Categoria: Web 2
 
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  Nos nove capítulos deste livro várias ferramentas da Web 2.0 são apresentadas, tendo como objectivo facilitar aos professores e educadores a sua inserção em contexto educativo. Deste modo, em cada capítulo é feita a contextualização de cada ferramenta, explica-se como criar um espaço online e aborda-se a sua utilização nas práticas educativas. A nossa ideia foi facilitar o acesso a várias ferramentas com potencialidades diversas como texto, imagem, vídeo, som, construção de sítios na Web, criação de um mashup, exploração de ambientes virtuais como o Second Life e o acesso à Web através das tecnologias móveis. Apresentamos também ferramentas que ajudam a representar o conhecimento através da construção de mapas conceptuais ou a montar vídeos seus ou dos seus alunos, que podem ser disponibilizados no YouTube. A Web 2.0 está a um clique, não perca esta oportunidade para si e para aqueles que prepara para a vida.
  Incluído em: 06/08/2009
  Neste artigo apresentamos os resultados de um survey realizado a um grupo de formandos, maioritariamente professores em serviço, que frequentava um Curso de Mestrado em Tecnologia Educativa na Universidade do Minho no ano lectivo de 2007/2008. A ferramenta de social bookmarking Del.icio.us foi utilizada pelo grupo no âmbito dos trabalhos da disciplina semestral obrigatória de Métodos de Investigação em Educação. Para efeito da realização do trabalho final de projecto, em grupo, os formandos criaram uma conta Del.icio.us e utilizaram as funcionalidades da ferramenta para a organização, catalogação e partilha dos inúmeros recursos informativos disponíveis na Web. No final do semestre a experiência foi avaliada mediante o preenchimento de um questionário electrónico concebido para o efeito. Os resultados obtidos permitem aferir do potencial desta ferramenta da Web 2.0 no apoio ao trabalho do investigador em educação, para compilar e organizar a informação, para a partilha do conhecimento e para potenciar a busca de novas áreas/domínios de investigação. Particularmente interessante foi verificar como a experiência realizada foi capaz de despertar nos docentes a vontade de experimentarem a ferramenta em contexto de sala de aula, propondo-nos mesmo exemplos originais e criativos de actividades pedagógicas a desenvolver no Del.icio.us
  Incluído em: 06/08/2009
  Como os ambientes virtuais de aprendizagem nem sempre estão disponíveis tanto no que toca a questão tecnológica bem como a questão do custo, os tutores em cursos de e-learning podem contar com uma série de ferramentas da Web 2.0 para enriquecer as suas práticas pedagógicas e promover actividades como seja: o trabalho cooperativo e colaborativo, o estimulo à escrita, a maior facilidade de armazenamento de dados, a criação de páginas online, a criação de comunidades de pessoas interessadas num determinado assunto, entre muitas outras. A maior vantagem na utilização destas ferramentas é que são gratuitas e permitem que o conhecimento trabalhado e produzido nestes cursos seja aberto a toda a comunidade académica, visto que na maioria dos ambientes virtuais de aprendizagem o acesso é feito por meio de utilizador e senha. As ferramentas da web 2.0 podem servir como complemento, ou mesmo em substituição já que são de fácil utilização e não necessitam de instalação e manutenção constantes. Pensando nesta problemática desenvolvemos esta comunicação que permitirá que os tutores de cursos na modalidade do e-learning tornem os seus cursos mais ricos e dinâmicos com a utilização de ferramentas da Web 2.0. Começamos assim por introduzir o conceito de tutoria, suas actividades e importância nos cursos de e-learning; apresentamos depois o conceito de web 2.0, seu potencial pedagógico bem como as ferramentas que favorecem o enriquecimento das aulas tanto na modalidade presencial como em formação a distância.
  Incluído em: 14/10/2008
  Las tecnologías Web 2.0, han experimentado una amplia difusión entre la sociedad civil, como herramientas de contenido social; su proceso de adopción desde el punto de vista empresarial ha sido lento que se puede evidenciar con análisis estadísticos realizados por especialistas en el área lo que permite deducir que existen factores que han frenado su desarrollo en este campo. Este artículo presenta una aproximación a los posibles factores que desde el punto de vista tecnológico pueden haber impedido el progreso en la transición de las tecnologías Web 2.0 hacia la empresa y su tendencia a futuro, basados en un análisis de los principios intrínsecos de la tecnología Web 2.0 y su contraposición con la estructura tradicional de la empresa. El artículo aborda el punto de vista de la propiedad industrial y el derecho de autor, seguridad de los datos, interfaz de usuario, incompatibilidad con las aplicaciones tradicionales del entorno empresarial y la pérdida de control por parte de la organización.
