Categoria: Ontologias
 
56 Site(s) nesta categoria           51 a 56 de 56

  A evolução da tecnologia tem facilitado a disseminação da informação no contexto organizacional e inter-organizacional. A disponibilidade de informação, aliada a um ambiente de negócios competitivo, tem conferido importância cada vez maior à segurança da informação. Ainda que se perceba a necessidade de implementá-la, em geral não há, no corpo gerencial, clareza sobre o que deve ser protegido e sobre como fazê-lo. O presente artigo apresenta uma visão geral da pesquisa na área, descreve iniciativas e destaca a importância de classificar a informação no ambiente corporativo para fins de segurança. Advoga-se o uso de ontologias como alternativa para tal classificação e apresenta-se, como resultado parcial de pesquisa em andamento, o estágio terminológico de uma ontologia de domínio sobre segurança da informação. O objetivo é contribuir para a pesquisa sobre o assunto na Ciência da Informação, bem como nortear o trabalho de profissionais de informação e de gerentes responsáveis por projetos de segurança.
  Incluído em: 21/06/2010
  Ontologias têm se tornado um assunto de interesse cada vez maior em diversas áreas. Além de suas origens filosóficas, têm sido amplamente utilizadas em campos de pesquisa relacionados ao desenvolvimento de sistemas. No âmbito dos sistemas de informação automatizados, uma ontologia tem duas aplicações principais: pode ser usada como um componente do sistema ou como uma referência, um padrão de comparação para avaliar a representatividade do modelo subjacente ao sistema. O presente artigo explora o segundo tipo de aplicação, discutindo a utilidade das ontologias em processos de modelagem conceitual. Após contextualizar a pesquisa e alguns problemas da modelagem conceitual de sistemas de informação, apresentam-se ontologias utilizadas como referência, bem como iniciativas relacionadas. Discute-se a pertinência do assunto na Ciência da Informação, interfaces e possibilidades de pesquisa interdisciplinar. Conclui-se sobre a relevância da formação em Ciência da Informação para abordar questões de modelagem deficiente e de falta de integração entre sistemas. Espera-se contribuir para o diálogo entre diferentes áreas, bem como para sugerir novas perspectivas de atuação para profissionais de Ciência da Informação.
  Incluído em: 09/11/2010
  O presente artigo trata de dois tipos de modelos de representação do conhecimento, taxonomia e ontologia. Tem como objetivo realizar uma distinção entre os dois modelos, já que, muitas vezes, são utilizados de forma equivocada, demonstrando a falta de clareza conceitual. As taxonomias trabalham no sentido de organizar a informação e/ou conhecimento em relações hierárquicas entre os termos. Já as ontologias buscam estabelecer relações semânticas entre conceitos, em forma de redes conceituais, próximo da estrutura que trabalha o cérebro humano.
  Incluído em: 29/10/2012
  Este trabalho tem por objetivo contribuir para a pesquisa em Ciência da Informação por meio da análise de indicadores bibliométricos aplicados à Odontologia no Brasil, comparando o impacto de sua produção com os países em destaque na área. Os indicadores analisados são os seguintes: total de citações, autocitações, a média de citações recebidas por ano e índice h. Como procedimento de pesquisa, levantou-se, no SCImago Journal Rank (SJR) o conjunto dos países produtores na área “Dentistry”, de 1996 a 2009. Como resultado, observa-se que o Brasil é o único país da América Latina que figura entre os de maior impacto na área de Odontologia. Destaca-se o papel dos indicadores bibliométricos como aporte metodológico para a pesquisa ao evidenciar os principais “atores” as áreas do conhecimento.
  Incluído em: 16/06/2012
  Este artigo parte da noção do compromisso ontológico, tal como proposta por Quine, para discutir alguns aspectos controversos dos pressupostos teóricos utilizados na construção de ontologias informacionais. Conclui-se que, no contexto das ciências aplicadas, é comum o desenvolvimento de soluções que utilizam-se de construções teóricas inconciliáveis em teoria. Mostra-se, em contrapartida, que para a construção desse tipo de ontologias, compromissos de outras naturezas, além do compromisso ontológico, são necessários. Considerações finais revelam a convergência entre o conceito de ontologia tal como entendido em filosofia e em sistemas de informação.
  Incluído em: 09/07/2013
  A pesquisa aborda a Organização do Conhecimento - OC no Aborda os sistemas de organização do conhecimento com destaque para as ontologias e taxonomias como alternativas viáveis para Organização do Conhecimento em ambientes web. Tem como objetivo apresentar dois sistemas de organização, a Ontologia e a Taxonomia, como objetos fundamentados para a Organização e a Representação do Conhecimento, além de demonstrar conjecturas teóricas desses sistemas para a Arquivologia e para a Biblioteconomia. Caracterizado como estudo teórico-bibliográfico, a busca foi realizada junto a periódicos e livros nacionais e internacionais das áreas de Ciência da Informação e Ciência da Computação. Os principais resultados demonstram que as Ontologias e Taxonomias são sistemas que visam à organização do conhecimento e da informação na complexidade de conceitos e são aplicáveis na OC e RC, as quais possuem a mesma intenção. Considera-se que os SOCs são sistemas conceituais semanticamente estruturados que auxiliam na padronização terminológica e contribuem para os processos de organização e recuperação da informação, tanto na Arquivologia quanto na Biblioteconomia.
  Incluído em: 04/04/2014
51 a 56 de 56

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.