Categoria: Web 2
 
57 Site(s) nesta categoria           21 a 30 de 57

  video sobre web 2.0; legendado em português;
  Incluído em: 09/09/2008
  Apresenta um novo conceito para a organização dos recursos digitais na Web: a folksonomia. Este novo conceito surge no contexto da Web 2.0 onde emergem novas formas de organizar e compartilhar os conteúdos disponíveis na Internet. Uma etiquetagem de recursos da Web na qual se podem destacar os seguintes fatores: a) é resultado de uma indexação livre do próprio usuário do recurso; b) objetiva a recuperação a posteriori da informação e c) é desenvolvida num ambiente aberto que possibilita o compartilhamento e, mesmo, em alguns casos, a sua construção conjunta. Com base na literatura, o artigo descreve os diversos usos do termo folksonomia bem como outros conceitos a ele relacionados. Descreve também alguns serviços da Web que adotam a Folksonomia e menciona algumas vantagens e desvantagens na adoção deste tipo de indexação colaborativa.
  Incluído em: 20/06/2007
  Apresenta um novo conceito para a organização dos recursos digitais na Web: a folksonomia. Este novo conceito surge no contexto da Web 2.0 onde emergem novas formas de organizar e compartilhar os conteúdos disponíveis na Internet. Uma etiquetagem de recursos da Web na qual se podem destacar os seguintes fatores: a) é resultado de uma indexação livre do próprio usuário do recurso; b) objetiva a recuperação a posteriori da informação e c) é desenvolvida num ambiente aberto que possibilita o compartilhamento e, mesmo, em alguns casos, a sua construção conjunta. Com base na literatura, o artigo descreve os diversos usos do termo folksonomia bem como outros conceitos a ele relacionados. Descreve também alguns serviços da Web que adotam a Folksonomia e menciona algumas vantagens e desvantagens na adoção deste tipo de indexação colaborativa.
  Incluído em: 10/07/2007
  Descreve algumas ferramentas colaborativas na Web 2.0 e Biblioteca 2.0. Reflete sobre a evolução dos produtos e serviços da Internet, conhecida como Web 2.0. Destaca o potencial da escrita hipertextual colaborativa no uso de ferramentas wikis. Relaciona quadro comparativo referente a abrangência das tipologias de documentos tradicionais (enciclopédias, livros e dicionários) desenvolvidas na Web 2.0 como a Wikipédia, Wikibooks e Wiktionaries.
  Incluído em: 04/09/2009
  Experiência pedagógica desenvolvida numa turma de futuros professores de Biologia e Geologia no âmbito de uma disciplina de Prática Pedagógica. Durante um semestre, os alunos trabalharam e exploraram, do ponto de vista pedagógico e didáctico, diversas ferramentas da Web 2.0: blog, wiki e del.ici.ous. Ao final do semestre foi feita uma avaliação por parte dos alunos e o resultados são apresentados no artigo.
  Incluído em: 12/08/2009
  Tem como objetivo discutir o uso de websites de unidades de informação como ferramentas de comunicação capazes de melhorar o relacionamento dessas organizações com os seus diversos públicos, levando em conta o potencial tecnológico e comunicacional da web. O estudo destaca que os gestores das unidades de informação devem se preocupar com os websites e torná-los capazes de desempenhar diversas funções, pois representam a unidade de informação na web. Ressalta que o uso do website como ferramenta de comunicação para o relacionamento com os diversos públicos pode ser analisado pelo seu desempenho da função de comunicação. Por meio dos websites, essa comunicação deve ocorrer em duas vias, tanto da unidade de informação em direção aos seus públicos, como desses públicos para a unidade de informação. São apresentados resultados obtidos em pesquisas com o uso de esquema classificatório das funções desempenhadas pelos websites de unidades de informação para verificar o desempenho específico da função de comunicação. A maior parte dos resultados das pesquisas mostrou que o potencial da web não estava sendo explorado em sua totalidade e evidenciou que a comunicação era realizada de forma assimétrica, pois os websites demonstraram o uso de comunicação desbalanceada.
