Categoria: Ontologias
 
56 Site(s) nesta categoria           41 a 50 de 56

  Discute o atual projeto Web Semântica, em especial as ontologias, a partir de uma trajetória retrospectiva que remota à invenção do computador e da sua influência no imaginário da sociedade contemporânea como uma máquina dotada de inteligência. As tendências, limitações e desafios atuais do projeto e dessa visão, segundo diferentes autores, são apresentados e discutidos. São identificadas possíveis áreas de atuação para a Ciência da Informação, em especial para a construção de ontologias, a partir sua trajetória de pesquisa em áreas como organização/modelização de domínios de conhecimento e processamento semântico de informações por computadores.
  Incluído em: 13/06/2012
  A Ciência da Informação solicita definições e redefinições de métodos que valorizem e destaquem os aspectos importantes das relações de disseminação, de recuperação e de compartilhamento de conhecimentos quando ocorre a rearticulação das relações sociais e de produção em torno das Tecologias de Informação e Comunicação (TICs). Busca-se nas interdisciplinaridades e transdisciplinaridades investigar e dialogar com os diversos campos do conhecimento em rede. Apresenta-se o modelo-teoria de Sáez Vacas (2002) para definir e estudar o Novo Entorno Tecnosocial (N.E.T) segundo uma perspectiva sistêmica da infra-estrutura digital extremamente complexa, a Rede Universal Digital (R.U.D.) com instrumentos tecnológicos para usuários não técnicos. O momento atual oferece a possibilidade de construção de um saber colaborativo marcado pela inteligência coletiva, em ações sociais de transferência de informação, sob o olhar das redes sociais como um ambiente antropológico de possibilidades. Avanços sociais e tecnológicos criam uma nova dinâmica da Rede e define o aparecimento da Web 2.0, Web Social ou a Web NG (Nova Geração de usuários, os nativos digitais), Web Semântica e Web Social Semântica.
  Incluído em: 17/06/2010
  Este trabalho apresenta uma abordagem holística para o desenvolvimento de sistemas de informação computadorizados que integra princípios de organização da informação e do conhecimento, engenharia de software e arquitetura orientada a serviços. Os princípios de organização da informação e do conhecimento constituem o processo denominado neste trabalho de “modelagem da informação” que consiste de um conjunto de procedimentos, técnicas, ferramentas e documentos auxiliares que ajudam os profissionais de informação em seus esforços para representar o domínio observado e os objetos informacionais pertencentes a este domínio, tanto do ponto de vista físico, características físicas do meio e do formato em que está registrada, quanto do ponto de vista temático, descrição do conteúdo. O objetivo da abordagem apresentada é colaborar com o planejamento de novas estratégias para o desenvolvimento de sistemas de informação computadorizados eficazes, eliminando as ilhas informacionais existentes em grandes organizações.
  Incluído em: 16/09/2009
  Este artigo destaca o uso da Unified Modeling Language, UML na especificação de modelos baseados em ontologias na representação de domínios de conhecimento, enfatizando a importância da semântica e do tratamento da linguagem padronizada para que o conhecimento do domínio possa ser organizado e compartilhado. Finalmente, este artigo tem como objetivo estabelecer uma conexão entre as temáticas: modelagem orientada a objetos e ontologias.
  Incluído em: 13/10/2009
  Este artigo tem como objetivo central chamar a atenção, por meio de relatos de três propostas de estruturação ontológica, para os benefícios em se buscar uma estreita relação entre ontologias e léxicos semânticos computacionais. Para tanto, apresenta uma visão panorâmica dos léxicos computacionais e ontologias mais representativos, com ênfase nos recursos computacionais ligados ao domínio jurídico, temática predominante nos experimentos que serão descritos. A segunda parte do trabalho apresenta alguns estudos empreendidos pelo grupo de pesquisa SEMANTEC, no sentido de ilustrar como estes dois componentes podem se beneficiar mutuamente. Como consequência desta linha de pensamento, está a escolha consciente de modelos linguísticos consistentes para a construção de ontologias. Percebe-se, também que para fazer a Web um recurso global, é inevitável, além da semântica, tratar as questões multilíngues.
