Categoria: Agentes Inteligentes
 
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  Los agentes de software en la era de las redes globales son una herramienta vital para superar el fenómeno llamado “sobrecarga de información”. El grado de madurez alcanzado en esta tecnología permite que hoy se puedan ver aplicaciones concretas funcionado en organizaciones, como así también en el escritorio del usuario hogareño. El objetivo de este trabajo es presentar una revisión bibliográfica sobre la tecnología de agentes de software, con orientación a los modelos que permiten gerenciar la sobrecarga de información.
  Incluído em: 13/05/2008
  Supercomputadores freq ̈ entemente s ̃o conhecidos pelo arquitetos chefe ou projetista do computador. Seymour Cray inclusive adicionou seu nome a companhia que construiu seu projeto de supercomputador. Na NEC, Tadash Watanabe li- derou o projeto e estrat ́gias do supercomputador SX na inicio dos anos 80. Seu objetivo era projetar um supercomputador vetorial que possui grandes processadores paralelismo mas que use tecnologias e mais baratas comparadas com outros projetos de supercomputadores.
  Incluído em: 10/11/2010
  As modernas tecnologias da informação, ao acelerar o fluxo da informação, provocam uma distorção da qualidade, através do fornecimento de grandes volumes de informações relevantes. Os serviços e sistemas de informações em linha, que constituem uma das atividades da indústria da informação, estão sendo orientados primordialmente para o controle da quantidade e não da qualidade do conhecimento registrado, embora já se consiga alguma medida de qualidade. O estudo dos dois pólos cognitivos de um sistema de recuperação de informações, isto é, o processo cognitivo que produz e armazena a informação e o processo cognitivo que ocorre na recepção da informação permitem melhorar e controlar o armazenamento e a recuperação de informações de modo a atingir os objetivos desejados. Observa-se uma tendência, na área de recuperação de informações, de migrar na busca efetuada pelos intermediários para a busca pelos usuários finais, exigindo a simplificação desse processo, a revisão e reformulação das linguagens de busca e de indexação, e o estudo das estruturas cognitivas usadas pelos indivíduos na recuperação e processamento da informação. Portanto, será preciso investir no conhecimento reflexivo (teórico) e normativo (derivado da prática), o que gera demandas de novos programas educacionais. Procura-se observar o potencial de formação oferecido pelos cursos de pós-graduação para os sistemas de recuperação de informações em linha através da caracterização destes sistemas e comparação de suas funções aos programas de cursos de pós-graduação em Ciência da Informação e Informática e observar a atuação prática nesses sistemas, visando a identificar como foram adquiridos os conhecimentos para a execução das funções mapeadas.
  Incluído em: 27/06/2011
  Como se deve processar a pesquisa de informação no imenso conteúdo da Internet? Como encontrar uma agulha neste enorme palheiro? Que metodologias existem e como as utilizar e em que circunstâncias? Que atitude adoptar face a um volume de informação paralisante? Como nos precavermos em relação a quem pretende influenciar-nos ou despojar-nos desse bem precioso que é a nossa privacidade? Como distinguir o trigo do joio? Face à crise de abundância de instrumentos de pesquisa, como seleccionar e comparar as ferramentas existentes? Como obter dados actualizados sobre eles? Porquê tantos instrumentos com designações desconcertantes (motores de pesquisa ou de busca; repertórios da Internet; instrumentos de pesquisa da Web Invisível; grupos de discussão ou de notícias; listas de correio ou de difusão; e perguntas frequentes ou FAQs)? Penso, logo encontro pretende ser o sítio que ajuda a transformar o sonho de usufruir do conteúdo informativo da Internet numa realidade palpável.
  Incluído em: 25/08/2008
  A dinâmica da economia em seu contínuo processo de expansão e globalização, requer das empresas que dela participam, um maior grau de trabalho cooperativo e colaborativo, entre si e com outras organizações. O ambiente de comércio eletrônico na modalidade B2B (business to business) – empresa a empresa – é um bom exemplo desta colaboração, dado sua crescente adoção e importância. Da mesma forma, o uso de agentes inteligentes aplicados ao comércio eletrônico, parece prover esta colaboração. Este artigo tem o propósito de investigar trabalhos e pesquisas científicos que tratam o tema e analisar seu possível impacto nas relações empresariais.
