Categoria: Software Livre
 
121 Site(s) nesta categoria           81 a 90 de 121

  Apresenta várias respostas em relação ao software livre, como o que ele é, qual a diferença entre o sofware livre e código aberto, quais as obrigações de quem desenvolve ou distribui software livre. Também mostra as licenças e os softwares livres mais comuns.
  Incluído em: 19/08/2010
  estudo discute a adoção de softwares livres na automação de bibliotecas como estratégia econômica e vantagens tecnológicas. Destaca as iniciativas brasileiras de adoção do software livre como estratégia de democratização do acesso as tecnologias da informação e alternativa para a dependência tecnológica. Discute conceitos referentes à inclusão social e digital e a função da biblioteca como instituição de livre acesso ao conhecimento. Analisa conceitos referentes à filosofia colaborativa nas comunidades open-source, apresentando o histórico, aspectos sociais e tecnológicos do desenvolvimento do software livre e sua aplicação em política de informatização de bibliotecas e criação de terminais de acesso público à internet. Expõe alguns pressupostos referentes à automação de bibliotecas e apresenta-se uma solução baseada no uso da Tecnologia da Informação aplicada na Biblioteconomia destacando Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo, Sistemas para Gerenciamento de Bibliotecas e Ferramentas para Implementação de Bibliotecas Digitais e Repositórios Institucionais.|
  Incluído em: 29/10/2006
  Relaciona a política de inclusão digital e o movimento de software livre como um nexo fundamental da malha de iniciativas pelo desenvolvimento sustentável do país, de combate à pobreza e de globalização contra-hegemônica.
  Incluído em: 03/09/2010
  O uso de Software Livre, como meio de possibilitar a inclusão digital/social, não implica apenas em fornecer o software de maneira “gratuita” mas também em uma forma de viabilizar a criação e manutenção de laboratórios (popularmente conhecidos como telecentros) em relação a questões sociais, tecnológicas e econômicas. Dentro deste escopo o Colméia - Grupo de Software Livre na UDESC, através do Programa de Extensão Software Livre na Comunidade, realizou uma parceria com o Comitê Fome Zero Joinville onde não somente transferiu conhecimentos obtidos na academia para uma necessidade da comunidade mas também envolveu ativamente o corpo discente e docente em ações conjuntas com a comunidade. Este artigo descreve essa atividade extensionista relatando como foi possível realizar a parceria, atividades e engajamento de docentes, discentes, instituições de ensino superior, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e comunidade.
  Incluído em: 09/04/2010
  Home Page do Software Gnuteca de Automação de Biblotecas.O Gnuteca é um software livre. Ele é aderente a padrões conhecidos e utilizados por muitas bibliotecas, como o ISIS (Unesco) e o MARC21 (LOC - Library Of Congress). Por ter sido desenvolvido dentro de um ambiente CDS/ISIS, o Gnuteca prevê a fácil migração de acervos deste tipo, além de vários outros.
  Incluído em: 26/10/2006
  Este artigo apresenta nossa visão sobre estratégias de governo para promover o desenvolvimento de Software Livre. Esta visão é baseada nas nossas atividades de pesquisa e nas experiências práticas em trabalhar com desenvolvimento de Software Livre. Este artigo também descreve suscintamente porque é importante usar Software Livre e como o seu modelo econômico parece funcionar.
  Incluído em: 25/08/2008
  Projetos de virtualização e gestão de energia, a IBM com seu repositório developers network, Red Hat, Mandriva e a Nokia com projetos de mobilidade. O software livre permite que evoluções sejam acompanhadas em tempo real pelo BB, resultando em uso do conhecimento obtido ao longo dos anos, além de minimizar os impactos frentes às mudanças e ciclos tecnológicos, trazendo menos dificuldades aos nossos executivos e administradores de TI na tomada de decisão. Estamos no caminho certo.
  Incluído em: 03/09/2010
  Emilda é um Sistema Integral de Gestão de Bibliotecas de código aberto (livre e gratuito). É desenvolvido em PHP, Perl e MySQL e inclui módulos de circulação, catalogação, administração geral e de usuários e OPAC; consulta atravéz de servidores Z39.50 tanto em OPAC como no módulo de catalogação; múltiplos níveis de usuários; administração de várias bibliotecas; a posiblidade de agrupar os usuários por comunidades, e é GNU.
  Incluído em: 16/11/2006
  Experiência prática sobre conhecimentos teóricos obtidos na faculdade de biblioteconomia , na qual é organizada uma coleção pessoal de edições impressas e multimídia em geral utilizando o software OpenBiblio.Tem como objetivo classificar, catalogar e indexar a coleção, bem como etiquetá-las e armazená-las em estantes de maneira que facilite a recuperação das obras. O acervo pessoal é composto por:136 impressos (livros, revistas, manuais, catálogos, etc)99cd’s (músicas, cursos multimídia,Softwares, etc);41 dvd’s (diversos); 06 fitas VHS.
  Incluído em: 13/03/2008
  O texto explica os procedimentos básicos da instalação, configuração e uso da aplicação Greenstone, asim como os procedimentos para criar coleções de documentos digitais. Greenstone é acessível atravé de qualquer navegador.
  Incluído em: 13/12/2006
81 a 90 de 121 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.