Categoria: Software Livre
 
121 Site(s) nesta categoria           101 a 110 de 121

  Aborda conceitos do Software Livre, Licença Pública de Software, e aplicativos específicos para a implementação do Gnuteca (aplicativo de gestão de bibliotecas) em órgão público (Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho em Santa Catarina PRT12/MPT). Configura-se como estudo de caso com base em estágio curricular na área de gestão de bibliotecas. Demonstra o passo-a-passo desde a instalação e configuração do sistema operacional e dos aplicativos mínimos requeridos pelo Gnuteca, treinamento para os profissionais envolvidos no projeto no uso e na alimentação da base de dados. Demonstra a importância do Software Livre para a Biblioteconomia e para a Sociedade.
  Incluído em: 13/06/2012
  Aborda conceitos do Software Livre, Licença Pública de Software, e aplicativos específicos para a implementação do Gnuteca (aplicativo de gestão de bibliotecas) em órgão público (Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho em Santa Catarina PRT12/MPT). Configura-se como estudo de caso com base em estágio curricular na área de gestão de bibliotecas. Demonstra o passo-a-passo desde a instalação e configuração do sistema operacional e dos aplicativos mínimos requeridos pelo Gnuteca, treinamento para os profissionais envolvidos no projeto no uso e na alimentação da base de dados. Demonstra a importância do Software Livre para a Biblioteconomia e para a Sociedade.
  Incluído em: 29/03/2008
  Vivemos num período histórico caracterizado como a “era da informação”. Nessa fase do desenvolvimento capitalista, convivemos com uma revolução tecnológica que tem como elemento central a tecnologia da informação e da comunicação. A revolução digital ou a sociedade da informação é o resultado de estímulos contraditórios, por um lado provocados pelos grandes interesses do capitalismo internacional em viabilizar a chamada globalização da economia, e por outro a capacidade criativa e o espírito libertário dos hackers. Foram os hackers que criaram praticamente tudo que faz a Internet funcionar, na maior parte das vezes de forma voluntária. Os protocolos TCP/IP [1], o WWW (world wide web)[2], DNS[3], DHCP[4], FTP[5], e-mail foram desenvolvidos por hackers e colocados para uso livre de toda a humanidade. O desenvolvimento da Internet é o maior exemplo da capacidade de inovação das tecnologias livres.
  Incluído em: 10/09/2008
  Partindo da necessidade de usuários de bibliotecas universitárias, atualmente trabalhando em plataformas cada vez mais digitais e disponíveis na Internet, os softwares livres têm versões buscando responder adequadamente a estas demandas, barateando custos gerais de implantação e customização de software. O presente artigo visa realizar a avaliação comparativa entre dois softwares livres: o OpenBiblio e o Gnuteca, dentre outros disponíveis no mercado brasileiro de softwares para bibliotecas universitárias enquanto sistemas de automação completos. Foi feita uma revisão da literatura nacional e internacional, tendo como metodologia a seleção de itens considerados importantes nesta tarefa. A escolha de um software (seja de código livre ou proprietário) que trabalhe como sistemas automatizados, cobrindo todas as suas funções de bibliotecas universitárias, requer considerarmos aspectos como tamanho de acervos, estratégias de crescimento, recursos humanos e financeiros e, sobretudo, as demandas de seus usuários variando muito de biblioteca para biblioteca. Apontamos, por final, considerações gerais da avaliação comparativa entre o OpenBiblio e o Gnuteca e dos critérios avaliados.
  Incluído em: 23/02/2007
  Esta apresentação trata sobre alguns softwares livres para bibliotecas e arquivos, mostrando um pouco sobre cada um deles, em forma de figuras e gráficos.