  Incluído em: 25/11/2008
  O artigo apresenta um novo tipo de agente inteligente. Este agente, chamado de JaBot foi desenvolvido numa tentativa de resolver problemas comuns relacionados a recuperação da informação
  Incluído em: 25/08/2008
  A construção de máquinas inteligentes pressupõe a existência de estruturas simbólicas (representação), a capacidade de elas poderem raciocinar (procura) e a existência de conhecimentos (matéria prima). Assim o campo mais popular da I.A. é sem dúvida o da engenharia do conhecimento pois é aí que se concebem os sistemas periciais, que são capazes de representar conhecimentos e de raciocinar.
  Incluído em: 30/06/2010
  O estudo individual de uma determinada disciplina envolve a dificuldade do estudante de definir o "próximo passo" emuma seqüência de estudos. A utilização de agentes de interface torna possível o acompanhamento das ações do usuário e, baseado nestas, indicar uma seqüência curricular a partir das observações realizadas pelos agentes sobre as ações e reações do usuário ao sistema. Este artigo apresenta a proposta de uma estrutura baseada em agentes inteligentes para a definição de uma seqüência de estudo em umambiente de ensino.
  Incluído em: 16/09/2009
  Neste artigo é proposto um ambiente virtual inteligente 3D, habitado por agentes autônomos que, dotados de conhecimento sobre o ambiente e o usuário, auxiliam o mesmo na navegação pelo ambiente e na recuperação de informações relevantes. Os usuários são representados por avatares e as informações sobre os seus perfis são utilizadas na personalização do ambiente. Os agentes, atuam, ainda, como auxiliares na disposição espacial das informações no ambiente. Um protótipo, envolvendo um ambiente de Educação a Distância (EaD) está sendo desenvolvido para validar a proposta.
  Incluído em: 16/09/2008
  O objectivo deste trabalho passa pela descrição, análise e verificação de sociedades abertas e globais de entidades heterogéneas denominadas agentes ou computees, que são para ser entendidas como os blocos constituintes de Sistemas Distribuídos de Realidade Virtual. São entidades computacionais, ricas em conhecimento, que apresentam funcionalidades sofisticadas, tais como o planeamento, a reactividade, a assimilação de conhecimento, a cooperação, a comunicação e a negociação. Na realidade, as intenções do projecto consistem em oferecer modelos lógicos e computacionais, assim como implementar arquétipos dessas entidades e das suas sociedades, que interactuem no contexto de um enquadramento global e aberto. As sociedades de agentes ou computees podem espelhar uma variedade de sociedades humanas, tais como sociedades comerciais, com ênfase nos padrões de comportamento e nas responsabilidades, ou sociedades mais burocratizadas, tais como aquelas que lidam com o Direito, com papeis pré-definidos, obrigações e regras de comunicação específicas. Os modelos das entidades, assim como os seus padrões de comportamento, são verificáveis; de facto, a motivação principal deste trabalho aponta para a identificação, especificação e verificação de propriedades desejáveis de tais modelos. Por outro lado, neste projecto, pretende-se estabelecer, numa base teórica forte, o desenho de uma arquitectura global para agentes ou computees, que permita tratar o conhecimento, as crenças e as intenções, e baseada ou edificada sobre a solidez da programação em lógica. This work has as objective the description, analysis and verification of global and open societies of heterogeneous agents or computees, that are to be understood as the building blocks of Virtual Reality Distributed Systems. These are knowledge rich computational entities that present a number of sophisticated functionalities such as planning, reacting, knowledge assimilation, cooperation, coordination, communication and negotiation. Indeed, the aims of the project are to provide computational and logical models, and prototype implementations of such entities and their societies interacting in the context of an open and global environment. Societies of agents or computees can mirror varieties of human societies, such as trading organization emerging behaviour patterns and responsibilities, or more tightly organized societies such that the ones dealing with The Law, with predefined roles and obligations, and communication rules. The models of entities and their interaction and behaviour patterns are variable: indeed, one of the main aims of this work was to identify, specify and verify desirable properties of such models. In the other hand, this project also aims to establish, on a sound theoretical basis, the design of an overall architecture for agents or computees comprising knowledge, beliefs and intentions, based on, and building on the strengths of logic programming.
  Incluído em: 25/08/2008
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Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

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