Categoria: Organização de informações na web
 
23 Site(s) nesta categoria           11 a 20 de 23

  Este artigo visa a apresentar e articular conceitos importantes para a compreensão, sob a ótica da ciência da informação, das especificidades e potencialidades do documento eletrônico no ambiente hipertextual da web. Para isso, são resgatados termos como “documento”, “cadeia documental” e “unidade de informação”, que são aproximados a conceitos característicos do ambiente digital como “hipertextualidade” e “arquitetura da informação”. Este trabalho é parte dos estudos realizados na dissertação “Estratégias de produção e organização de informações na web: uma análise de sites turísticos”, apresentada em abril de 2005 ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que teve como objetivo final (não contemplado neste artigo) a proposição de uma metodologia de análise de sites que privilegie a identificação e compreensão de seus processos de produção e organização de informações.
  Incluído em: 04/07/2011
  Analisa as relações entre a informação, o meio digital e o movimento de homologização de valores. O dilúvio informacional a que somos sujeitados atualmente provoca estratégias de controle e de ordenação na nossa sociedade. Observamos a equiparação da informação à dinâmica da economia através da homologização dos elementos informacionais. A conversão informacional iguala e transforma produtos de diferentes naturezas para melhor controlar as transações e as relações surgidas no meio digital. Por meio deste estudo, concluímos que este movimento faz parte da própria resposta ao dilúvio informacional que demanda ordenações estruturais e interpretativas.
  Incluído em: 18/08/2008
  Este artigo analisa os fatores que contribuíram para a evolução da Internet e seu volume de informações. Posteriormente, são avaliadas as tecnologias que visam apoiar a organização de informações na Internet. Por fim, são apresentadas algumas tecnologias que atuam como agentes inteligentes visando tornar a Internet um ambiente inteligente, com capacidade de aprender e entender as necessidades dos usuários em um contexto adequado.
  Incluído em: 18/08/2008
  Las extensiones para navegadores web (Add-ons) están ampliando las funcionalidades de éstos. Entre ellas cabe destacar la reciente aparición de LibX, herramienta que permite la interacción entre el OPAC de una biblioteca y la Web. Se estudian las limitaciones de esta herramienta en cuanto a detección automática de datos y automatización de tareas para proponer un sistema (NextLib) que, mediante la combinación de diferentes aplicaciones, permita superarlas. Este sistema estaría formado por LibX, una base de datos semántica, un software de detección automática de datos (Data Detector) y un programa que aprende por ejemplos (learning by example, LBE). La integración de estas herramientas permitiría una mayor interacción entre el usuario y una sede web, y entre ésta y un OPAC
  Incluído em: 11/10/2008
  Este artigo foi baseado nos conceitos das teorias e das práticas desenvolvidas em instituições culturais coletoras e processadoras do conhecimento. As instituições, ao concentrarem os ideais formais da administração pública, justificam os poderes vigentes e foram necessárias para que elas, principalmente as instituições culturais, fossem vinculadas ao poder político. Ainda foram justificadas pelas próprias, ou originárias da ideologia do nacionalismo. Tais pontuações, aqui referendadas são relativas à produção do conhecimento instituído em museus, arquivos, bibliotecas e, mais na atualidade, nos centros de documentação, permanecendo no século XXI. Para buscar superar a distância entre documentos e o seu uso nas instituições públicas, ou até mesmo para realizar o manejo documental desses acervos. Propõe-se, nesta pesquisa, a criação da metáfora “corredor do café” – um recurso linguístico que poderá auxiliar na delimitação de espaços geográficos físicos ou virtuais e exercer a função de mediador entre o público dos produtos organizados, a partir dos procedimentos usuais nas teorias e práticas da Ciência da Informação do período que atravessa o século XX até o XXI.
  Incluído em: 25/11/2012
  Discussão, avaliação e apresentação de parâmetros para a organização da informação científica e tecnológica brasileira, enfocando os problemas do acesso à informação em sistemas abertos, especificamente a Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolveu-se um estudo exploratório para identificar se a natureza aberta do sistema compromete a consistência dos dados na recuperação da informação, concluindo-se que há comprometimento. A partir da sistematização dos resultados, apresentam-se sugestões para aprimorar o sistema.
  Incluído em: 19/08/2009
  Pesquisa que objetivou identificar a participação do bibliotecário no processo de busca de informação dos estudantes de ensino médio de escolas particulares dos municípios de Itajaí e Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Leva em consideração o contexto de desenvolvimento da sociedade da informação, que faz intenso uso das tecnologias da informação e da comunicação. Entende que o desafio crítico para as escolas é possibilitar o aprendizado a partir de uma variedade de fontes de informação, pois a tecnologia, particularmente a Internet, modifica o ambiente de aprendizagem na escola. Os objetivos específicos deste trabalho foram: levantar como se processa a busca de informação na Internet pelos estudantes do Ensino Médio de escolas particulares de Itajaí e Florianópolis; analisar como os bibliotecários auxiliam a busca de informação pelos estudantes e analisar como os bibliotecários avaliam a busca de informação dos estudantes na Internet. Participaram da pesquisa 608 estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino médio e 8 bibliotecários de 4 escolas particulares de Itajaí e 4 de Florianópolis. