Categoria: Ontologias
 
56 Site(s) nesta categoria           1 a 10 de 56

  Os estudos sobre a organização da informação tem recebido cada vez mais importância à medida que o número crescente de fontes de dados disponíveis dificulta a recuperação da informação. Nos últimos anos, vários trabalhos têm destacado o uso de ontologias como alternativa para a organização da informação. Encontram-se na literatura abordagens das mais variadas sobre o assunto. Esse artigo objetiva proporcionar uma visão geral sobre o estado-da-arte no estudo de ontologias. Apresentam-se definições para o termo, uma breve discussão sobre seu significado, tipos de ontologias, propostas para aplicações em diferentes domínios de conhecimento e propostas para a construção de ontologias (metodologias, ferramentas e linguagens).
  Incluído em: 01/07/2008
  Os estudos sobre a organização da informação tem recebido cada vez mais importância à medida que o número crescente de fontes de dados disponíveis dificulta a recuperação da informação. Nos últimos anos, vários trabalhos têm destacado o uso de ontologias como alternativa para a organização da informação. Encontram-se na literatura abordagens das mais variadas sobre o assunto. Esse artigo objetiva proporcionar uma visão geral sobre o estado-da-arte no estudo de ontologias. Apresentam-se definições para o termo, uma breve discussão sobre seu significado, tipos de ontologias, propostas para aplicações em diferentes domínios de conhecimento e propostas para a construção de ontologias (metodologias, ferramentas e linguagens).
  Incluído em: 28/06/2008
  O artigo apresenta um serviço de combinação de perfis (matchmaking) para apoiar a colaboração espontânea entre usuários de dispositivos móveis e no qual os perfis dos usuários são descritos por meio de ontologias. Através das ontologias pode-se realizar inferências sobre perfis, o que permite a adição de novos relacionamentos entre os conceitos da ontologia. Para facilitar a instanciação de diferentes máquinas de combinação de perfis (matching), desenvolveu-se um matching framework que ajudará nos testes de diferentes algoritmos, bem como na instanciação de máquinas de matching. Uma vez instanciada uma máquina de matching, será possível oferecê-la como um serviço de matchmaking no contexto de uma arquitetura de middleware para colaboração móvel chamada MoCA (Mobile Collaboration Architecture).
  Incluído em: 28/06/2008
  Este trabalho mostra um estudo de caso no desenvolvimento de uma ontologia para auxiliar nas tarefas de um sistema de alertas de segurança da informação. Para tal, foi utilizado o Knowledge Unified Process (KUP), um processo para desenvolvimento de ontologias, que unifica atividades oriundas de metodologias distintas e as melhores práticas de desenvolvimento de software adaptadas para o desenvolvimento de ontologias. Com o objetivo de avaliar seudesempenho, instanciou-se um framework de avaliação de metodologias e métodos. Comoresultado, a abordagem iterativa e controlada do KUP caracterizou sobremaneira sua utilização no desenvolvimento de ontologias, porém algumas carências da área de engenharia de ontologias ainda merecem atenção especial para que o processo torne-se ainda mais abrangente.
  Incluído em: 28/06/2008
  During the past few years, the information representation and retrieval sector in the area of Documentation and Biblioteconomy has had to assume the important repercussions of the Internet and its associated technologies, and in particular, the World Wide Web (WWW). Technological modifications arising from these important changes are leading to the gradual digitalisation of the information representation and retrieval sector, affecting information artefacts, representation and retrieval tools and user requirements. In the light of this growing context of digitalisation, diverse information representation and retrieval tools exist, which must be studied in addition to diverse fields of knowledge in which these tools have originated: Linguistics, Artificial Intelligence, Documentation, Linguistic Engineering... Hence, in specialised literature, analyses are performed on information representation and retrieval tools, taxonomies, classification systems, computational lexicons, lexical databases, thesauruses, titles lists, knowledge bases, conceptual maps, ontologies, synonym rings and semantic networks, among others. Among this wide spectrum of information representation and retrieval tools are thesauruses and ontologies, which are most often linked in bibliography, even though they come from completely different disciplinary areas. However, the conceptualisation applied by authors to the terms
  Incluído em: 28/06/2008
  Desenvolver um sistema de informações geográficas urbano é uma tarefa difícil para um governo municipal.. Além da dificuldade de se representar o complexo ambiente urbano, existe ainda a necessidade de se reaproveitar dados e conhecimento. Este artigo apresenta uma proposta de uma arquitetura para um Sistema de Informações Geográficas (SIG) baseado em ontologias. Ontologias são o principal componente neste tipo de sistema. O sistema sugerido aqui usa um repositório de objetos geográficos interoperáveis. Os objetos são extraídos de múltiplos bancos de dados independentes. Um mapeamento baseado em orientação a objetos é usado para criar os objetos a partir das ontologias. Esta abordagem proporciona um alto grau de interoperabilidade e permite integração parcial de informações quando a integração completa não é possível. Este sistema permite ainda o reaproveitamento de classes já desenvolvidas incorporando assim nos novos sistemas o conhecimento existente em outros SIG urbanos.