  Incluído em: 19/10/2008
  El interés reciente de muchas administraciones públicas de todo el mundo por el software libre ha abierto un debate teórico y una batalla comercial. El debate se centra en la oportunidad de la intervención pública en el mercado del software y en las posibilidades de promoción pública del software libre. En Europa, la promoción oficial del software libre ha recibido el respaldo de la Comisión Europea y ha generado la publicación de diversos informes nacionales. La efectividad de estos informes ha de valorase en el contexto de las administraciones que inician un proceso de migración. Los criterios utilizados por cada administración varían en función de sus intereses más próximos. El sector más dinámico en la migración al software libre es la Administración local. Múnich es un ayuntamiento que ha optado por la migración, mientras que Newham la ha desestimado. El análisis de los criterios empleados puede permitir aproximar la promoción oficial a la problemática de una migración concreta.
  Incluído em: 29/09/2008
  Este artigo visa descrever e mostrar a contribuição cientifica e o andamento do projeto de dissertação de mestrado. O projeto consiste em formalizar e aplicar em estudo de caso um modelo de sistema de informação de gestão estratégica geográfico, afim de gerar indicadores reais e representativos sobre o turismo no Estado do Pará, para que os gestores possam usar as informações geradas para tomar decisões e acompanhar o turimo no Estado
  Incluído em: 11/07/2007
  O Software livre é uma opção adotada cada vez mais por instituições e empresas. Isso se deve ao fato de que o Software livre apresenta inúmeras vantagens na sua adoção. Tais vantagens não se limitam somente à redução de custos, mas variam desde custos a utilização de equipamentos antes obsoletos até vantagens operacionais e independência de fornecedor. O presente artigo apresenta uma análise sobre o processo de migração adotado em algumas universidades brasileiras. Essa análise tem como foco principal, avaliar o processo adotado pelas universidades, além de destacar as dificuldades e vantagens alcançadas com a migração, visando extrair argumentos para incentivar a implantação de Software livre na Universidade Católica de Brasília, em áreas onde ele poderia ser uma alternativa. universidades brasileiras. Essa análise tem como foco principal, avaliar o processo adotado pelas universidades, além de destacar as dificuldades e vantagens alcançadas com a migração, visando extrair argumentos para incentivar a implantação de Software livre na Universidade Católica de Brasília, em áreas onde ele poderia ser uma alternativa.
  Incluído em: 25/08/2008
  Com o objetivo de organizar, conservar, preservar e divulgar todo o acervo da Biblioteca Francisco Vicente Vianna, o Arquivo Público da Bahia, através da sua Biblioteca desenvolveu um projeto de informatização de todo o seu acervo. Para o desenvolvimento deste projeto foi utilizando como ferramenta o MICROISIS. Este software que foi concebido pela UNESCO em 1986 para viabilizar a entrada e recuperação de informações, hoje operando na plataforma Windows, distribuído gratuitamente, com o objetivo de padronizar a linguagem universal utilizada no manejo da informação de instituições que preservam a memória da humanidade. Espera-se com a informatização do acervo uma eficaz recuperação da informação, preservação e divulgação deste valioso acervo.
  Incluído em: 30/10/2007
  A Expocom 2007 - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Social – trouxe importantes modificações tais como: (a) a competição entre os alunos de graduação ocorrerá nas respectivas regiões e no concurso nacional serão encaminhados os colocados em primeiro lugar regionalmente; e (b) todas as ações envolvidas no concurso serão feitas em ambiente digital. Tais alterações exigiram a implantação de um sistema de gestão atendendo, principalmente, os quesitos de avaliação descentralizada e on-line, transparência do processo, preservação da memória e acesso público ao texto completo dos participantes. Este paper relata o estudo comparativo feito entre os software SEER/OJS, Dici/Eprints e SOAC/OCS, de modo a identificar seus níveis de aderência às especificidades do referido concurso. Com base nos critérios tecnológicos aplicados a sistemas e critérios relativos às funcionalidades e serviços agregados analisados em cada software, conclui-se que o sistema ideal para a Expocom 2007 deveria integrar especificidades oriundas dos três software, a saber: a funcionalidade e modelo de gestão do SEER/OJS, o sistema de armazenamento e formatos do Dici/Eprints e o modelo do processo de revisão do SOAC/OCS.
  Incluído em: 20/11/2008
101 a 110 de 121 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.