Categoria: Bases de Dados
 
82 Site(s) nesta categoria           21 a 30 de 82

  A partir da década de 70, a informação passa a ser vista como um produto comercializável, além de um bem social. Surgem as bases de dados online comercializadas nos Estados Unidos e na Europa, através de sistemas e serviços de armazenagem e recuperação de informação, dando início à indústria da informação, que vem tendo contínuo crescimento nos últimos 17 anos. A pesquisa em Ciência da Informação leva ao desenvolvimento de técnicas de armazenagem e recuperação de informação de modo a ampliar o poder intelectual do homem. Nesse sentido, essas técnicas de armazenagem e recuperação de informação encontram-se na fronteira entre a Informática e a Ciência da Informação; uma com o enfoque da aplicação e desenvolvimento dos recursos de computação a todos os setores, outra com o enfoque do uso e da disseminação da informação e do conhecimento. É analisada a experiência dos Estados Unidos na indústria da informação, por ser este o país que ainda detém a hegemonia mundial do setor. São sugeridas algumas medidas governamentais, visando a fomentar o desenvolvimento da indústria da informação no Brasil.
  Incluído em: 27/06/2011
  Apresenta a evolução do uso de bases de dados no exterior e no Brasil. Comenta e analisa os principais problemas que demandam soluções, tais como: custos, acesso a base de dados, treinamento dos usuários, marketing dos produtos e serviços, diferenças nas linguagens de busca, necessidade de maior cobertura de assuntos pelas bases de dados e o papel da iniciativa privada na emergente indústria de informação.
  Incluído em: 12/05/2011
  A partir da simulação de uma pesquisa bibliográfica, foi feito um levantamento dos investimentos e dos custos envolvidos em três modalidades de busca: busca a partir de uma coleção de abstracts própria, busca a partir de coleções de abstracts pertencentes a terceiros e busca através do acesso online à base de dados. Os valores referentes a esses custos e investimentos foram colocados em gráficos demonstrativos e comparativos para uma melhor visualização da viabilidade econômica de cada uma das modalidades. Cada gráfico foi analisado e interpretado e foram feitas considerações acerca de vantagens e desvantagens relativas a aspectos qualitativos de cada uma das modalidades.
  Incluído em: 20/06/2011
  Aborda a importância e as dificuldades quando da identificação e seleção de técnica e instrumentos adequados de medição para o controle ambiental. Descreve o banco de dados Dafid como produto informacional que visa a minimizar tais problemas.
  Incluído em: 04/04/2014
  A gerência da informação foi o paradigma escolhido na formulação de uma proposta que atendesse à necessidade de organização da informação, enquanto instrumento para tomada de decisão no âmbito das organizações, bem como de prestação de serviços relacionados. Para isso, estabeleceu-se um quadro referencial que serviu como ponto de partida para a definição de um roteiro cujas etapas iniciais foram postas em prática na Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil(Anabb. A versatilidade desse roteiro é testada com a utilização de três sistemas gerenciadores de bases de dados.
  Incluído em: 17/09/2012
  É apresentada a base de Dados Bibliográficos Cerrados, atualizada por sete instituições, que registra a produção técnico-científica nacional e internacional sobre o tema. O software NTIA, Aplicativo Ainfo, desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Informática Agropecuária (CNPTIA), dá suporte à base e possibilita a recuperação de todos os campos dos registros. Este trabalho é efetuado de forma participativa e integrada, com a coordenação da Área de Informação do Centro de Pesquisa Agropecuário dos Cerrados / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (CPAC/Embrapa) e pretende atender aos vários segmentos da sociedade e clientes em suas necessidades de informação e documentos.
  Incluído em: 07/04/2010
  Traça um paralelo entre as formas de incorporação de conhecimento nas bases de dados internacionais e o conceito de memória coletiva dentro do âmbito da produção científica mundial. Analisa as bases de dados, seus esquemas de representação e recuperação, sua seletividade e as barreiras impostas pelas linguagens de indexação à ciência produzida no Terceiro Mundo. Conclui que as bases de dados são os repositórios dos conhecimentos consensuais gerados pela ciência moderna, constituindo, dessa forma, a memória da ciência oficialmente aceita.
  Incluído em: 16/05/2011
  A agilidade e eficiência de um bando de informação de um jornal são fundamentais para assegurar a atualidade e credibilidade do próprio jornal. Este artigo tem a finalidade de apresentar e descrever o funcionamento do Banco de Dados do jornal Zero Hora. Usando tecnologia avançada, seus sistemas de processamento, armazenamento, controle, recuperação e disseminação da informação permitem gerenciar as bases de dados e material informacional em texto e imagem.
  Incluído em: 10/06/2012
  Base de dados que objetiva disponibilizar, em único local de fácil e rápido acesso, informações básicas essenciais aos interessados na biblioteca do futuro, seja ela eletrônica, virtual, digital, sem paredes ou biônica. Desenvolvida com o software MicroISIS, encontra-se disponível na Internet a todo e qualquer interessado por intermédio do servidor de bases de dados ISIS para o WWW (software intitulado WWWIsis, desenvolvido pela Bireme). A recuperação da informação é possível por índice de termos indexados ou formulário de pesquisa, utilizando-se lógica booleana em campos de autoria, título, assunto, data e língua. Delimitações de pesquisa por tipo de documento e conteúdo de informação também são oferecidas.
  Incluído em: 27/06/2011
  Este capítulo apresenta os conceitos básicos da área de banco de dados que são necessário à compreensão do projeto de banco de dados. São apresentados conceitos como banco de dados, sistema de gerência de banco de dados e modelo de dados. Além disso é fornecida uma visão geral do projeto de banco de dados. O leitores que já conhece os fundamentos de banco de dados provavelmente poderá passar diretamente ao próximo capítulo.
  Incluído em: 28/06/2011
21 a 30 de 82 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.