Categoria: Software Livre
 
121 Site(s) nesta categoria           31 a 40 de 121

  A comunicação científica ampliou seus horizontes de troca de dados, informações e conhecimentos com o aparecimento dos open archives, arquivos que congregam e-prints das diversas áreas do saber e que são abertos à consulta pública, bem como à publicação automatizada dos trabalhos por parte dos pesquisadores. A experiência americana em áreas da física, matemática e ciência da computação, entre outras, demonstra a viabilidade e utilidade dos arquivos abertos como ponto de convergência para comunidades de esquisadores que se vêem sem fronteiras geográficas ou institucionais para o intercâmbio de seus resultados de pesquisas.
  Incluído em: 01/05/2008
  A acelerada difusão do software “livre”, tanto no Brasil como no exterior, vem se mostrando cada vez mais evidente nos mais diversos âmbitos (governo, empresas, escolas, etc.). A principal motivação para a transição do software “proprietário” para o “livre” é a redução de custos, mas para efetivar essa migração é necessário que ferramentas compatíveis estejam disponíveis para a manutenção da usabilidade do sistema. Essa é ainda uma barreira para a migração do usuário deficiente visual brasileiro, pois até este momento, nenhuma das tecnologias assistivas desenvolvidas para sistemas operacionais “livres” encontram-se disponíveis no idioma português. Como solução para esse problema, esta dissertação apresenta uma alternativa que efetivará essa migração, habilitando usuários cegos para realização de tarefas como edição de texto, acesso à internet, gerenciamento de arquivos, entre outras. O trabalho baseia-se na implementação de um sintetizador de voz para o português do Brasil e na tradução de uma tecnologia assistiva desenvolvida para sistemas operacionais “livres”. Como parte integrante estão documentados também o desenvolvimento de um modelo compacto de computador pessoal e os resultados de testes realizados com usuários voluntários.
  Incluído em: 12/06/2007
  O grande progresso tecnológico dos últimos anos e, em particular, a popularização dos computadores e da rede Internet tem aumentado o fosso tecnológico que separa ricos e pobres em todo o mundo. Uma das causas deste problema é o modelo centralizador de software fechado que permeia o mercado mundial de software. O modelo aberto de desenvolvimento e distribuição de software traz inúmeras vantagens técnicas em relação ao software fechado. Neste artigo, descrevemos as características principais da licença de software aberto,discutimos as vantagens deste modelo de desenvolvimento e distribuição e sugerimos que este modelo pode ajudar a diminuir a distância tecnológica que separa os ricos e pobres no planeta.
  Incluído em: 06/06/2008
  Software Livre (Free Software) é o software disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, copiá-lo, e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, seja gratuitamente ou com custo. Em especial, a possibilidade de modificações implica em que o código fonte esteja disponível. Se um programa é livre, potencialmente ele pode ser incluído em um sistema operacional também livre. E importante não confundir software livre com software grátis porque a liberdade associada ao software livre de copiar, modificar e redistribuir, independe de gratuidade. Existem programas que podem ser obtidos gratuitamente mas que não podem ser modificados, nem redistribuídos. Por outro lado, existe a possibilidade de uso não-gratuito em todas as categorias listadas no que segue. Há uma cópia da definição de software livre pela Free Software Foundation publicada na página http://www.fsf.org/philosophy/free-sw.pt.html
  Incluído em: 12/05/2008
  Vídeo didádico produzido com bonecos de massa de modelar por alunos da Faculdade de Educação FACED/UFBA, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o que é um software livre.
  Incluído em: 07/06/2008
  Partindo da necessidade de usuários de bibliotecas universitárias, atualmente trabalhando emplataformas cada vez mais digitais e disponíveis na Internet, os softwares livres têm versõesbuscando responder adequadamente a estas demandas, barateando custos gerais deimplantação e customização de software. O presente artigo visa realizar a avaliaçãocomparativa entre dois softwares livres: o OpenBiblio e o Gnuteca, dentre outros disponíveis nomercado brasileiro de softwares para bibliotecas universitárias enquanto sistemas deautomação completos. Foi feita uma revisão da literatura nacional e internacional, tendo comometodologia a seleção de itens considerados importantes nesta tarefa. A escolha de umsoftware (seja de código livre ou proprietário) que trabalhe como sistemas automatizadoscobrindo todas as suas funções de bibliotecas universitárias, requer considerarmos aspectoscomo tamanho de acervos, estratégias de crescimento, recursos humanos e financeiros e, sobretudo, as demandas de seus usuários variando muito de biblioteca para biblioteca.Apontamos, por final, considerações gerais da avaliação comparativa entre o OpenBiblio e oGnuteca e dos critérios avaliados.
  Incluído em: 06/06/2008
  O texto fala sobre informações estratégicas e software livre nas bibliotecas digitais, organização e mecanismos de busca dessas bibliotecas, tudo isso ligado a biblioteca digital da Unicamp.
  Incluído em: 28/03/2007
  O estudo discute a adoção de softwares livres na automação de bibliotecas como estratégia econômica e vantagens tecnológicas. Destaca as iniciativas brasileiras de adoção do software livre como estratégia de democratização do acesso as tecnologias da informação e alternativa para a dependência tecnológica. Discute conceitos referentes à inclusão social e digital e a função da biblioteca como instituição de livre acesso ao conhecimento. Analisa conceitos referentes à filosofia colaborativa nas comunidades open-source, apresentando o histórico, aspectos sociais e tecnológicos do desenvolvimento do software livre e sua aplicação em política de informatização de bibliotecas e criação de terminais de acesso público à internet. Expõe alguns pressupostos referentes à automação de bibliotecas e apresenta-se uma solução baseada no uso da Tecnologia da Informação aplicada na Biblioteconomia destacando Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo, Sistemas para Gerenciamento de Bibliotecas e Ferramentas para Implementação de Bibliotecas Digitais e Repositórios Institucionais.
  Incluído em: 09/04/2007
  O MiniBiblio é um sistema utilitário distribuído de maneira livre (freeware). Seu objetivo é o cadastro e gerenciamento de livros, revistas, vídeos, manuais, discos e/ou dados. É bastante funcional, portanto pode ser usado em grandes acervos ou como uma forma simples de controle e organização da sua biblioteca pessoal. Com o MiniBiblio, além do cadastro de livros, revistas e semelhantes, é possível controlar empréstimos dos mesmos, sabendo o dia em que um material foi retirado e quando foi (ou deve ser) devolvido. É bastante versátil, apresenta diferentes possibilidades de configuração de seu visual, bem como de sua funcionalidade.
  Incluído em: 07/11/2006
  O texto relata a experiência do Consórcio de Desenvolvimento do Software CACIC, coordenada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, e viabilizada através de parceria com a instituição responsável pelo desenvolvimento da versão original do software: a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social - DATAPREV. O relato é feito a partir de breve resgate dos princípios que fundamentam o compartilhamento de software entre instituições públicas de informática, incluindo o conceito de “Software Público Brasileiro”, cunhado em 2001. São também tratados em síntese os diferenciais para a temática proporcionados pela consolidação do modelo de licenciamento GPL (Licença Pública Geral), próprio do Software Livre, no âmbito do setor público. A conclusão fortalece a percepção de que o CACIC representa importante passo para a consolidação do conceito de Software Público no país.
  Incluído em: 14/05/2008
31 a 40 de 121 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.