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários e um roteiro estruturado, cujas questões foram agrupadas em categorias: como o bibliotecário auxilia; o uso da Internet; o uso da biblioteca e comportamento de busca de informação dos estudantes. A abordagem da pesquisa foi quanti-qualitativa e a técnica de análise empregada foi a análise de conteúdo de Bardin (2004). Emprega os pressupostos teóricos do Information Search Process de Carol Kuhlthau para investigar como os estudantes buscam a informação. As análises dos dados permitiram inferir que: a busca de informação na Internet não tem se processado nas bibliotecas escolares averiguadas; os estudantes associam o bibliotecário àquele que localiza livros; a percepção dos bibliotecários sobre o processo de busca de informação relaciona-se ao ato de localizar e identificar fontes de informação; o bibliotecário tem uma inexpressiva participação no auxílio à busca de fontes de informação na Internet ainda que avalie que possui conhecimentos para auxiliar os estudantes; os estudantes pouco utilizam a biblioteca para a realização de trabalhos escolares e os motivos apontados relacionam-se à: ambiência da biblioteca e principalmente em razão de possuírem tudo o que precisam em casa. Quase a totalidade dos estudantes usa os buscadores na Internet e 56% dos estudantes recorrem a sites que já conhecem. Os estudantes são otimistas em relação à informação que recuperam na Internet: no início da busca de informação na Internet, os estudantes sentem-se otimistas e confiantes; quando estão selecionando informações, otimismo e incerteza prevalecem; ao avaliar se é necessário buscar mais informações, os estudantes mostram-se satisfeitos, otimistas e com maior clareza sobre as informações que recuperaram. O momento de avaliar se a informação recuperada lhes serve é o momento que causa maior dúvida e incerteza. Infere-se que os bibliotecários avaliam que a busca de informação realizada pelos estudantes é um processo que estes desenvolvem de forma autônoma e facilmente; os profissionais avaliam que a Internet ajuda mais os estudantes a manterem-se informados do que para a realização de tarefas escolares ou para melhorar o desempenho escolar.
  Incluído em: 19/04/2011
  Os sistemas mais tradicionais de representação do conhecimento são baseados em hierarquias, considerando-se seus diversos níveis de rigidez. Os tesauros e, mais recentemente, as ontologias têm trazido mais flexibilidade para a construção de linguagens documentárias. Neste cenário, o artigo convida a algumas reflexões sobre a adequação da lógica da árvore como o modelo de representação do conhecimento e discute a adoção de um novo olhar a partir da proposta do rizoma deleuzeano e suas possíveis implicações para a organização do conhecimento na ciência da informação. Discute as implicações da lógica do decalque nos processos usuais de representação da informação. Considera que a construção de linguagens documentárias modernas não ocorre isoladamente, mas dentro de redes de informação, o que significa que a lógica da árvore não é exatamente o modelo ideal de representação do conhecimento. Discute a possibilidade de adotar o modelo deleuzeana em tais processos.
  Incluído em: 21/05/2011
  A Terminologia vista como uma área de estudo possui ferramental teórico e metodológico que pode auxiliar as práticas informacionais, no que concerne principalmente as atividades de organização,representação e recuperação da informação. Ressaltam-se as várias escolas de terminologia e os seus princípios subjacentes discutindo as abordagens metodológicas, com ênfase na abordagem onomasiológica onde o conceito é o ponto de partida; apresenta-se também a abordagem semasiológica que parte das palavras e de seus diversos significados. Nesta linha argumentativa considera-se que ambas as abordagens são de fundamental importância e podem mesmo ser consideradas complementares para o controle terminológico e a elaboração de instrumentos sistemáticos de tratamento e recuperação, ressaltando-se os propósitos e objetivos do serviço ou atividade a realizar.
  Incluído em: 17/04/2011
  Estudo da evolução da inserção das Instituições Arquivísticas Públicas Brasileiras na internet e dos processos de transferência da informação arquivística nessa rede. A primeira etapa da pesquisa, em 2004, teve como marco empírico o universo existente dos sites de Instituições Arquivísticas Públicas Brasileiras. Na segunda fase, em 2009, foi atualizado o universo para análise e investigados os sites, tendo como parâmetros os mesmos critérios da etapa anterior: serviços que disponibilizam, nível de relacionamento com o usuário, que tipo de consulta pode ser feita ao acervo e elementos relativos aos conteúdos, desenho e estrutura dos sites. A importância deste estudo comparativo está em verificar as mudanças que ocorreram neste intervalo, se houve crescimento, avanços e quais foram. O site de uma instituição arquivística oferece serviços já existentes no local, total ou parcialmente, além de sugerir novas possibilidades às instituições arquivísticas. Este espaço informacional exige ações voltadas para atender às demandas produzidas pelos usuários da rede. A inserção dos acervos arquivísticos na Internet implica em novos desafios na gestão desta informação.
  Incluído em: 30/05/2012
11 a 20 de 23 Mais >>

JOHUHA é um diretório sobre temas relacionados com Ciência da Informação e Biblioteconomia.

Criado pelo Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera. e-mail: godoy@cin.ufsc.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil.

Localização dos visitantes do JOHUHA
Voltar Diretorio sobre Ciência da Informação e Biblioteconomia http://www.johuha.ufsc.br/ Copyright & 2006 Pof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera, Todos os Direitos Reservados.