  Incluído em: 02/05/2011
  A inteligência coletiva presente na Web 2.0 oferece inúmeras perspectivas para o profissional bibliotecário e os usuários da Biblioteca 2.0. Este novo ambiente virtual resulta de um desenvolvimento tecnológico já existente na Web 1.0; neste aspecto, o usuário passa a ser um sujeito ativo que exerce participação através do compartilhamento e organização da informação, construindo um conteúdo coletivo. Com a introdução deste novo espaço virtual o presente artigo elabora um modelo para trabalhar as tecnologias presentes na Web 2.0 procurando focar o espaço do bibliotecário como agente social e interacionista. O resultado do estudo indica que dentre uma amostra de 18 sítios de Bibliotecas Universitárias Federais visitados, no período de abril à maio de 2008, nenhum dos sítios ainda disponibilizam algum tipo de serviço tecnológico nesta segunda geração de serviços on-line. A abordagem destas tecnologias carece ainda de práticas tanto pelos bibliotecários quanto pelos usuários que estão aos poucos interagindo com elas. O modelo proposto por este artigo necessita de uma avaliação por parte dos bibliotecários e analistas de sistemas para saber se há a possibilidade de rápida implementação no espaço atual existente.
  Incluído em: 19/03/2011
  Neste artigo pretende-se apresentar uma experiência pedagógica em que um das ferramentas da nova geração da Internet e que designamos por Web 2.0 foi utilizada. Nesse sentido, depois de analisado o conceito e a polémica que ainda persiste em torno da sua pertinência, apresentamos todo um conjunto de serviços colaborativos e gratuitos que esta nova geração da internet nos disponibiliza, em particular o Google Page, que permite a criação de sites através de um sistema automatizado que não exige grandes conhecimentos técnicos para o desenvolvimento de páginas na Internet. Por último, apresentamos um exemplo de utilização desta promissora ferramenta da Web 2.0 como portefólio digital numa disciplina de um curso de mestrado em Tecnologia Educativa na Universidade do Minho.
  Incluído em: 06/08/2009
  Com o advento da Sociedade do Conhecimento, nas últimas décadas do século XX, a exigência da superação da reprodução para a produção do conhecimento instiga a buscar novas fontes de investigação, tanto na literatura, quanto na rede informatizada. Ao analisar as possibilidades de uso das tecnologias no processo educativo, identifica-se, especialmente, o uso da Internet como uma ferramenta potencial na mediação do processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho pretende destacar as formas de produção de conhecimento através de ferramentas da Web 2.0, em especial a sua utilização como recurso pedagógico em sala de aula. Ao longo do texto, apresenta-se as possibilidades de exploração das ferramentas da web 2.0 (blog, wiki, podcast, social bookmarking e redes sociais) como recurso pedagógico que favorece a construção do conhecimento.
  Incluído em: 06/06/2014
  Este trabalho apresenta o fenômeno das tag clouds (nuvem de etiquetas), surgido no escopo da Web 2.0, com o objetivo de auxiliar os processos de organização, classificação e apresentação de informações, notadamente em aplicações da web comumente chamadas de social software. Estes recursos vêm modificando a aparência dos sites de compartilhamento de conteúdo tornando-os mais interativos e a navegação mais agradável e podem vir a se tornar um instrumento de grande utilidade em bibliotecas. As tag clouds dão indícios de seu potencial ligado à interação dos usuários com os catálogos eletrônicos das bibliotecas, otimizando buscas, auxiliando na divulgação e no acesso aos registros bibliográficos. O resultado é uma usabilidade inteligente que se torna possível devido ao instinto colaborativo dos usuários em ambientes informacionais.
  Incluído em: 27/08/2010
21 a 30 de 57 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.