Categoria: Ontologias
 
56 Site(s) nesta categoria           11 a 20 de 56

  A quantidade e diversidade dos dados disponíveis na Web aumentam constantemente. Os motores de busca disponíveis, que usam palavras-chave, fornecem ao usuário resultados inexatos. Atualmente, os sistemas convencionais de consultas utilizam técnicas de base sintática. As pesquisas voltam-se para o estudo de abordagens de consultas através de conceitos, permitindo a recuperação semântica. Neste sentido, algumas propostas envolvem a criação de metadados que seguem modelos de ontologias. O propósito deste trabalho é apresentar, avaliar e permitir uma melhor compreensão de um conjunto de conceitos, linguagens e ferramentas que são usadas na Web Semântica. Dentre elas, linguagens para construção de ontologias e linguagens para consultas; além das ferramentas associadas que objetivam o armazenamento, manutenção e anotação em ontologias. Para atingir este propósito, estas linguagens e ferramentas são aplicadas a um caso de dimensão e complexidade realistas, o Currículo Lattes. O trabalho apresenta um modelo de metadados com semântica para o Currículo Lattes. Este modelo é baseado numa ontologia especificada na linguagem DAML+OIL. Além disso, é apresentada uma avaliação dos métodos de instanciação desta ontologia. Uma avaliação dos métodos e/ou linguagens de consulta mais adequadas para a consulta semântica das informações também é apresentada.
  Incluído em: 28/06/2008
  Os Ambientes de Desenvolvimento de Software (SDEs) oferecem um meio de integração entre desenvolvedores e processos de software com suporte tecnológico. Desde o início e durante o processo de desenvolvimento de software, muitos recursos de informação são produzidos e utilizados. Isso é muito importantes para adicionar semântica a eles no sentido de melhorar a assitência dada pelo ambiente. Neste contexto, as ontologias são uma chave habilitando tecnologia para SDEs Semânticos (SSDEs). Um SSDE pode ser visto como um SDE no qual parte da informação manipulada tem associação com um significado formal (semântico), discutindo a habilidade de suas ferramentas de trabalhar em cooperação com qualquer outra e com desenvolvedores humanos. Este artigo discute como ontologias são usadas em ODE, um ambiente de desenvolvimento basedo em ontologia, para torná-lo um SSDE.
  Incluído em: 27/04/2008
  Ambientes de computação em grid podem realizar o compartilhamento em larga escala de seus recursos e serviços, sendo atualmente considerados como uma solução eficiente, pesquisada pordiversas organizações, para obtenção de alto desempenho e disponibilidade na execução de aplicações. As organizações podem se constituir de universidades, empresas, centros de pesquisa ou, até mesmo, pessoas individuais, as quais necessitam de acesso a recursos geograficamente distribuídos pararealização de tarefas. Entretanto, devido à diversidade de recursos e serviços oferecidos pelos grids,em adição a uma falta de uma padronização para tarefas de busca e seleção de recursos disponíveis, sua utilização pelas organizações se torna complexa, exigindo conhecimento prévio do ambiente e dos requisitos necessários para acesso. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção de recursos, este artigo apresenta como alternativa a utilização da abordagem de ontologias aplicadas. Este paradigma podeprover a descrição dos recursos disponíveis no grid, auxiliando em sua forma de atuação e descrevendo-os sintática e semanticamente na forma de um vocabulário comum ao domínio. Emexperimentos realizados,a abordagem proposta neste artigo se mostrou eficiente. A pesquisa feita com relação à forma de representação do conhecimento nestes ambientes e o desenvolvimento da ontologia permitiram concluir-se que a junção destas duas áreas traz benefícios às organizações, pois permite melhor compreensão do ambiente, tanto para o fornecimento quanto para o acesso aos recursos.
