Categoria: Agentes Inteligentes
 
40 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 40

  Agentes inteligentes de software são um objeto de pesquisa popular nos dias de hoje nos campos como psicologia, sociologia e ciência da computação. São estudados os agentes intensamente na disciplina de Inteligência Artificial (IA). Por incrível que pareça, uma pergunta sobre o que exatamente um agente é, tem sido, só muito recentemente, dirigida seriamente.
  Incluído em: 31/03/2008
  Resgata a história evolutiva da Recuperção da Informação; a inserção do texto livre e relata as incertezas na recuperação da informação.
  Incluído em: 03/04/2008
  Este artigo descreve as bases para a implementação de um jogo com finalidade pedagógica. Neste, o jogador controla um personagem, o qual tem que interagir com outros e com o ambiente, a fim de resolver problemas propostos pelo jogo. Cada personagem do jogo será moldado como um agente inteligente com tarefas bem definidas, de tal forma que o jogo se constitui em uma sociedade de agentes. Após as devidas considerações sobre RPG e agentes inteligentes, será feita uma discussão acerca da modelagem do jogo empregando agentes.
  Incluído em: 24/04/2008
  Este trabalho apresenta um conjunto de teorias e aplicações que permitem validar a idéia de que agentes cognitivos autônomos, imersos num sistema multiagentes aberto, podem aumentar sua eficiência e adaptabilidade a alterações no ambiente, caso tenham a capacidade de representar explicitamente e explorar, através de mecanismos de raciocínio adequados, as capacidades de outros agentes e as eventuais organizações em que estejam envolvidos. Foi demonstrado também que as interações entre estes agentes e as suas organizações formam um círculo virtuoso. Por uma lado, as interações podem eventualmente criar organizações dinâmicas, denominadas coalizões, propiciando uma ação coletiva. Por outro lado, caso tal ação coletiva deva se repetir com freqüência, torna-se mais adequado criar organizações formais, que limitem as interações entre os agentes, garantindo deste modo que estes atinjam seus objetivos globais de modo otimizado.
  Incluído em: 21/04/2008
  Este artigo apresenta uma plataforma para desenvolvimento de simulações baseadas em agentes. A plataforma inclui a modelagem de ambientes para sistemas multiagentes situados, com extensões para associar estruturas organizacionais ao ambiente, distribuindo espacialmente a informação normativa. A distribuição da informação normativa ´e um meio natural para simplificar a definição de estruturas organizacionais e o desenvolvimento de sistemas multiagentes de grande porte. Através da distribuição, nós possibilitamos que os agentes acessem diretamente a informação normativa requerida em cada contexto ambiental.
  Incluído em: 10/05/2008
  Sistemas de Recomendação têm o objetivo de fornecer recomendações baseadas em informações registradas sobre as preferências dos usuários. Para isso, tais sistemas utilizam técnicas de Filtragem de Informação para processar informações e prover ao usuário itens potencialmente mais relevantes. Uma das abordagens mais difundidas em Filtragem de Informação é a Filtragem Baseada em Conteúdo. Geralmente essa abordagem baseia-se na comparação entre a descrição do perfil do usuário e as descrições dos itens a serem recomendados. Ou seja, o sistema seleciona os itens que atingem as melhores posições em uma seqüência definida por um critério de ordenação conveniente. O presente trabalho descreve uma abordagem onde cada usuário é modelado por um meta-protótipo e a comparação entre um item e o perfil é baseada em uma função de comparação composta por dois componentes: posição e conteúdo.
  Incluído em: 28/05/2008
  Agentes-Qualquer coisa que possa perceber o ambiente e agir sobre ele. (R&N1995) Sistema que tenta preencher um conjunto de objetivos num ambiente complexo e dinâmico. (Maes1995)
  Incluído em: 27/05/2008
  El problema de la recuperación de información en el Web se puede plantear desde diferentes puntos de vista, con mecanismos como la realimentación por relevancia, la utilización de tesauros, el estudio de los hiperenlaces, o la aplicación de redes neuronales, entre otros. Todos estos mecanismos se aplican sobre grandes bases de datos construidas a partir de la exploración previa de sectores más o menos amplios del Web. La experiencia ha demostrado que la precisión de estos sistemas es baja, y la exhaustividad está relativizada al sector explorado. Existe sin embargo otra aproximación al problema que pretende obtener resultados mucho más precisos, aunque sin perseguir altas tasas de exhaustividad, basándose en el uso de agentes inteligentes que rastreen la red según las necesidades informativas del usuario. Se indican las características de los agentes y se analizan algunas de las propiedades y habilidades deseables para aquellos agentes dedicados a la recuperación de información en el Web.
  Incluído em: 02/05/2008
  Agentes inteligentes de software são atualmente objetos de pesquisa em muitos campos tais como psicologia, sociologia e inteligência artificial. A definição de agentes é motivo para muitas controvérsias no campo da interação homem-máquina. O que é um agente? O que os faz diferentes de outras técnicas? Que funcionalidades devem ter? Estas são algumas das principais questões discutidas neste trabalho.
  Incluído em: 29/06/2008
  Passado o período agudo de especulação financeira em torno do Comércio Eletrônico, muitas organizações, que investem nesta atividade, revendo estratégias de comunicação e de negócios, estão focando suas atenções para o potencial interativo e multimídia da Web. Nesta etapa, elas têm investido em aplicações que exploram este potencial, buscando formas de comunicação personalizada e interativa com o usuário. A Inteligência Artificial tem contribuído para alcançar estes objetivos através da tecnologia de Agentes Inteligentes. Trata-se de softwares autônomos e de assistência para a execução de tarefas computacionais, a partir de metas ou desejos de usuários. Aplicações desta tecnologia já são encontradas nas páginas dinâmicas criadas a partir do perfil do usuário de forma a aumentar a relevância do conteúdo apresentado. Este estudo visa apresentar esta tecnologia, suas aplicações, benefícios e desafios.
  Incluído em: 11/06/2008
1 a 10 de 40 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.