Categoria: Avaliação de Sistemas de Recuperação da Informação
 
31 Site(s) nesta categoria           21 a 30 de 31

  Partindo de uma análise das tradicionais perspectivas que têm estado subjacentes à tarefa de “avaliação” em diferentes áreas específicas, seja no campo da Biblioteconomia, da Documentação ou da Arquivística, seja no âmbito da Gestão de Serviços de Informação, apresenta-se um novo modelo de abordagem que encara a avaliação como uma operação metodológica, situada no pólo técnico do método quadripolar de investigação em Ciência da Informação.
  Incluído em: 13/06/2012
  Este artigo descreve um trabalho em andamento, relativo à realização de uma experiência educacional de uso de recursos de visualização de informação e computação móvel de baixo custo na educação básica como uma forma de melhorar a qualidade da educação brasileira. A experiência tem contribuído na avaliação e efetividade da aplicação dos aportes visuais e do equipamento no incremento das ações de ensino-aprendizagem, e engajamento dos indivíduos nos processos educativos formais e informais na escola e fora dela. A experiência tem incentivado ações pedagógicas mais interativas, propiciado domínio técnico coletivo de tecnologias digitais, través de visualização de informação, com democratização, desenvolvimento e compartilhamento de conhecimento. A experiência tem dado suporte para de modo colaborativo, melhorar a infra-estrutura técnica de rede sem-fio do ambiente, e de hardware e software do computador móvel de baixo custo.
  Incluído em: 16/06/2012
  Discussão das mudanças ocasionadas pelo desenvolvimento das tecnologias da informação no que diz respeito à visibilidade das publicações científicas e à produção de indicadores de impacto. Trabalha-se inicialmente com as questões relacionadas ao uso dos dados de citação e do Fator de Impacto do ISI-Thomsom Scientific abordandose, em seguida, os recursos disponibilizados pelo Google acadêmico para medir a relevância dos trabalhos científicos. Conclui-se com considerações sobre a importância dos estudos de aplicação dos indicadores bibliométricos e ebométricos para análise da produção científica como forma de estabelecer um sistema de avaliação adequado a diversos contextos.
  Incluído em: 05/08/2008
  Com a disponibilidade de acesso à informação, através das tecnologias de informática e telecomunicação nas bibliotecas acadêmicas, houve significativa mudança no perfil de seus usuários. Estes passaram a formular sua estratégia de busca e obter a informação desejada, diminuindo seu contato com o bibliotecário para esse fim, mas demandando novos serviços das bibliotecas. Nesse contexto, o papel do bibliotecário mudou para acompanhar a necessidade do novo usuário; passando a ser o do educador [trainer], aquele que capacita os usuários a se tornarem permanentemente autônomos para fazer suas buscas nos sistemas de informação de forma eficiente e, sobretudo, eficaz. As bibliotecas passaram a oferecer cursos e treinamentos para que os usuários conheçam os sistemas de recuperação da informação, a arquitetura das bases de dados, e como a informação é organizada nas áreas do conhecimento, tornado-os com a competência informacional. Apresenta a experiência da Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo, na capacitação de seus usuários no uso de bases de dados.Seu objetivo foi comparar os resultados obtidos na avaliação da capacitação dos alunos egressos dos Cursos MEDLINE e LILACS da década de 1990 (1993/1995) e, após 10 anos (2005/2006), a fim de se conhecer as mudanças no comportamento do usuário quanto à aquisição de autonomia e familiaridade no uso das bases de dados estudadas.
  Incluído em: 17/01/2013
  Este artigo identifica a aplicação de mecanismos de Recuperação Inteligente da Informação que use Ontologia como recurso na recuperação precisa e eficaz da informação. Discorre sobre a recuperação da informação como recurso possível e concreto do encontro entre uma pergunta formulada, uma informação armazenada e o retorno preciso e eficaz ao usuário. Igualmente, disserta sobre ontologia como a representação de uma conceituação, de um conjunto de conceitos estudados, analisados e especificados sobre uma determinada área de domínio. Efetua-se uma investigação no Portal de Periódicos da CAPES, visando a uma expressão de busca “recuperação inteligente da informação e ontologia” no contexto da Ciência da Informação, apresentando resultados e discussão. Concluiu-se que a recuperação foi positiva em quatro artigos, confirmando a necessidade de implementação e atualização dos mecanismos de buscas em portais, diretórios e base de dados e futuros estudos.
  Incluído em: 03/05/2010
  Discussão, avaliação e apresentação de parâmetros para a organização da informação científica e tecnológica brasileira, enfocando os problemas do acesso à informação em sistemas abertos, especificamente a Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolveu-se um estudo exploratório para identificar se a natureza aberta do sistema compromete a consistência dos dados na recuperação da informação, concluindo-se que há comprometimento. A partir da sistematização dos resultados, apresentam-se sugestões para aprimorar o sistema.
