Categoria: Serviços de Referencia Digital
 
18 Site(s) nesta categoria           11 a 18 de 18

  Este estudio aborda los recursos de información especializados en artes plásticas, de nivel informativo alto y, predominantemente, de habla castellana. Su objetivo es conocer el valor del conocimiento en documentación aplicado a la información afectada por nuevos soportes y formas de distribución. Para localizarlas, evaluarlas y organizarlas se propone un método de selección, de evaluación y de clasificación en un entorno de contenidos digitales distribuidos por Internet. La metodología aplicada consiste en un rastreo sistemático de directorios nacionales e internacionales en red, la introducción de las direcciones interesantes en una base de datos y su evaluación. Para ilustrar la clasificación expuesta se presentan diferentes recursos especializados. Como conclusión se reflexiona sobre el panorama informativo actual con la expansión de la tecnología web y las nuevas funciones del gestor de información y las unidades documentales -museos y bibliotecas-.
  Incluído em: 09/06/2007
  O ambiente eletrônico para a disponibilização de informações vem incorporando com freqüência os serviços oferecidos pelas bibliotecas, procurando proporcionar facilidades na localização de informações e de documentos nas redes eletrônicas. Entretanto, muitos usuários encontram dificuldades na interação com certas interfaces, o que torna a busca por informações desestimulante e muitas vezes estressante. Deste modo, buscam-se alternativas para tornar as interfaces humano-computador mais amigáveis e “inteligentes”. O desenvolvimento e utilização de sistemas de agentes de interface apresentam-se como uma boa opção para minimizar este tipo de problema. Estes sistemas têm como função interagir com o usuário, como se fossem personagens que auxiliam na realização de determinadas tarefas. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar e desenvolver um agente de interface que atuará como um agente de referência em um site simulado de uma biblioteca oferecendo um serviço de busca personalizado a partir das relações do usuário com um sistema digital. O agente de interface, possuindo as informações fornecidas pelos usuários, construirá uma estratégia de busca que determina as palavras significativas do texto apresentado pelo usuário e passa a atuar como um pesquisador em catálogos de bibliotecas disponíveis na Internet e no índice Google para oferecer respostas às solicitações. Com a aplicação do agente de interface pretende-se avaliar a atuação deste tipo de software como facilitador da interação do usuário com acervos disponíveis, via catálogos digitais, não como mera ilustração, mas como um assistente pessoal no processo de busca à informação. E ainda verificar através do experimento com o protótipo, baseado na metodologia de avaliação heurística quais ações deverão ser tomadas para a correção dos erros que afetam a usabilidade da interface, além de confirmar a hipótese de eficácia de um sistema dessa natureza. Como resultado demonstra-se a construção de um sistema que se utiliza ação interdisciplinar entre a Ciência da Informação e a Ciência da Computação na otimização de busca às informações disponíveis em catálogos digitais e na Internet com a utilização de um agente de interface como mediador.
  Incluído em: 30/03/2011
  Apresenta um serviço de resumos nas áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia, formatado a partir do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer), tecnologia de publicação eletrônica traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Resume os dados sobre as revistas brasileiras que adotaram a tecnologia de editoração do Seer, bem como sobre o conteúdo dos números publicados da revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB)., Vol. 36, No 3 (2007)
  Incluído em: 19/10/2009
  Discute os principais conceitos relacionados ao desenvolvimento de um sistema de referência eletrônico em unidades de informação através do uso da tecnologia de informação. Introduz o conceito de chatterbots, apresenta seus principais usos, gerações evolutivas e linguagens utilizadas na sua implementação. Conceitua ontologia de maneira geral e contextualiza seu significado na área da Ciência da Informação. Descreve a arquitetura do sistema DELPHOS, explicitando as etapas da construção da interface do usuário, processador AIML e bases de conhecimentos. Conclui sugerindo estudos futuros com o objetivo de avaliar as dinâmicas emergentes da interação dos usuários com o chatterbot e a possibilidade de construção de um perfil de usuário a partir das interações com o mesmo.
  Incluído em: 07/05/2012
  Apresenta os resultados de pesquisa realizada com o objetivo de demonstrar a realidade, se houve evolução ou ampliação, de alguns serviços, produtos e recursos disponíveis nos websites das bibliotecas das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil. Com isso, constatou-se algumas falhas na prestação desses serviços, como a falta de alguns e até ausência de website da biblioteca. Bem como, discute-se a importância de as bibliotecas universitárias federais brasileiras investirem na disseminação das informações na web, a fim de torná-las acessíveis aos diversos tipos de usuários.
  Incluído em: 17/08/2009
  O ambiente eletrônico para a disponibilização de informações vem incorporando com freqüência os serviços oferecidos pelas bibliotecas, procurando proporcionar facilidades na localização de informações e de documentos nas redes eletrônicas. Entretanto, muitos usuários encontram dificuldades na interação com certas interfaces, o que torna a busca por informações desestimulante e muitas vezes estressante. Com a aplicação do agente de interface busca-se avaliar a atuação deste tipo de software como facilitador da interação do usuário com acervos disponíveis, via catálogos digitais. E ainda verificar através do experimento com o protótipo, baseado na metodologia de avaliação heurística quais ações deverão ser tomadas para a correção dos erros que afetam a usabilidade da interface, além de confirmar a hipótese de eficácia de um sistema dessa natureza. Como resultado demonstra-se a construção de um sistema que utiliza ação interdisciplinar entre a Ciência da Informação e a Ciência da Computação na otimização de busca às informações disponíveis em catálogos digitais e na Internet com a ação de um agente de interface como mediador.
  Incluído em: 04/11/2009
  A efetividade na prestação nos serviços oferecidos pelas bibliotecas é produto de um conjunto de fatores humanos, tecnológicos e de planejamento. A adoção de ferramentas que permitam à biblioteca melhorar seus serviços/produtos é a grande preocupação para tais instituições, exatamente neste ponto surgem serviços com a finalidade de atingir cada usuário de forma personalizada e mais eficaz, como por exemplo, a Disseminação Seletiva da Informação (DSI) e a tecnologia Rich Site Summary (RSS). Tais serviços são centrados na necessidade e interesse do usuário, capaz de antecipar e atender efetivamente cada indivíduo de acordo com um perfil de interesse previamente mapeado. Este serviço tende a ser uma alternativa para diminuir os efeitos do caos documental que se anuncia no futuro.
  Incluído em: 20/09/2009
  Proposta de uma abordagem metodológica para investigar se iniciativas de capacitação do usuário para uso das tecnologias de informação e comunicação, em particular para uso da informação digital na Internet, vem obtendo resultados satisfatórios.
  Incluído em: 18/05/2013
11 a 18 de 18

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.