Categoria: Web 2
 
57 Site(s) nesta categoria           51 a 57 de 57

  Os avanços tecnológicos e a Internet contribuíram para o aumento da divulgação e atualização do conhecimento e da ciência. Os artigos científicos considerados a forma de divulgação dessas informações estão passando por varias modificações, não em sua forma de desenvolvimento, mas sim na estrutura de publicação. O rtigo do Futuro, nome dado a essa nova estrutura, utiliza os recursos hipermidiáticos, permitindo um acesso rápido, fácil e organizado destes artigos online. A troca e informações, comentários e críticas, pode ser feita em tempo real, roporcionando agilidade na divulgação da ciência. A tendência para o futuro dos documentos tanto de profissionais quanto das empresas, é o "cloud computing" - nuvem computacional, no qual todos os documentos poderão ser desenvolvidos e atualizados com a utilização de vários equipamentos: computador, palm, netbook, ipad, sem necessidade de possuir o programa instalado em seu computador, necessitando somente de conexão à Internet.
  Incluído em: 08/04/2013
  Trata sobre la viabilidad de participación de las bibliotecas universitarias en las redes sociales. Se presentan los beneficios y oportunidades de la web 2.0 y de las comunidades en línea. Plantea un conjunto de pautas orientadas al desarrollo de un plan de trabajo que permita la implementación de sitio informativo en una red social. Se destaca las capacidades de los bibliotecólogos para optimizar esta clase de servicios.
  Incluído em: 06/06/2011
  O termo Web 2.0 é usado para referir à tendência que reforça o conceito de troca de informações e co-participação dos internautas com sites e serviços virtuais disponíveis no ciberespaço. Dentro desse contexto, encaixam-se ferramentas criadas e editadas pelo próprio internauta, tais como: Blogs, Microblogs, Wikis, Redes Sociais, Instant Messenger (IM), Really Simple Sindication (RSS), Bookmarking Social e Streaming Media. As bibliotecas, aos poucos, estão ingressando nesse meio e o modelo de Biblioteca 2.0 passa a ser prestigiado a partir do surgimento da Web 2.0, que vem selecionando mecanismos e ferramentas interativas para transformar a biblioteca em um espaço mais atrativo para o usuário. Dessa forma, pretendeu-se analisar a aplicabilidade de tecnologias da Web 2.0 no ambiente virtual de bibliotecas universitárias como forma de auxiliar em seus serviços, de forma que a biblioteca possa oferecer mais canais de comunicação à sua comunidade usuária. Para o desenvolvimento desta análise, foi feito um estudo de caso na Biblioteca Patativa do Assaré, na Faculdade de Juazeiro do Norte, no intuito de averiguar os serviços disponíveis pela biblioteca e as preferências dos seus usuários, para então recomendar uma proposta de aplicabilidade das ferramentas da Web 2.0 nesta biblioteca. Os resultados da análise apontam para um treinamento eficaz de usuário, bem como do apoio dos profissionais bibliotecários e das instituições que abrigam as bibliotecas. Assim, com esta proposta, espera-se que a biblioteca universitária, ofereça serviços através da Web 2.0 para interagir mais com o seu usuário, mantendo a sua função educativa, extensionista e investigativa.
  Incluído em: 16/05/2011
  Com a evolução da tecnologia da informação e a disseminação de documentos digitais na Web, faz-se necessário criar meios que forneçam um mecanismo de organização de tais documentos, facilitando sua busca e recuperação. Em bibliotecas digitais ou repositórios de obras eletrônicas, por exemplo, existe a necessidade de uma ferramenta que possa classificar automaticamente os documentos, visto que o processo de classificação (categorização) é feito de forma manual. Esta ferramenta será de grande importância no apoio à catalogação. Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta que tem como objetivo principal classificar automaticamente documentos digitais em categorias preestabelecidas, nas quais cada documento pertencerá a uma ou mais categorias de acordo com seu conteúdo, tornando assim mais eficaz e rápida a classificação. Na elaboração da ferramenta foram utilizadas técnicas e algoritmos de mineração de textos, sendo definidas no estudo de caso algumas categorias e termos relacionados, tais como informática, direito e física, para validar a ferramenta.
  Incluído em: 02/07/2014
  As ferramentas tecnológicas da Web 2.0 favorecem a aprendizagem, gerando a possibilidade de melhoria do desempenho dos alunos. Entretanto, para que este objetivo seja alcançado, deve haver uma convergência entre diversos fatores que permeiam as práticas educacionais. Alinhar o modelo de aprendizagem ao projeto pedagógico e formar os professores para usarem as ferramentas tecnológicas, em especial as de autoria, são alguns dos fatores que favorecem o uso das TIC no espaço educativo. Com base em uma revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresenta-se uma proposta de modelo conceitual de organização de conteúdos, baseado nas concepções de aprendizagem colaborativa.
  Incluído em: 13/06/2012
  Este trabalho busca demonstrar como as ferramentas da web 2.0 podem atuar nas bibliotecas, auxiliando o processo de atendimento ao usuário e promovendo melhorias nos serviços prestados pelo setor de referência. São apresentadas as principais ferramentas e suas funcionalidades, identifica exemplos da sua utilização em unidades de informação, introduz aspectos sobre o surgimento da internet e da web 2.0. Focaliza o atendimento ao usuário e compara as gerações de bibliotecas(biblioteca 1.0 x biblioteca 2.0). A partir de então, são apresentados exemplos de como tais ferramentas podem ser utilizadas no setor de referência. Conclui, apontando a importância da adoção dessas ferramentas em bibliotecas e indicando que a utilidade das mesmas é um fato que deve ser considerado pelos profissionais brasileiros, como ponto central do processo de evolução das bibliotecas.
  Incluído em: 04/06/2013
  Reflexão acerca do papel social do artigo científico e da universidade para a democratização da ciência. Levanta questionamentos sobre a rigidez do processo de publicação e das potencialidades advindas da web 2.0 a fim de tornar o diálogo científico mais aberto a partir da publicação de artigos nascidos digitais.
  Incluído em: 05/05/2012
51 a 57 de 57

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.