Categoria: Web 2
 
57 Site(s) nesta categoria           41 a 50 de 57

  O artigo enfoca o papel da educação e da biblioteca na Sociedade da Informação e apresenta conceitos e características da Biblioteca 2.0 (L2). Defende o uso da web 2.0, na biblioteca escolar, visando otimizar ou criar serviços e produtos, para fins de conquista dos usuários, visibilidade e espaço na escola e na sociedade. Identifica nos programas públicos de incentivo e implantação de bibliotecas nas escolas, no Brasil e em Portugal, a presença ou recomendações para o uso da web 2.0. Com base na literatura conclui que, em Portugal, já ocorre a iniciativa do uso dos blogs por parte da biblioteca escolar, porém com escassez de comentários por parte do usuário. E que as bibliotecas brasileiras têm um longo caminho a percorrer no que tange as bibliotecas escolares, como também no contexto dos sistemas de informação.
  Incluído em: 05/11/2012
  O artigo evidencia o crescimento das possibilidades de uso de tecnologias digitais associadas à chamada “web 2.0”, entre os usuários da internet. Discute a relação desse contexto com a educação mediada por tecnologias, em particular a Educação a Distância (EAD), notando que existe o paradoxal risco de que a utilização desses novos recursos reforce paradigmas educativos informacionais/reprodutivistas. Entretanto, argumenta-se que o uso reflexivo das possibilidades que surgiram no mundo digital pode favorecer a construção de espaços de diálogos na educação on-line, dando um sentido mais comunicativo/construtivista a processos de educação virtual. Por fim, nota-se que, para este cenário mais positivo, é necessário, também, que haja o desenvolvimento de competências por parte dos participantes (professores e estudantes) das ações educativas no âmbito digital.
  Incluído em: 17/09/2010
  As apropriações sociais da Web 2.0 lançam novos olhares para a produção e difusão científica e cultural. O exemplo aqui analisado é a plataforma de escrita colaborativa TWiki, utilizada pelo Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/Faced/UFBA). Alguns aspectos emergentes das práticas de produção e difusão, como autoria colaborativa, os licenciamentos, (Creative Commons), as arquiteturas de participação e a reconfiguração - quando os sujeitos sociais passam de apenas receptores para produtores e difusores de sua própria produção.
  Incluído em: 19/09/2010
  Este artigo trata da socialização online em blogs de pessoas com deficiência auditiva e de“informados” sobre o tema (Goffman, 1988), buscando identificar seu processo de Inclusão Social (IS). Na medida em que, nesta rede, os deficientes auditivos também são autores de blogs, considerou-se pertinente investigar o conceito de biossociabilidade (Rabinow, 2002; Ortega, 2008), assim como a questão do estigma (Goffman, 1988). Frente a isso, nota-se que o conceito de redes temáticas na web (Montardo; Passerino, 2008) se aplica apenas parcialmente a uma rede como esta, visto que os assuntos tratados na mesma compreendem, mas ultrapassam a questão da deficiência auditiva. Para viabilizar metodologicamente este estudo, a netnografia é utilizada para a identificação, seleção e obtenção de dados dos blogs selecionados, e, após, a Análise de Redes Sociais (Recuero, 2005) permite a análise das trocas empreendidas na mesma.
  Incluído em: 07/06/2012
  O presente artigo dá a conhecer um projecto de investigação que teve como objectivo determinar e analisar a partir da observação dos sítios Web dos museus portugueses quais as ferramentas Web 2.0 usadas por estas instituições no desenvolvimento das suas actividades. Neste sentido, foram seleccionados como amostra os 125 museus pertencentes à Rede Portuguesa de Museus. Os resultados obtidos permitem-nos afi rmar que utilização das ferramentas Web 2.0 por parte dos museus portugueses analisados está numa fase inicial. A ferramenta mais usada é o blogue. Foram, também, identifi cados projectos pioneiros ao nível dos wikis, Licenças Creative Commons, Youtube, Flickr e redes sociais on-line.