  Incluído em: 28/06/2008
  A área de Gestão de Conhecimento ainda tem um longo percurso para obter algum consenso na comunidade científica de sistemas de informação. A Gestão de Conhecimento está relacionada com o valor organizacional do conhecimento e é interpretada como um campo de investigação multidisciplinar onde muitas noções teóricas e práticas são incorporadas. O suporte teórico para este artigo envolve aspectos de gestão de conhecimento e competências, modelação de conhecimento, memórias organizacionais e ontologias. Uma abordagem ontológica de gestão de conhecimento é aplicada nesta investigação de modo a definir o nível conceptual de um modelo de dados organizacional: um modelo para uma memória organizacional. A modelação de competências é apresentada como requisito para a definição de uma memória organizacional. As ontologias derivam da inteligência artificial como uma forma de representação de conhecimento para minimizar problemas de partilha e reutilização de conhecimento entre pessoas e sistemas de software. As ontologias são usadas como uma abordagem para representar conhecimento organizacional e para criar uma camada conceptual de uma memória organizacional. De modo a exemplificar o uso de ontologias ao nível da gestão das organizações e suas competências, é apresentado um modelo de competências de grupo para um domínio organizacional, assim como uma abordagem teórica para a definição de memórias de grupo como forma de desenvolvimento de memórias organizacionais
  Incluído em: 25/06/2008
  Este trabalho descreve o desenvolvimento de um sistema de indexação e recuperação de informação na área de AEC- Arquitetura, Engenharia e construção, visando a melhorar a precisão e revocação na busca de documentos. Baseando-se na classificação de objetos do universo construído desenvolvido no âmbito do projeto CDCON e na ontologia destes objetos proposta pelo projeto ONTOARQ, o sistema promove uma indexação automática da base de documentos. Após a aplicação de ferramentas específicas é feita uma análise de relevância tomando-se por base os termos classificados pela estrutura CDCON e interrelcionados na base do ONTOARQ. As associações ontológicas desta base permitem estender a busca aos termos associados, melhorando o desempenho do sistema nos aspectos de precisão e revocação na busca de documentos. O sistema foi implantado em protótipo, utilizando-se a base de documentos PDFs existente no INFOHAB, Centro de Referencia e Informação em Tecnologia do Habitat. Os resultados indicam que o sistema proposto melhora a eficácia da recuperação de informação no âmbito do banco de dados do INFOHAB, traduzida em melhora quantitativa de 35% na precisão média.
  Incluído em: 03/04/2008
  Este Artigo apresenta um modelo no qual conceitos pertencentes a ontologias são extendidas com informação organizacional para representar de forma explícita as situações nas quais foram aprendidas e utilizadas. É discutido como agentes autônomos podem raciocinar sobre o uso e a privacidade de conceitos em termos de construções organizacionais, abrindo caminho para raciocinar sobre papéis sociais em comunidades abertas na Internet. Uma aplicação peer-topeer usando o modelo é descrita. Parte-se de um modelo organizacional específico, MOISE+, brevemente apresentado. Uma ponte organizacional poderá agora auxiliar a interligar e reconciliar visões diferentes de conhecimento para facilitar a exploração e troca de informações.
  Incluído em: 15/06/2008
  Nos últimos anos, o volume de informações disponíveis cresceu consideravelmente, fazendo com que a preocupação em gerenciar esse conteúdo se tornasse maior. Dentre as propostas apresentadas, um grande número utiliza ontologias como forma de organizar e categorizar dados. No entanto, a falta de um padrão para a construção de uma ontologia, tem dificultado o reuso e compartilhamento de informações entre as ontologias. O presente trabalho propõe um estudo geral sobre ontologias, suas aplicações, linguagens e metodologias, tendo como finalidade principal a proposta de criação de uma ontologia de ontologias, através da instanciação de uma meta-ontologia. Inicialmente, foi feito um estudo básico, mas aprofundando, sobre os conceitos e principalmente assuntos relacionados às ontologias e a partir disso foi elaborado um vocabulário de termos a serem empregados os quais descrevem as entidades e as relações entre elas. Foi organizado também um glossário com uma lista de termos em ordem alfabética, acompanhados das respectivas definições e um tesauro para relação de termos sinônimos e/ou antônimos. A partir disso, foi construída uma rede conceitual para representar graficamente os termos definidos e suas relações, sendo o resultado um nível superior: Ontologia de ontologias.
  Incluído em: 28/06/2007
1 a 10 de 56 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.