  Incluído em: 12/11/2012
  As mudanças tecnológicas decorrentes da digitalização da informação provocaram inúmeras alterações na produção teórica e nos experimentos empíricos da Ciência da Informação. Nesse contexto, a compreensão acerca do desempenho dos usuários e de suas redes sociais tornou-se fundamental na a estruturação de instrumentos de organização da informação. A digitalização das informações, a redução dos rituais sincrônicos e a produção da informação sob demanda provocaram mudanças radicais na disseminação da informação e, consequentemente, exigem que sejam realizadas alterações nas metodologias de elaboração dos instrumentos verbais de representação da informação. Analisa-se, nesse trabalho, o surgimento dos novos instrumentos de representação da informação em ambientes digitais. Apresenta-se o conceito de ferramentas ontológicas. Analisam-se os impactos decorrentes da interoperabilidade entre as ferramentas ontológicas disponíveis na Web e as redes sociais ad hoc a elas incorporadas. Discute-se a nova configuração das garantias (literária, estrutural e de uso) no processo de construção de linguagens de indexação em ambientes digitais. Sugere-se, em termos metodológicos, a incorporação das novas mediações informacionais no processo de construção de linguagens de indexação.
  Incluído em: 26/11/2012
  As mudanças tecnológicas decorrentes da digitalização da informação provocaram inúmeras alterações na produção teórica e nos experimentos empíricos da Ciência da Informação (CI). Nesse contexto, a compreensão acerca do desempenho dos usuários e de suas redes sociais torno fundamental na a estruturação de instrumentos de organização da informação. A digitalização das informações, a redução dos rituais sincrônicos e a produção da informação sob demanda provocaram mudanças radicais na disseminação da informação e, consequentemente, exigem que sejam realizadas alterações nas metodologias de elaboração dos instrumentos verbais de representação da informação. Analisa-se, nesse trabalho, o surgimento dos novos instrumentos de representação da informação em ambientes digitais. Apresenta-se o conceito de ferramentas ontológicas. Analisam-se os impactos decorrentes da interoperabilidade entre as ferramentas ontológicas disponíveis na Web e as redes sociais ad hoc a elas incorporadas. Discute-se a nova configuração das garantias (literária, estrutural e de uso) no processo de construção de linguagens de indexação em ambientes digitais. Sugere-se, em termos metodológicos, a incorporação das novas mediações informacionais no processo de construção de linguagens de indexação.
  Incluído em: 29/06/2010
  Neste artigo mostramos o uso da ferramenta OntoLP no processo de construção de ontologias em um experimento na área da Saúde. Especificamente, faz-se a extração de termos com base em um corpus da área de Pediatria. Comparamos o resultado obtido pela ferramenta com os resultados de referência de uma lista de termos obtida manualmente. Nessa comparação, são analisados bi-gramas e tri-gramas obtidos através de diferentes métodos. Concluímos o trabalho observando as vantagens do processamento com inclusão de informação lingüística complexa, como análise sintática e semântica.
  Incluído em: 17/05/2010
  Investiga-se a identificação da tipologia de relacionamentos semânticos existentes no domínio de Análise do Ciclo de Vida de Produtos (ACV) do Projeto de Inventário do Ciclo de Vida para a Competitividade Ambiental da Indústria Brasileira, gerenciado pelo Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT). Para tanto, constrói-se uma estrutura definitória com base na metodologia para desenvolvimento de ontologia descrita por Bräscher (2007) e nas orientações descritas por Uschold (1996) e Uschold e King (1995) e Uschold et al. (1996). Testa-se a validade desta estrutura por meio da aplicação do método experimental num corpus formado por 231 termos pertencentes a este domínio com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de ontologias, bem como glossários e dicionários especializados. Pela adoção da estrutura em questão, é possível identificar a categoria, tipo, definição, fonte, propriedade, nota, sinônimo, exemplo e termo limite dos termos coletados. Observou-se na pesquisa, que a estrutura segue um padrão de classificação bastante flexível, podendo ser aplicada a qualquer área do conhecimento. Conclui-se que a estrutura definitória contempla a complexidade das relações semânticas envolvidas na conceitualização, sendo a mesma válida para a construção de ontologias.
  Incluído em: 15/09/2009
  Tesauros e Ontologias são modelos de representação do conhecimento baseados no controle terminológico de domínios específicos. Este artigo relata parte de uma pesquisa de Mestrado em Ciência da Informação desenvolvida na Universidade Federal de Santa Catarina e foca as diferenças existentes entre aqueles dois modelos de representação. Foi empregado, no plano metodológico, o método de análise de conteúdo. No plano teórico, a pesquisa foi subsidiada pela Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT). A constatação de que ambos os modelos apresentam diferenças no tocante aos termos, conceitos e objetivos permite um entendimento mais profundo desses instrumentos, tão imprescindíveis à comunicação técnica e científica.
  Incluído em: 31/08/2009
41 a 50 de 56 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.