  Incluído em: 11/04/2011
  Apresenta como se dá a economia colaborativa e de que maneira ela mudou a forma de criação e desenvolvimento de produtos e serviços. Aborda o conceito de web 2.0, tratada por nós como web colaborativa, e a transformação da biblioteca tradicional em uma biblioteca mais interativa e dinâmica. Traz os tipos ferramentas de colaboração mais utilizadas – como wiki, redes sociais, blogs, second life, dentre outras - e suas características.
  Incluído em: 15/04/2010
  Un documento es en sí mismo memoria de infromación creada en y a partir de cualquier fuente de información que permita su uso, toda vez que se encuentre organizado para permitir su observación, análisis y estudio. El documento entonces, contiene información codificada en un formato y almacenada en un soporte. Dicho esto, documento puede ser cualquier cosa en cualquier formato, solo que cada usuario extrae distinta información de un mismo documento, brindando un valor subjetivo al mismo, dado por las necesidades de información para cada persona.
  Incluído em: 15/06/2012
  A agregação das designadas tecnologias da Web 2.0 aos serviços materializados nos Websites e nos portais das grandes instituições tem provocado um forte impacto, em particular, no plano da concepção dos serviços, do marketing e da aprendizagem social. O presente artigo analisa um sector tradicional como sãos as bibliotecas, mas no seio de um ambiente inovador e exigente como as universidades, no sentido de identificar como estará este conceito e recurso a ser adoptado nas bibliotecas das universidades portuguesas. Adoptando a metodologia de estudo de caso e recorrendo à revisão bibliográfica para identificar plataformas e produtos Web 2.0 foi construída uma grelha de análise dos Websites das bibliotecas das universidades portuguesas, onde são contempladas algumas plataformas de publicação, discussão, partilha, relacionamento, agregação e colaboração, analisáveis no plano do seu acesso, participação e edição de conteúdos, sejam eles feitos exclusivamente pela instituição, ou pelos próprios utilizadores. Com base nesta análise foi possível concluir que as bibliotecas das universidades portuguesas ainda não adoptaram uma cultura organizacional que incorpore plenamente este tipo de plataformas, apesar de todas as potencialidades que delas podem advir no plano do desenvolvimento da inteligência colectiva.
  Incluído em: 02/05/2011
  A agregação das designadas tecnologias da Web 2.0 aos serviços materializados nos Websites e nos portais das grandes instituições tem provocado um forte impacto, em particular, no plano da concepção dos serviços, do marketing e da aprendizagem social. O presente artigo analisa um sector tradicional como sãos as bibliotecas, mas no seio de um ambiente inovador e exigente como as universidades, no sentido de identificar como estará este conceito e recurso a ser adoptado nas bibliotecas das universidades portuguesas. Adoptando a metodologia de estudo de caso e recorrendo à revisão bibliográfica para identificar plataformas e produtos Web 2.0 foi construída uma grelha de análise dos Websites das bibliotecas das universidades portuguesas, onde são contempladas algumas plataformas de publicação, discussão, partilha, relacionamento, agregação e colaboração, analisáveis no plano do seu acesso, participação e edição de conteúdos, sejam eles feitos exclusivamente pela instituição, ou pelos próprios utilizadores. Com base nesta análise foi possível concluir que as bibliotecas das universidades portuguesas ainda não adoptaram uma cultura organizacional que incorpore plenamente este tipo de plataformas, apesar de todas as potencialidades que delas podem advir no plano do desenvolvimento da inteligência colectiva
  Incluído em: 07/05/2012
  Discorre sobre a origem e a definição de Web 2.0 e os serviços que podem ser oferecidos por bibliotecas adentro desta realidade. Apresenta os serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas e pelo Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina no contexto da Web 2.0, abordando as definições e utilizações de cada um: Ning, Twitter, RSS e Delicious.
  Incluído em: 30/03/2010
41 a 50 de 57 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.