  Incluído em: 15/05/2008
  Aborda o conceito de Ontologia e relaciona alguns problemas que motivam os pesquisadores desta área. Contextualiza a sobrecarga informacional em virtude do crescente volume de texto eletrônico armazenado em bases de dados, em especial na Web, e sua implicação na manutenção do fluxo da informação. Além disso, introduz a idéia da Web Semântica como uma solução para a organização dos conteúdos das páginas nos sítios da Web e o papel preponderante das ontologias, dentro deste contexto, que auxiliam a automatização da interpretação destes conteúdos e otimiza a recuperação da informação.
  Incluído em: 25/09/2007
  Os estudos sobre ontologia e web semântica têm recebido cada vez mais importância em diversas áreas do conhecimento. A proposta deste trabalho é produzir um texto introdutório através de um levantamento bibliográfico, reunindo em um único documento importantes conceitos básicos sobre ontologia e web semântica e as tecnologias utilizadas para as suas implementações. Destacando a importância das ontologias dentro da web semântica e sua aplicabilidade.
  Incluído em: 13/05/2007
  A Web Semântica, como visualizada por Tim Berners-Lee, compreende um conjunto de tecnologias que irão complementar a Web em seu estado atual. No entanto, tais mecanismos são numerosos e, em alguns casos, complexos. Seu desenvolvimento compreende genericamente duas grandes vertentes: mecanismos para tratamento da semântica de dados e mecanismos para manuseio e apresentação das informações. A primeira diz respeito principalmente às ontologias enquanto a segunda trata da geração de agentes de software. A contribuição pretendida neste trabalho é desenvolver uma ferramenta para geração automática de ontologias a partir de bancos de dados relacionais uma vez que este desenvolvimento não é trivial e que muita informação passível de ser transformada em ontologias encontra-se armazenada em esquemas relacionais.
  Incluído em: 28/06/2008
  Ambientes de Desenvolvimento de Software buscam integrar diversas ferramentas, com o objetivo de prover suporte a todo o processo de desenvolvimento de software. Contudo, para tal, é necessário que as ferramentas compartilhem uma mesma conceituação sobre processos de software e, portanto, ontologias podem ser utilizadas. Neste artigo, apresentamos ODE, um ambiente construído tendo por base uma ontologia de processo de software.
  Incluído em: 06/06/2008
  Se estudian la ontologías como un instrumentos válido de representación del conocimiento, mediante la exposición de las diferentes aspectos que conforman esta realidad emergente. A continuación, apareciendo como objetivo fundamental de este trabajo, se las pone en relación con los tesauros con vistas a determinar sus pun-tos en común, sus diferencias y las posibilidades de conversión. Finamente, desde la perspectiva de la Biblioteconomía y Documentación, se presentan las implicaciones futuras que presenta la posible generalización de las ontologías.
  Incluído em: 23/06/2008
  A Geo-Net-PT01 é uma ontologia geográfica pública de Portugal. Foi criada pelo Grupo XLDB, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no âmbito do projecto GREASE (Raciocínio Geográfico para Motores de Busca). A Linguateca - Centro de Recursos Distribuído para o processamento computacional da Língua Portuguesa, é a entidade responsável pela disponibilização do Geo-Net-PT01, através do seu Pólo no XLDB.
  Incluído em: 27/04/2008
  O objetivo deste projeto é implementar um novo sistema baseado no WordNet de modo que suporte inserção de novos conceitos e termos, fazendo com que o sistema possa ser usado em aplicações que não sejam exclusivamente de processamento da língua inglesa. Finalizada esta fase, o sistema ficará disponível para download e para uso via Internet a partir de um sitio FTP. O sistema WordNet em sua versão para plataforma Windows funciona com os arquivos originais, projetados para plataforma UNIX e portados para uso no Windows com a mesma estrutura. Nessa configuração, só é possivel a inserção de novos termos, conceitos ou mesmo ontologias se os arquivos forem todos gerados novamente, usando um aplicativo específico, a partir dos arquivos originais. Com isso, fica limitado o uso do WordNet em novas aplicações. Este trabalho apresenta uma solução para esse problema, migrando o sistema de arquivos para um banco de dados relacional, com uma interface de consulta e atualização baseada em princípios de cooperatividade.
  Incluído em: 05/06/2008
11 a 20 de 56 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.