Categoria: Bases de Dados
 
82 Site(s) nesta categoria           31 a 40 de 82

  Por la imposibilidad de usar convenientemente el tesauro Descriptores en Ciencias de la Salud (DeCS) en la asignación de epígrafes durante el proceso de catalogación, se elabora un conjunto de instrucciones técnicas, encaminadas a posibilitar que los bibliotecarios del Sistema Nacional de Información de Ciencias Médicas puedan utilizarlo como epigrafiario, dado que, en su mayoría, éstos no disponen de sistemas automatizados para el procesamiento de la información, por lo que sustentan el procedimiento de búsqueda y recuperación en la ficha catalográfica. Se aborda la representación temática de los documentos mediante epígrafes y sus principios básicos, así como las reglas para la coordinación de epígrafes y subepígrafes y las restricciones para el empleo de algunos tipos de encabezamientos. Se recomienda la aplicación del anexo Práctica catalográfica en el DeCS, preparado sobre la base del Cataloging practices del MeSH anotado, como estrategia para eliminar las contradicciones generadas por la ausencia de disposiciones adecuadas para representar todos los aspectos abordados en los documentos, sujetos a la asignación de epígrafes y subepígrafes.
  Incluído em: 09/05/2011
  O artigo aborda os programas de pesquisa do Centro de Estudos Informétricos de Copenhague. Descrevendo a informetria como subcampo da bibliometria, discute uma nova abordagem para a área, qual seja, a combinação de teorias e metodologias avançadas de recuperação da informação com o estudo científico dos fluxos da informação. O Centro objetiva aplicar métodos bibliométricos não somente em estudos cienciométricos e em avaliações da pesquisa científica e tecnológica, mas também na análise de suas relações sociais, econômicas etc., ampliando as análises bibliométricas tradicionais para abranger as comunidades não acadêmicas nas quais a informação é comunicada e usada. A autora também convoca os profissionais de biblioteconomia e ciência da informação para enfrentarem o desafio dessa nova área de estudos quantitativos, aprendendo a explorar as bases de dados também como um instrumento para desenvolver atividades de análise, enfatizando as possibilidades que esses profissionais têm para elevar o nível de suas posições hierárquicas, assim como para explorar as técnicas informétricas no gerenciamento de políticas e de tomadas de decisôes.
  Incluído em: 09/05/2014
  Avaliação dos resultados da capacitação de usuários de buscas informatizadas do Curso de Acesso às Bases em cd-rom Medline e Lilacs, modalidade do Programa Educativo da Biblioteca/CIR da Faculdade de Saúde Pública da USP, oferecido a docentes e alunos da pós-graduação em saúde pública. O universo de estudo foi constituído de 92 participantes entre 1993 e 1995. Os egressos do curso opinaram sobre o seu conteúdo, estrutura, metodologia, material didático e demais aspectos específicos à organização de capacitação desse nível. Concluiu-se que o Curso Medline e Lilacs está atendendo às necessidades dos usuários das buscas informatizadas, precisando de algumas adequações, as quais são apontadas neste artigo.
  Incluído em: 21/04/2009
  Bases de dados são fundamentais para o processo de análise de C&T em suas relações com o desenvolvimento socioeconômico e com a esfera política mais ampla. Isto implica necessariamente a discussão da questão da qualidade das informações que subsidiam tal análise. Este artigo discute o papel das bases de dados na gestão de C&T para produção de indicadores, mostrando um breve diagnóstico de bases produzidas no Brasil.
  Incluído em: 25/11/2008
  Esta tese aborda problemas relacionados ao projeto de banco de dados geográficos, componente responsável pelo armazenamento dos dados nas aplicações de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Especificamente, a pesquisa enfoca problemas que ocorrem durante a fase do projeto conceitual de bancos de dados geográficos, identifica deficiências e vantagens nos métodos e modelos conceituais descritos na literatura e propõe alguns instrumentos que facilitam a reutilização desoluções já desenvolvidas e validadas, anteriormente, por outros projetistas maisexperientes. Esta tese está centrada na hipótese de que a maior parte das falhas de projeto de banco de dados geográficos deve-se, principalmente, à ausência de um método adequado que auxilie o projetista a elaborar o esquema conceitual do mesmo. Um fator agravante é que, normalmente, os usuários, na maioria das vezes com formação fora da área de computação, projetam seus próprios sistemas. O objetivo geral desta tese foi a investigação de modelos, metodologias e métodos que possam ser aplicados durante o projeto conceitual de banco de dados geográficos. Dentre os objetivos mais específicos está o desenvolvimento de instrumentos que, utilizados de forma conjunta, possibilitem o emprego da idéia de reutilização de projetos já existentes. Como resultado desta pesquisa, as principais contribuições obtidas foram: (1) a identificação e especificação de um conjunto de padrões de análise que documentam soluções para problemas de modelagem que são recorrentes em aplicações nas áreas de controle ambiental e de gestão urbana; (2) umframework conceitual, denominado GeoFrame, que serve como ponto de partida para a modelagem conceitual de bancos de dados geográficos, bem como para a especificação de padrões de análise em aplicações de SIG.
  Incluído em: 15/05/2013
  El evento estuvo dedicado a las revistas y bases de datos editadas en América Latina; para ello se diseñó um programa que contempló los siguientes temas: acceso y difusión de la revista latinoamericana a través de bases de datos; la revista latinoamericana y el trabajo cooperativo; la revista latinoamericana bajo la óptica de las evaluaciones; y la revista latinoamericana: una mirada al futuro.
  Incluído em: 29/08/2014
  Considerando-se a importância da indexação no processo de disseminação da informação na sociedade contemporânea, as bases de dados configuram-se como essenciais nesse processo. Dentre elas, a do Institute for Scientific Information, a mais abrangente base de dados de informações científicas do mundo. Objetiva-se, então, situar a ciência brasileira nessa base, com o perfil dos periódicos ora indexados, a partir de parâmetros como região, estado e município; área de conhecimento; natureza do periódico; avaliação, entre outros. O universo compreende os 17 títulos de periódicos indexados. Para a coleta de dados, recorre-se à análise dos dois últimos fascículos produzidos em 1999. Dentre os resultados, destaca-se a supremacia da região Sudeste.
  Incluído em: 30/06/2014
  O trabalho tem como objetivo examinar o uso da linguagem controlada ou da linguagem natural, no planejamento da estratégia de busca em um ambiente de bases de dados em CD-ROM ou em linha. São revisados os estudos que abordam o uso das linguagens controlada e natural nas estratégias de busca, suas vantagens e desvantagens, proporcionando uma perspectiva sobre a complexidade para a busca da informação bibliográfica e referencial, incluindo a seleção de termos para as estratégias e a função do vocabulário controlado ou da linguagem natural nesse contexto.
  Incluído em: 30/09/2010
  Este trabalho relata experiências das pelas bibliotecas da Faculdade de Educação e do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, no uso das bases de dados desenvolvidas em Micro CDS/ISIS na versão DOS (PERIE, EDUBASE e HEMERED), e migrada para plataforma Web em WWWIsis pela Internet.
  Incluído em: 18/11/2009
  O objetivo deste estudo é comparar as bases de dados PASCAL e SCISEARCH através de elementos diversos relativos aos respectivos conteúdos. As controvérsias sobre a utilização unicamente da base americana são consideradas, bem como as iniciativas brasileiras no assunto. Então as duas bases são comparadas, sendo que a base Pascal é apontada como fonte complementar, necessária para avaliação de produção científica, especialmente para o Brasil.
  Incluído em: 20/06/2011
31 a 40 de 82 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.