteúdo, funcionalidades do sistema e recuperação da informação. Relata a elaboração e aplicação deste instrumento para avaliação da base de dados Scopus, presente no Portal Periódicos CAPES, por parte de bibliotecários e usuários do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados foram positivos em relação à satisfação dos usuários, quanto aos aspectos abordados.
  Incluído em: 13/06/2011
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