Categoria: Avaliação de Sistemas de Recuperação da Informação
 
31 Site(s) nesta categoria           11 a 20 de 31

  Apresentamos uma colecção de documentos extraídos de um conjunto de domínios da Web e uma proposta inicial de uma tarefa de avaliação de máquinas de busca sobre essa colecção. A proposta baseia-se na abordagem experimentada na Webtrack da TREC. Assenta na de nição de uma tarefa inicial de pesquisa de home pages de instituições e páginas pessoais contidas na colecção. A colecção que nos propomos fornecer, designada por TumbaGOVPT , inclui cerca de 1 milhão de documentos e corresponde aos conteúdos recolhidos de uma lista de domínios referenciados como pertencentes a instituições da administração pública central portuguesa.
  Incluído em: 26/06/2008
  O referido artigo nos mostra como pode ser feito a avaliação de sistemas de recuperação de informação, dando uma panorâmica e fazendo uma reflexão sobre o mesmo. Aborda também a avaliação de máquinas de busca, assim como o planejamento dessa avaliação.
  Incluído em: 26/06/2008
  É um artigo que apresenta coleção de documentos extraídos junto de domínio Web, baseada na abordagem experimentada na Webtrack da Trec.
  Incluído em: 25/10/2007
  O gerenciamento de informação pode ser identificado como desafio crucial, sobretudo no tocante aos conteúdos de websites e sistemas de informação em ambiente web. Assim, o esenvolvimento de meios e métodos para gerenciamento de conteúdos é tema deste artigo, o qual objetiva, por meio de um relato de aplicação de pesquisa participativa, apresentar a descrição funcional de um sistema modular para gerenciamento de conteúdos em ambiente web. São discutidos aspectos relacionados com o desenvolvimento do sistema e sua aplicação em 28 websites. Adicionalmente, é apresentada uma avaliação quantitativa com base na satisfação, facilidade de uso percebida e freqüência de uso dos módulos que o compõem. Entre os principais resultados, aponta-se a evidência da flexibilidade da proposta modular e a constatação de que os gestores se mostraram satisfeitos com o sistema, não apresentando dificuldade de uso e obtendo resultados positivos com o uso da ferramenta.
  Incluído em: 05/06/2008
  Este artigo ilustra como m anter imagens médicas em uma base de dado relacional, satisfazendo os mecanismos de armazenamento de um PACS (Picture Archivind and Communication System). Incluindo habilidade de responder consultas por similaridade baseada no conteúdo da imagem, obtendo uma rápida recuperação das imagens baseada em um a estrutura de índice. Um conceito importante é a definição da função distância baseada nas características que foram extraídas das imagens quando as imagens foram armazenadas na base. Uma extensão da linguagem SQL possibilita a construção de um interpretador que intercepta os comandos estendidos e os traduzem para SQL padrão, permitindo obter vantagens em qualquer servidor de banco de dados relacional. Experimentos realizados com a implementação de um protótipo usando estes conceitos, responderam consultas com tempo até 20 vezes mais rápido, quando comparado com os servidores relacionais existentes. Além disso, este sistema é o primeiro a integrar recuperação baseada em conteúdo com uma base de dados relacional em um a arquitetura aberta podendo ser integrado em qualquer base de dados operacional ou administrativa de um HIS (Hospital Information Systems).
  Incluído em: 15/06/2012
  Desenvolvimento de uma tipologia dos erros que podem ocorrer em qualquer das fases do processo de referência, com uma metodologia paralela para a prevenção destes erros. A tipologia, bem como a metodologia foram baseadas numa ampla revisão analítica da literatura nos campos do processo de referência, avaliação e teste de sistemas de recuperação e armazenamento de informação, estudo do uso de catálogos e levantamentos da literatura. É apresentada uma revisão da literatura na área de pesquisa em referência; um estudo comparativo, analisando as similaridades entre os diversos campos envolvidos pela investigação é também apresentado. O desenvolvimento da tipologia e da metodologia, baseado no material revisado na literatura dos campos cobertos pela investigação, é discutido sob cada uma das fases do processo de referência.
  Incluído em: 27/01/2013
  Descreve um estudo de caso baseado em uma experiência com o sistema de informações com acesso por terminais de Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Conclui que a forma básica das informações contidas nestas bases de dados é bastante flexível e admite dados, textos e estruturas de informação tão diversos quanto as séries, tabelas cadastrais e referências bibliográficas.
  Incluído em: 17/01/2013
  Uma das maiores dificuldades enfrentadas na obtenção de informações relevantes é quanto à filtragem de informações. Nesse sentido é bom destacar que o profissional da informação pode ser considerado como o primeiro filtro do sistema. O uso de instrumentos de linguagem documentária se faz necessário e contribui de forma substancial para o sucesso do serviço oferecido. Esse trabalho defende a necessidade de um profissional da informação, na contribuição ao gerenciamento de sistemas de recuperação da informação, e tem como foco, o uso de tesauros em bases de dados, analisando-os sobre dois aspectos: como uma ferramenta de trabalho do indexador e como um poderoso recurso facilitador para a busca de informações.
  Incluído em: 17/01/2013
  Apresentamos uma colecção de documentos extraídos de um conjunto de domínios da Web e uma proposta inicial de uma tarefa de avaliação de máquinas de busca sobre essa colecção. A proposta baseia-se na abordagem experimentada na Webtrack da TREC. Assenta na definição de uma tarefa inicial de pesquisa de home pages de instituições e páginas pessoais contidas na colecção. A colecção que nos propomos fornecer, designada por TumbaGOVPT , inclui cerca de 1 milhão de documentos e corresponde aos conteúdos recolhidos de uma lista de domínios referenciados como pertencentes a instituições da administração pública central portuguesa.
  Incluído em: 23/11/2009
  No quadro de um projeto epistemológico, apresenta-se um breve estudo crítico de cinco princípois científicos que direcionam e caracterizam, atualmente, os novos paradigmas informacionais presentes na Ciência e Tecnologia da informação digital. Nessa disciplina, seja para contrução de conhecimentos científicos, para a produção de conhecimentos científicos´para a comunicação dessas informações ou para uso ou para uso na Ciência e Tecnologia da informação digital, novas estruturas intelectuais são mobilizadas; os princípios científicos existem e caracterizam paradigmas científicos e tecnologicos. Adotados por alguns cientistas da informação, objetados ou desvirtuados por outros, essas estruturas intelectuais encontram-se mais ou menos estabilizadas. Por outro lado, fortes determinantes sociologicos, economicos e políticos contribuem para confundi-las; e a explosão tecnológica mesmo aceita, agrega forte instabilidade.
  Incluído em: 22/08/2008
11 a 20 de 31 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.