Categoria: Ontologias
 
56 Site(s) nesta categoria           21 a 30 de 56

  As necessidades informativas dos sistemas de informação, e mais concretamente, os sistemas de informação de empresa do setor de telecomunicações podem ser satisfeitas por meio do uso de ontologias. São as ferramentas da Web Semântica que resolvem os problemas dos acessos da informação, facilitando o intercâmbio dos dados, assim mesmo melhoram a recuperação respeito a questões de relevância.
  Incluído em: 01/10/2007
  The traditional retrieval system based on classification and keyword is difficult to satisfy the high quality retrieval requirement. A prototype of an intelligent retrieval system is provided, and the running process, reason and query of the system are discussed. Ontologies are introduced to describe the semantic information of knowledge bases in order to meet requirement of utmost sharing and reuse of the domain knowledge, then designs several retrieval requirements, and carries out the retrieval instances. The experimental results show the system support semantic retrieval, it can retrieval the results match the retrieval terms on semantic, and improve the retrieval quality.
  Incluído em: 12/06/2008
  XML está rapidamente tornado-se uma das tecnologias mais amplamente adotadas para intercâmbio e representação de informações na World Wide Web. Como XML está emergindo como o formato de dados da era Internet, existe um aumento substancial da quantidade de dados codificados no formato XML. Para organizar e estruturar esses dados, tecnologias como RDF(S) tem constituído um novo padrão emergente para metadados para tornar a World Wide Web uma base de conhecimento que possa ser entendida pelas máquinas. Todas as universidades no mundo precisam trocar informações entre as quais incluem-se, o conteúdo dos cursos, o tempo gasto para transmiti-lo e a bibliografia usada entre outras. Esse artigo apresenta uma proposta sobre XML, RDF(S) e ontologias para modelar a parte da bibliografia do documento das disciplinas da UNISINOS.
  Incluído em: 29/05/2007
  O autor busca convencer os leitores de que a Web é na verdade uma ruptura radical com as estratégias prévias de categorização, ao invés de uma extensão delas. Shirky defende modos mais orgânicos de organização da informação do que os nossos atuais esquemas de categorização permitem, baseado em duas unidades -- o link, que podem apontar para qualquer coisa, e a tag (etiqueta), que é uma forma de anexar marcações em links. A estratégia de etiquetagem (tagging) -- uma forma livre de marcação, sem levar em conta restrições de categorias -- parecem como uma receita para o desastre, mas como a Web tem nos mostrado, você pode extrair uma quantidade surpreendente de valor de conjuntos de informações completamente bagunçados.
  Incluído em: 02/03/2010
  Este artigo faz um relato sobre a pesquisa no tema Ontologia, do Grupo de Pesquisa em Sistemas de Informação, da Universidade Federal de Viçosa. Ontologia de domínio tem sido pesquisada e aplicada em projetos desenvolvidos na linha de pesquisa em Sistemas de Informação Geográfica, tendo como foco principal mecanismos de reutilização. Atualmente, tem sido investigada a utilização de ontologias: no auxílio à recuperação de dados espaciais; como forma de representação do conhecimento em aplicações móveis sensíveis ao contexto; e sobre formas de validar diagramas conceituais usando propriedades ontológicas. Finalmente, direções de pesquisa futuras são apresentadas.
  Incluído em: 17/05/2011
  Este artigo apresenta o uso do termo ontologia, a partir de levantamento da freqüência deste em artigos de periódicos indexados na Base LISA. Procurou-se identificar a evolução do volume de publicações em diversos idiomas, desde a primeira vez em que o termo foi utilizado, em 1977, até março de 2006; a relação do termo com outros temas e a identificação dos pesquisadores com maior contribuição acadêmica na área. Os dados encontrados sugerem que deve ser realizado um estudo qualitativo, como a análise de conteúdo dos resumos ou textos completos para estabelecer uma análise mais aprofundada do escopo em que a ontologia se vê inserida hoje no campo da Ciência da Informação.
  Incluído em: 25/06/2008
  Informações advindas da WEB (World Wide Web) não apresentam uma estrutura fixa para sua representação. Estes dados podem ser caracterizados como semi-estruturados. O armazenamento destes dados em um banco de dados convencional (relacional, orientado a objetos etc) é dificultado, uma vez que este último trabalha com a noção da definição de esquemas a priori. Neste sentido, o presente artigo fala do uso de ontologias para a representação de esquemas em bancos de dados semiestruturados.
  Incluído em: 25/09/2009
  O volume de informações armazenadas e representadas em XML cresce rapidamente, abrangendo desde a Web até bancos de dados corporativos. Nesse contexto, surge a necessidade de mecanismos de recuperação de dados nesse formato que sejam, ao mesmo tempo, mais eficientes e mais eficazes. Várias propostas de linguagens de consulta têm sido feitas, dentre as quais podem ser citadas XQL, XML-QL e Quilt. Essas linguagens, todas textuais, são mais indicadas para manipulação programática ou para usuários experientes. Visando atingir também os usuários menos experientes, foram propostas linguagens visuais, tais como XML-GL e Xing. Todas essas linguagens, entretanto, apresentam duas características comuns: a) o usuário precisa conhecer, pelo menos em um certo nível, a estrutura interna dos documentos; b) a mesma informação, se armazenada de formas diferentes, exige instruções de consulta diferentes. A solução para esses problemas apresentada neste trabalho envolve a utilização de um modelo conceitual para representar os conceitos e as relações entre conceitos que ocorrem em documentos XML pertencentes a um determinado domínio de problema. O modelo conceitual é representado por uma ontologia do domínio do problema. Essa associação permite que consultas possam ser elaboradas tendo como base os conceitos da ontologia. Para permitir a associação da ontologia a conjuntos de documentos XML, apresentam-se regras de mapeamento que permitem definir se um documento XML é compatível com uma determinada ontologia. A partir dessa definição, propõe-se uma linguagem visual para consultas a documentos XML com base em ontologias, e apresenta-se uma proposta de interface visual para essa linguagem.
  Incluído em: 08/03/2009
  A relação dos fenômenos da informação e da cognição é analisada, em referência às fundações paradigmáticas e às bases de conhecimento da área médica. O desafio imposto pela explosão informacional frente à necessidade de singularização contextual, na reconstrução do conhecimento especializado pelo profissional, determina requisitos de qualidade e relevância da informação e o desenvolvimento de modelos e sistemas de suporte à inteligência médica. A construção de redes semânticas e ontologias, a partir de bases de conhecimento e vocabulários controlados, é apontada como uma linha de desenvolvimento capaz de fornecer os instrumentos necessários para aumentar a recuperação de informação relevante diante da diversidade do uso profissional da informação, permitindo vincular os processos de cognição e de decisão às relações de significação e aos modelos de representação da informação.
  Incluído em: 03/11/2009
  A pesar de que la Web permite el acceso a una impensable cantidad de información, no constituye, ni mucho menos, un mecanismo de localización perfecto: los motores de búsqueda realizan una labor útil, pero puede afirmarse que están llegando al límite de sus posibilidades; la sobrecarga informativa produce la sensación de colapso; está comprobado que las técnicas léxico-estadísticas, por sí solas, no pueden solucionar la problemática de la recuperación de la información en la Web... En el presente trabajo describimos la propuesta denominada “Web Semántica” - extensión de la actual Web que pretende que no sólo los humanos, sino también las máquinas, sean capaces de “comprender” el significado de los hiperdocumentos- con el fin de analizar su viabilidad y las ventajas que implicaría en la Recuperación de Información en la Web.
  Incluído em: 08/10/2008
21 a 30 de 56 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.