  Incluído em: 20/03/2011
  Com a finalidade de contribuir com subsídios para a elaboração de política de tratamento da informação documentária de bibliotecas universitárias foi desenvolvido um estudo diagnóstico para coleta de dados com uma amostra de nove bibliotecas universitárias do sistema de bibliotecas da UNESP em três áreas do conhecimento Odontologia, Engenharia Civil e Pedagogia. Composto por três partes funcionamento do tratamento de informações documentais na perspectiva da gerência do sistema de bibliotecas universitárias; procedimentos do tratamento de informações documentais na perspectiva do catalogador, e avaliação do acesso e recuperação da informação on-line pelo usuário à distância o estudo diagnóstico foi realizado com base no pressuposto de que a vinculação com o contexto de sistemas de informação necessita considerar várias perspectivas simultaneamente para revelar o ambiente externo que circunda e sustenta o trabalho do catalogador de assuntos. A primeira parte constou de aplicação de questionário junto aos dirigentes; a segunda parte foi realizada com aplicação da técnica introspectiva de Protocolo Verbal Individual junto aos catalogadores e de Protocolo Verbal em Grupo com grupos formados, em cada biblioteca, pelo dirigente, catalogador, bibliotecário de referência, pesquisador e aluno de graduação; e a terceira parte constou da aplicação do Protocolo Verbal Individual com alunos de graduação de cada uma das três áreas do conhecimento. Os resultados demonstraram que os catalogadores seguem uma metodologia sistematizada e consolidada pela literatura para catalogação de forma (tratamento físico), porém não demonstram metodologia para a catalogação de assunto (tratamento temático). Acreditamos que a política de tratamento da informação documentária e tudo aquilo que a compõe metodologias para representação descritiva e temática, linguagens documentárias, estudo de usuário, entre outros necessita de maior atenção no que diz respeito à elaboração de normas, procedimentos e técnicas, sua implantação, implementação e avaliação para que a função das bibliotecas universitárias seja mantida e atualizada de acordo com as mudanças da sociedade.
  Incluído em: 27/01/2013
  Apresenta diferentes conceitos sobre sociedade da informação, governança e política da informação relacionando-os com os processos de criação e disseminação do conhecimento. Por meio de entrevistas e sob a abordagem do modelo SESI, esses processos são identificados e analisados em diversas áreas da Fundação Hemominas. Nas ações e práticas da instituição procura-se encontrar elementos de uma política de informação estabelecida implícita ou explicitamente, que seja catalisadora das diversas formas de criação e conversão do conhecimento. Conclui-se que, embora exista uma prática comum de registro e compartilhamento do conhecimento, esta prática nem sempre ultrapassa os domínios e limites das áreas onde ela acontece. Constata que as ações acontecem como resultado da busca pela melhoria dos processos produtivos ou de gestão, e não como resultado de uma política de informação direcionada para a criação e compartilhamento do conhecimento como agente de inovação.
  Incluído em: 08/05/2012
  A recuperação da informação tem sido muito discutida dentro da Ciência da Informação ultimamente. A busca por informação de qualidade e compatível com a necessidade do usuário tornou-se objeto constante de pesquisa. A utilização da Internet como fonte de disseminação do conhecimento indicou novos modelos de armazenamento de informações, como os repositórios digitais, que têm sido utilizados em ambientes acadêmicos e de pesquisa como principal forma de auto arquivar e disseminar informação, porém com uma estrutura de informação que comporta melhor descrição dos recursos e consequentemente uma melhor recuperação da informação. Desta forma o objetivo deste trabalho é melhorar o processo de recuperação da informação, apresentando uma proposta de modelo estrutural no contexto da web semântica, abordando o uso de recursos da web 2.0 e web 3.0 em repositórios digitais, que permita recuperação semântica da informação, por meio da construção de uma camada de informação chamada Representação Iterativa. O presente estudteriza-se como uma pesquisa descrtiva e analítica, com base em análise documental, dividida em duas partes: a primeira, caracterizada pela observação direta não participativa de ferramentas que implementam repositórios digitais, assim como de repositórios digitais já instanciados, e a segunda, com característica exploratória, em que sugere um modelo inovador para repositórios, com a utilização de estruturas de representação do conhecimento e participação do usuário na construção de um vocabulário próprio de domínio. Através do modelo sugerie proposto ─ Representação Iterativa ─ será possível adequar os repositórios digitais para que utilizem Folksonomia e também vocabulário controlado de domínio, de forma a gerar uma camada de informação iterativa, que possibilite retroalimentação da informação, além de recuperaçãosemântica da informação, através do modelo estrutural desenhado para repositórios. O modelo sugerido resultou na efetivação da tese de que por meio da Representação Iterativa é possível estabelecr mprocesso de recuperação semântica da informação em repositórios digitais.
  Incluído em: 05/06/2013
  O objetivo deste artigo é refletir, do ponto de vista das teorias e modelos propostos na literatura, sobre o processo de avaliação das atividades de informação como um recurso de gestão organizacional. Organizações implantam e mantêm sistemas e processos informacionais como recursos para controlar retorno de investimentos realizados na produção de bens e serviços e, da mesma forma, benefícios relacionados aos resultados e ganhos. Pesquisas expressivas sobre estudos de usuários constatam a impraticabilidade de se obter medidas exatas dos impactos que uma determinada informação pode exercer sobre o conjunto do conhecimento no nível individual e, conseqüentemente, da organização em si mesma. Face ao que se constata, apresenta-se, como possibilidade, um modelo conceitual de processo de avaliação das informações em uma perspectiva interdisciplinar, por meio de indicadores que, representando aspectos importantes da realidade informacional das organizações, descrevem o que e em que parâmetros avaliar, em três dimensões: avaliação da recuperação, da usabilidade e do impacto informacional.
  Incluído em: 12/06/2012
21 a 30 de 31 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.