  Incluído em: 18/04/2011
  No contexto da sociedade da informação torna-se necessário apostar numa formação docente em que seja possível aliar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação à teoria e prática educativas, uma vez que trabalhar com as TIC e com a Internet exige do professor uma nova postura na organização do currículo, nas metodologias implementadas em sala de aula e na mediação das aprendizagens. Nesse sentido, vamos apresentar uma experiência realizada com 10 futuros professores de Lingua Materna (Português) na disciplina semestral de Educação Multimédia levada a cabo no ano lectivo de 2007/2008. Em grupo, os alunos planificaram e publicaram online uma unidade curricular em que uma (ou várias) ferramentas da Web 2.0. foram exploradas do ponto de vista pedagógico/didáctico. A apresentação e análise dos três projectos desenvolvidos bem como a opinião dos alunos sobre a experiência constituem o foco deste artigo
  Incluído em: 22/10/2012
  A multisensorialidade e a bidirecionalidade comunicacionais experimentadas na atualidade permanecem fora dos limites da escola. A despeito de os alunos conviverem e utilizarem suportes midiáticos nos quais imagem, movimento, cor, som e texto convergem em linguagens híbridas,bem como possibilitam o compartilhamento de informações de maneira heterárquica, a escola insiste na monotonia e monofonia do quadro de giz. Esses suportes conversacionais estão facilmente disponíveis na forma de blogs, podcats, audioblogs e editores de texto coletivo, que podem ser empregados em um contexto pedagógico para aperfeiçoar aprendizagens pela autoria e partilha. Esse artigo pretende-se um instrumento de reflexão e um convite para a inserção, na escola, desses recursos conversacionais, mais compatíveis com os alunos que hoje povoam as salas de aula e com as demandas da contemporaneidade, em um novo desafio para os professores.
  Incluído em: 18/04/2013
  O artigo resgata as origens e reflete sobre a evolução da gestão do conhecimento, bem como discute os desafios relacionados com o compartilhamento da informação e do conhecimento em organizações. Compara a Web tradicional e a chamada Web 2.0, com destaque para as atuais ferramentas de compartilhamento. Por último, apresenta algumas conclusões e expectativas a respeito da crescente integração entre a gestão do conhecimento e a organização da informação, por meio das ferramentas de bookmarking social.
  Incluído em: 04/11/2009
  No contexto da Web 2.0 surge a folksonomia que é o resultado da etiquetagem dos recursos da Web, em um ambiente social, pelos próprios usuários visando a sua recuperação. Trata-se de uma indexação livre em linguagem natural onde não são adotadas regras e/ou política de indexação e nem o controle de vocabulários. Conhecer as possibilidades desta nova forma de descrição dos recursos da Web é imprescindível. Este artigo tem o objetivo de descrever as características das etiquetas que compõem as folksonomias. Essas características foram observadas em um projeto de pesquisa de doutorado que teve o intuito de identificar elementos de metadados oriundos das folksonomias que fossem complementares ao Dublin Core (DC). Para a identificação desses metadados desenvolveu-se os seguintes procedimentos metodológicos: criação da base de dados, análise das etiquetas, identificação de propriedades complementares ao DC, validação da proposta e construção do perfil de aplicação e ontologia. Na análise das etiquetas pode-se observar várias características das etiquetas que serão aqui descritas: alfabeto, idioma e formas variantes, tais como. singular/plural, simples/composta, símbolos, números, siglas, abreviaturas, mnemônicas e mistas. Pondera-se que o conhecimento e disseminação dessas características subsidiará novos estudos e aplicações de forma a potencializar o uso das folksonomias.
  Incluído em: 07/05/2012
  Este artigo visa comparar as políticas editoriais da Wikipédia e da Britannica Online, tendo como questões centrais a abertura à participação do público e as formas de moderação propostas pelos projetos ao permitir ou limitar a edição coletiva dos artigos. Na descrição e análise são considerados os recursos técnicos que possibilitam a colaboração e a validação das informações, assim como as regras internas de gestão do conteúdo e da comunidade de usuários. Apesar de aproximações entre os dois projetos, apontamos diferenças fundamentais na proposta deles, como a valorização da especialização (Britannica) ou do engajamento dos usuários (Wikipédia).
  Incluído em: 31/05/2010
  O artigo enfoca o papel da educação e da biblioteca na Sociedade da Informação e apresenta conceitos e características da Biblioteca 2.0 (L2). Defende o uso da web 2.0, na biblioteca escolar, visando otimizar ou criar serviços e produtos, para fins de conquista dos usuários, visibilidade e espaço na escola e na sociedade. Identifica nos programas públicos de incentivo e implantação de bibliotecas nas escolas, no Brasil e em Portugal, a presença ou recomendações para o uso da web 2.0. Com base na literatura conclui que, em Portugal, já ocorre a iniciativa do uso dos blogs por parte da biblioteca escolar, porém com escassez de comentários por parte do usuário. E que as bibliotecas brasileiras têm um longo caminho a percorrer no que tange as bibliotecas escolares, como também no contexto dos sistemas de informação.
  Incluído em: 24/05/2010
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Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

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